SOCIAL
To Top

Portinari participa da Coverings 2019

Empresa leva mais de 50 coleções para uma das maiores feiras do setor nos Estados Unidos

A Portinari – uma das maiores empresas de revestimentos cerâmicos do Brasilparticipa da Coverings – maior e mais importante feira de cerâmica e pedra natural nos Estados Unidos. Com 1.100 expositores representando mais de 40 países, acontece de 9 a 12 de abril no Orange County Convention Center em Orlando, Florida. Para sua participação no evento, a Portinari desenvolveu coleções exclusivas para o mercado da América do Norte: AspenBeaubridge, Canyon Rock, Castle Stone, Colorado, Mescla Hd, Motion, Neo, New Belgium, New District, Serene, Silver Sea, Statuario, Tessuti HD e Toscana. “São coleções inéditas, exclusivas para o mercado externo, as quais são comercializadas apenas fora do Brasil. Criadas com a mais alta tecnologia, essas coleções nos formatos 30×60, são tendência no exterior”, salientou o diretor do mercado externo, Márcio Colle.

Além das novas coleções, a empresa também apresentará mais de 40 coleções contemporâneas, icônicas e com design assinado em seu portfólio, inclusive lançadas em março na Expo Revestir: Joy MZ – assinada pela arquiteta Marília Zimmermann, Luthier, Timeworn, Dom, Allegro, Backstage, Bailarinas, Battuto, Bella Vita, Canova, Carmen, Cement Stone, Chaplin, Connect, Decora, Degrade, Detroit, Evidence, Giz, Linear Stone, Loft, Love, Lumina, Magic, Max, Memory, Momento, Munich, Onice, Opera, Oslo, Pietra di SAvoie, Sensorial, Sintra, Space, Távola, Tenor, Timbre, Unique, Veneto, Versos, Vivaldi e Woodstock.

A feira contará com uma ampla variedade de experiências interativas e novas ativações em comemoração ao seu 30º aniversário. “Participar da Coverings é uma grande oportunidade de apresentarmos o que o Brasil tem de melhor no segmento. Levaremos coleções entre lançamentos e coleções recentes em nosso portfólio que trazem em seu DNA inovações tecnológicas, de impressão, design e qualidade”, comenta Márcio Colle, diretor de Mercado Externo.

“A Coverings reúne os principais players do segmento: distribuidores, varejistas, fabricantes, empreiteiros, especialistas em arquitetura e design, construtores e incorporadores imobiliários, além de jornalistas. Sua programação gratuita possibilita o constante aprendizado para todos os envolvidos na indústria”, finaliza Colle.

Conheça as coleções que serão apresentadas na feira:

Dom – O dom está associado a habilidade instintiva e à criação. Embora seja possível desenvolver um talento com a prática. Quando se misturam algumas qualidades, vem à tona o que há de mais rico chegando próximo a perfeição. A textura do cotto e a cor do cimento é a combinação perfeita para a criação da coleção Dom. As peças misturam o movimento fino e irregular da argila queimada com a aparência do cimento, deixando as bordas mais claras. Com cinco cores que vão do white ao marrom, essa coleção tem o dom de montar um ambiente contemporâneo com tudo que há de mais atual. As peças decoradas com desenhos geométricos combinam com todas as cores da coleção. O Dom Decor tem relevos baixos e movimentos ópticos, conforme a aplicação.

Allegro – Elementos do cotidiano ganham destaque na coleção Allegro. Os desenhos são de pequenos detalhes que dão ritmo ao dia a dia, em diferentes perspectivas, como lápis, dardos, pipas, casas e pixels de computadores. Tudo isso em pequenos e baixos relevos, e com um brilho que dá destaque aos elementos. A coleção conta com quatro cores de revestimentos para que seja possível escolher a sua favorita para um espaço especial da casa.

Backstage – Considerado o coração dos espetáculos, é no backstage que a magia acontece. É onde o staff se prepara e não deixa escapar nenhum detalhe para produzir uma atração perfeita. Esta coleção desempenha esse papel e torna-se parte da preparação e composição de espaços espetaculares.

