SOCIAL
To Top

Praça do Ciclista ganha projeto de revitalização com projeto do Estúdio Guto Requena

Projeto do Estúdio Guto Requena prevê mobiliário urbano, assistência ao ciclista e até um jardim musical. Apresentação ao público será marcada com pedalada na praça em nome da segurança de quem usa a bike nos centros urbanos

Reduto dos apaixonados por duas rodas em São Paulo, a Praça do Ciclista terá seu projeto de modernização revelado no próximo dia 25 de janeiro, data do aniversário da capital paulista. Nesse dia, as empresas Sense Bike, Eureka Coworking e o estúdio Guto Requena apresentarão ao público um novo desenho para o local. Com projeto do Estúdio Guto Requena em colaboração com Plural Lab e paisagismo de Daniela Ruiz, a parceria assinada com a Prefeitura de São Paulo, via Subprefeitura da Sé, contemplará toda a revitalização da praça, além da sua manutenção pelos próximos três anos, ao custo total de R$ 370 mil.

“Criado de forma colaborativa, o novo projeto, visa potencializar o uso atual do espaço e nasceu após uma consulta pública que mapeou às principais necessidades apontadas pelos usuários e ciclo ativistas que frequentam o local”, explica Daniel Moral, da Eureka Coworking, idealizador da proposta.

O resultado será um projeto mobiliário urbano que nasce com a ideia de “hackear” a praça existente – ou seja, produzir peças que serão acopladas nos elementos já pertencentes ao local, evitando uma obra civil muito grande – além de criar uma arte pública interativa. Mudanças serão visíveis em toda estrutura atual. A mureta do canteiro central, onde as pessoas já se sentavam, receberá um banco circular. Os guarda corpos, atualmente utilizados para apoiar as bicicletas, servirão como paraciclos. Bebedouro, internet wi-fi, tomadas, ferramentas e bomba para encher os pneus das bicicletas, além de uma nova iluminação, também farão parte do projeto.

“A horta, característica fundamental da praça hoje, será revitalizada e tratada como o coração do projeto. O espaço verde, que hoje se encontra no canteiro central, será expandido para as duas grandes aberturas que revelam o túnel, onde serão acopladas floreiras nos guarda corpos existentes”, detalha o arquiteto Guto Requena, que assina o projeto em colaboração com Plural LAB e conta com o paisagismo de Daniela Ruiz. A nova horta terá o cultivo das PANC’s (plantas alimentícias não convencionais). Já as floreiras serão compostas por plantas que atraem agentes polinizadores tão raros no ambiente urbano como abelhas, pássaros e borboletas.

Todo mobiliário urbano que irá hackear a praça, será confeccionado em metal, com pintura branca. As três grandes estruturas resultantes desse projeto (a horta central e as duas aberturas para o túnel) se tornarão três grandes luminárias urbanas à noite. Bicicletas que geram energia serão instaladas, convidando os usuários a pedalarem e contribuírem com a iluminação do local.

Homenagem às vítimas de atropelamentos – Uma obra de arte urbana interativa de realidade aumentada fará parte do projeto. Criada pelo arquiteto Guto Requena, o “jardim musical dos ciclistas”, servirá como um memorial de homenagem aos que morreram no trânsito em São Paulo. Para acessá-lo, o visitante precisará apenas direcionar sua câmera de celular para as floreiras e visualizar as borboletas virtuais que voam e carregam o nome das vítimas. Ao clicar nelas será possível ouvir a música favorita daquele ciclista, uma forma de homenageá-lo. Assim como acontece com as Ghost Bikes espalhadas por toda cidade, a obra “jardim musical dos ciclistas” pretende dar luz a enorme quantidade de ciclistas que morrem no trânsito e pressionar o poder público para que se tomem mais medidas de segurança, evitando mais tragédias.

“A nova praça surge como um espaço para todos aqueles que têm na bicicleta um meio de interação com a cidade de São Paulo, e que agora, têm naquele local um marco zero para novas partidas e chegadas ” analisa Henrique Ribeiro, CEO da Sense Bike.

