SOCIAL
To Top

Portobello na Expo Revestir 2018

Empresa lança coleção In & Out/Movimento e apresenta Officina Portobello, a arte da porcelanateria

A Portobello, líder em revestimentos na América Latina, apresenta, na Revestir 2018, sua nova coleção: In & Out/Movimento, ela traduz o equilíbrio e harmonia que o ritmo orquestrado da natureza e o movimento humano constante provocam, revelando uma atitude de inovação aberta, com a alma da marca. Assim a essência da contemporaneidade da empresa é expressa em superfícies e soluções que surpreendem e mostram o jeito Portobello de transformar ambientes e emocionar pessoas.

A coleção In and Out/Movimento apresenta suas novidades partindo de três princípios: inovação aberta, com as parcerias e produtos assinados por nomes como Ruy Ohtake, Jader Almeida e Hideko Honma; volumes, com a Officina Portobello, seus móveis e soluções personalizadas, fazendo do porcelanato protagonista da decoração; e as grandes superfícies, com revestimentos cerâmicos de grandes proporções, chegando até a 120x240cm, comprovando a vocação da Portobello para inovação.

Dessa forma, a coleção In and Out/Movimento traz novidades em: mármore, madeira, metal, pedra, concreto, acessórios e na grande tendência, o terrazzo veneziano.

MÁRMORE

Bianco di Elba: branco com veios em tons de cinza, tem origem grega e caracteriza-se pela forma irregular e orgânica do desenho. Áreas de puro branco harmonizam-se com a sobreposição de tons cinza azulados formando superfícies nada minimalistas. Em lastras maiores cria uma atmosfera sofisticada. Destaca-se também pela nova tecnologia, color body, ou seja, a massa tem a mesma cor da superfície, aumentando ainda mais sua vida útil.

Nude e Nocce Savanna: cores intensas em tons solares da savana africana expressam a personalidade desse

mármore com origem na Namíbia, região ao sul da África, rica em minerais raros. Material forte que transporta a intensidade do continente africano para projetos sofisticados em todo o mundo. Disponíveis em grandes formatos e com superfície polida, transformam-se em coringas de elegância e sofisticação.

MADEIRA

Sequoia: típica da costa oeste dos Estados Unidos, é uma árvore milenar e possui exemplares atingindo mais de 100 metros de altura com sua madeira cobiçada para uso em arquitetura e mobiliário. Foi reproduzida em porcelanato interpretando a rica variação de tons castanhos e acinzentados e com superfície levemente rústica. Versátil, é uma madeira rara interpretada de forma contemporânea para projetos residenciais ou comerciais, em áreas externas e internas. O formato 30×180 expressa intensamente a textura da madeira e é ideal para revestir escadas.

Californian Wood: pranchas de Pinheiro e Carvalho Americano recuperadas de antigas construções do meio

oeste dos Estados Unidos foram o ponto de partida para esse produto. Cada tábua apresentava partes descoloridas e outras com resquícios de pintura, como uma pátina natural. A partir dessas peças, foram aplicadas técnicas artesanais de clareamento da madeira que revelaram um tom iluminado. O resultado é uma madeira de origem rústica e acabamento contemporâneo.

METAL

Steel: protagonista de belos e expressivos marcos arquitetônicos desde a construção da Torre Eiffel, no final da década de 1880, o aço ganha destaque nesta coleção. Sua interpretação em porcelanato aparece em dois tons industrializados e um oxidado. O novíssimo grande formato 80x160cm é indicado para pisos, paredes e fachadas.

PEDRA

Pierre Belle: conhecida por seus vinhedos, a região de Bourgogne é também berço geológico dos limestones suaves formados pelo ritmo dos sedimentos depositados por milhões de anos aos pés dos alpes. Pierre Belle é a reprodução de um limestone da pequena vila de St Martin Belle Roche, ao sul de Dijon, e sua principal característica é a predominância dos veios mais direcionados, quase gráficos. Com superfície natural ou polida e formato retangular 60x120cm ou quadrado, como o 120x120cm, transita entre projetos mais clássicos ou mais contemporâneos.

CONCRETO

Pavillion: inspirada o Pavillion de l’Esprit Nouveau, construção temporária de Le Corbousier, em Paris em 1925, a linha traz as cores da Policromia Arquitetônica, desenvolvida pelo arquiteto que combinam entre si, junto a duas superfícies que reproduzem o concreto aparente usado por ele em suas obras.

Dansk: um dos resultados do primeiro Coletivo Criativo da Portobello, união de profissionais com a equipe de criação da Portobello, que mergulhou na cultura dinamarquesa para compreender o minimalismo todo particular dos nórdicos. Assim, parquets metálicos com acabamento escovado e cores suaves representam o cuidado com os detalhes nos ambientes que, buscam a simplicidade, sem abrir mão da forma e da beleza. Filetes e acabamentos metálicos expressam a atenção à funcionalidade do design. Um mosaico de mármore e metal pontuam que a sofisticação também pode estar presente e celebrar a alegria de viver, junto à reprodução de uma superfície cimentícia minimalista e quase monocromática em tons aconchegantes traduz a busca pelo essencial e o aconchego nos espaços de convivência.