24 horas – A largada oficial para a nova Praça do Ciclista será feita no melhor estilo: sobre duas rodas. Na sexta-feira, 25/01, o ultramaratonista Marcelo Florentino Soares, o Mixirica, primeiro brasileiro a completar a prova ciclística de etapas mais longa do mundo, representará todos os ciclistas de diferentes gerações e estilo pedalando por 8 horas seguidas na praça. A ideia é chamar atenção para a segurança dos ciclistas que pedalam nas grandes cidades, no último ano cresceu 12% o número de acidentes fatais com ciclistas no Estado de São Paulo.

A previsão de inicio das obras é em março, com três meses de duração. As empresas assinaram um termo de cooperação com a Prefeitura com validade de três anos. A revitalização da praça tem patrocínio da Sense Bike, Eureka Coworking e apoio da Shimano. Conta ainda com a consultoria do Portal Vá de Bike, Vanessa Tordino, Ivson Miranda, Cicloponto, Cheguei de Bike, Vereador Police Neto, Instituto, Ciclo BR, Horta do Ciclista e IMS.

Revitalização da Praça do Ciclista – Exposição do Projeto

Programação

8h – Início da pedalada do Mixirica

11h – Celebração do início do Projeto

11h às 13h – Esclarecimento de dúvidas sobre o projeto

Site para consulta: http://pracadociclista.com.br/

Guto Requena

Nascido em Sorocaba, interior de São Paulo, Guto Requena graduou-se em Arquitetura e Urbanismo em 2003 pela USP. Durante nove anos foi pesquisador do NOMADS USP – Centro de Estudos de Habitares Interativos da Universidade de São Paulo. Em 2007 obteve o seu mestrado na mesma Universidade.

Guto recebeu prêmios e tem ministrado palestras em diferentes cidades pelo mundo, como Nova York, Milão, Beirute, Paris, Istambul, Moscou e Dubai. Em 2012 Guto foi selecionado pela Google para projetar seu escritório brasileiro. Em 2013 foi a vez do Walmart o convidar para desenhar sua sede, vencendo o prêmio internacional “Building of the Year” pelo Archdaily na categoria “Arquitetura de Interiores”.

Guto foi colunista do jornal A Folha de São Paulo, onde escrevia sobre design, arquitetura e urbanismo, além de colaborar escrevendo para diversas revistas. Em 2011 Guto criou, escreveu e roteirizou o programa de TV “Nos Trinques” para o GNT e desenvolve séries de design para TV, internet e cinema.

Sobre Eureka

O Eureka Coworking nasceu em 2014 com o propósito de oferecer espaços de trabalho compartilhado, de inovação e empreendedorismo na cidade. Com mais de 3.000m2, atualmente com duas unidades, incentiva a mobilidade ativa por meio de benefícios aos clientes que chegam de bicicleta. Em 2018 recebeu o prêmio “SP DE BIKE AO TRABALHO” na categoria pequenas empresas ao lado do Banco Itaú, reconhecimento pelo incentivo ao modal no dia a dia. O coworking oferece desde espaços compartilhados para uma pessoa até andares inteiros para 150 funcionários.

Sense Bike: Parte da Lagoa Participações – grupo mineiro que desde 1981 investe no universo de duas rodas – a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Com o objetivo inicial de atender às demandas voltadas para a mobilidade urbana, tornou-se referência no mercado no desenvolvimento de bicicletas elétricas. Em 2012, foram lançados os três primeiros modelos de bicicletas elétricas, com tecnologia de pedal assistido.

Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal).

Nos últimos dois anos, a Sense Bike foi escolhida consecutivamente como a Melhor Marca Nacional de Bicicletas, recebendo da Revista Bike Action o prêmio Guidão de Ouro. A marca também é patrocinadora de uma das equipes mais importantes do MTB nacional – a Sense Factory Racing, que já conquistou grandes títulos em competições nacionais e internacionais.

http://sensebike.com.br/

 

 

 

Por Clara Navarro

Imagem: Estúdio Guto Requena

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.