ACESSÓRIOS

3D Lab: reúne três diferentes formatos e superfícies para as paredes. Spot é uma proposta geométrica com dois relevos diferentes para composições únicas; Memphis, inspirado no grupo arquitetônico italiano de mesmo nome, traz o espírito inovador do movimento, em peças de 10x20cm; Madam vem com um formato longilíneo, elegante com relevos gráficos e sinuosos, em uma composição irreverente. Suas possibilidades de personalização são ampliadas sem combinado com a azulejaria da linha Liverpool.

Toki+: a ceramista Hideko Honma traz na alma a síntese do essencial na ligação entre o homem e a natureza. Sua motivação é transformar a natureza através de suas mãos para beneficiar as pessoas com seus artefatos. A técnica particular de agregar cinzas de palha de arroz, de samambaia do mato e jaqueira aos seus esmaltes e, faz com que alcance cores surpreendentes e personaliza ainda mais sua arte. Em parceria com a equipe da Portobello, a ceramista desenvolveu a linha que visa concretizar a filosofia oriental, agregando o espírito e a simplicidade dessa cultura aos ambientes. Quatro tonalidades inspiradas em cores da natureza reproduzem a textura artesanal da cerâmica artística de Hideko, que podem aparecer junto da reprodução de concreto, madeira ou metal que completam a linha.

TERRAZZO VENEZIANO

Grande tendência da arquitetura e decoração, é resultado de uma composição de fragmentos de mármore com uma liga de cimento e cal, tornou-se nobre em Veneza, nos anos 800. Sua origem é grega, onde era feito com argila e fragmentos de pedras ou construções, já se mostrando uma técnica sustentável. Agora, aparece protagonista na arquitetura, cheia de sofisticação.

Peggy: apresenta um olhar entre o design e a arte. Os agregados tornaram-se seixos em tons urbanos, distribuídos de forma não homogênea e sobre formas e cores que poderiam ser telas abstratas.

Twist: revisita a trajetória do Terrazzo Veneziano e propõe diferentes interpretações em superfícies mate e com brilho, algumas mais neutras outras mais ousadas e todas com o charme cool da versão contemporânea

dessa técnica.

Venissa: uma desconstrução intencional da reprodução literal do Terrazzo Veneziano. Uma lastra de concreto onde pequenos seixos de basalto distribuídos espontaneamente fazem surgir um material contemporâneo e intenso.

Pietra Lombarda: inspirada em uma rocha sedimentar originária de Milão, é elegante e personalidade própria. Aparece em três tons naturais no novo grande formato 120X120cm, representando o movimento da natureza, de maneira sóbria e arrojada, com espírito contemporâneo.

OFFICINA PORTOBELLO

O jeito único da Portobello de emocionar pessoas traz, além dos lançamentos em porcelanato, uma grande novidade: a Officina Portobello, nova marca da empresa encontrada com exclusividade na rede Portobello Shop, que transforma os porcelanatos planos em móveis e objetos, levando-os a uma nova dimensão, valorizando a maestria artesanal em conjunto com a tecnologia de ponta visando a personalização.

Apresentada ao mercado catarinense em 2017, a Officina Portobello ganha alcance nacional durante a Expo Revestir. Ruy Ohtake, o primeiro convidado a criar produtos para a marca, levou suas tradicionais curvas ao porcelanato, dando origem a mesas e estantes. Agora, Jader Almeida apresenta soluções inovadoras. São bancadas, cubas, módulos e peças de apoio, que oferecem recursos para toda a casa, especialmente os banheiros. Entre as criações do arquiteto estão as linhas Ícaro e Codice. A primeira apresenta uma inovação técnica, de maneira que suas linhas contemporâneas foram pensadas para o escoamento da água; a segunda, modular, disponibiliza cubas, bandejas e nichos esculpidos em porcelanato, de forma inovadora, onde o que une cada módulo é a distância de um centímetro entre eles. Além disso, a Officina Portobello traz também churrasqueiras, lareiras e escadas.

Além disso, peças de acabamento, como para churrasqueiras, lareiras e escadas, além de itens de decoração, como floreiras, cabideiros e castiçais, estes criados pelo Coletivo Criativo Portobello, e os mosaicos da linha Forma levam o porcelanato para as áreas sociais dos projetos, incentivando ainda mais a criatividade de arquitetos e designers de interiores.

Coleção In and Out/Movimento

Inovação é o que nos move.

Para conhecer a coleção completa: www.portobello.com.br

SOBRE A PORTOBELLO – A Portobello, líder em revestimentos cerâmicos no Brasil, tem sua fábrica instalada em Tijucas (SC) e produz mais de 30 milhões de metros quadrados anualmente, distribuídos não apenas para o mercado interno, mas também para países dos cinco continentes. Com o design como essência, tem o compromisso de levar ao mercado soluções inovadoras, que transformem ambientes e emocionem pessoas. Seus pilares são compartilhados com suas marcas Pointer, Portobello Shop e Officina Portobello. A primeira, com fábrica instalada em Marechal Deodoro (AL), tem a missão de democratizar o design, com produtos de qualidade e preço acessível; a segunda é a maior rede de varejo do segmento e oferece uma experiência de compra diferenciada, na loja e nos ambientes digitais, para especificação e compra de produtos Portobello; e a terceira, nova aposta da companhia, é a arte da porcelanateria, combina a maestria artesanal com tecnologia de ponta, qualidade e estética, disponibilizando soluções completas aos clientes: desde projetos personalizados, como bancadas e mosaicos, até mobiliários e objetos de decoração.

Por Mylena Kosimenko

Imagem: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Lançamentos

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.