Bailarinas – Candido Portinari foi o artista plástico brasileiro que mais ilustrou a brasilidade. As suas obras retratam a pureza da sua infância e o comprometimento com o seu país. Para a coleção Bailarinas de Portinari, foi buscada a semelhança entre as obras de Candido para que as peças pudessem retratar o sentimento do artista. As duas obras das Bailarinas de Carajá pintadas por Portinari, além da brasilidade têm os triângulos, desenhos tribais e cores em comuns. A coleção com peças em triângulos equiláteros conta com seis cores, dois desenhos e uma textura que lembra as delicadas telas. A escolha pelo formato, usado por Portinari para ilustrar as bailarinas, reforça o potencial de auto expressão, criação e estimula a continuidade da obra do artista em pisos ou paredes. A primeira obra de Candido Portinari, de conhecimento público, foi uma estrela no teto da capela de Santo Antonio, na sua cidade Natal, Brodowski, quando ainda tinha nove anos. Os dois desenhos da coleção Bailarinas de Portinari proporcionam a formação dessas estrelas. O sol também foi uma das grandes valorizações do artista em suas obras. Com a junção de seis triângulos amarelos é possível compor a estrela maior pintada por Portinari. As seis cores da coleção têm leves variações, já que as pinceladas de tinta não possuem as mesmas colorações quando aplicadas nas telas.

Battuto – A mistura de pedras e cimento na mesma composição formam o tradicional Battuto. A coleção foi inspirada no Battuto Veneziano, um revestimento típico na Itália. Com visual de granulados de compostos minerais, a coleção ganhou dois tons de cinza para aplicação em áreas internas, externas, chão e paredes. A aposta nesta coleção é para quem deseja criar ambientes diferenciados com resgate moderno de uma tradição secular.

Bella Vita – Um caso de amor que nasceu no século XX nas estações de metrô de Nova York. Lá estavam eles, os azulejos retangulares, revestindo as paredes das estações. Os azulejos de metrô, como ficaram conhecidos, se popularizaram e foram para as estações da Europa em seguida. O brilho, a praticidade e o acabamento bisotado conquistaram a população que logo levou essa peça para uso dentro de casa. Essa coleção apresenta uma releitura desses azulejos, em doze cores modernas que podem ser aplicadas de diferentes maneiras. Para trazer vida e elegância aos ambientes.

Canova – O clássico mármore Calacata Machiavechia, ganhou reprodução no porcelanato. Antonio Canova, escultor italiano, utilizou as pedras naturais para modelar suas esculturas. As obras de Canova foram comparadas por seus contemporâneos com a melhor produção da antiguidade. A coleção Canova com veios dourados marcantes, além de bela, carrega consigo anos de história.

Carmen – A parceria com a A Lot Of Brasil, e o designer Pedro Franco, permitiu que o design arte de Alessandro Mendini possa ser expressado, pela primeira vez, em porcelanato.

Cement Stone – A fusão da pedra com o cimento dá origem a coleção Cement Stone. Com a aparência desgastada, as peças possuem cores e veios modernos. Para um ambiente contemporâneo, com aparência natural, a coleção Cement Stone é a escolha certa.

Chaplin – A fotografia e o cinema nasceram em preto e branco. Charles Chaplin reinou na era em que os filmes não tinham cores nem vozes. O que se destacava nessa época, eram as expressões. A coleção Chaplin partiu da técnica ebanizada da madeira preta, até chegar ao contraste com peças cinza e branca. São produtos com detalhes característicos, que trarão expressão para os espaços que forem aplicados.

Connect – No cenário atual, tudo e todos estão conectados em tempo integral. A tecnologia tem esse poder e instiga cada vez mais os estímulos e a interação. A proposta dessa coleção é incorporar a conexão das peças nos ambientes, despertando a criatividade para ousar, misturar e personalizar. Aqui nenhum espaço será igual ao outro. Cada projeto vai refletir uma personalidade e despertar a conexão com um ambiente totalmente original e contemporâneo.

Decora – Originalidade e charme definem os azulejos dessa coleção. Surgidos nas estações de metrôs americanas e europeias, essas peças vêm para dentro de casa para decorar as paredes de banheiros, salas e cozinhas, tornando esses ambientes mais práticos no dia a dia e graciosos. O brilho e os tons vibrantes dessa coleção, aliados aos tradicionais preto e branco, podem ser explorados das mais diversas maneiras, misturados, em degradê, como destaque, com rejunte contrastante, aplicados na vertical, horizontal, em escama de peixe, enfim basta soltar a imaginação. Para espaços com uma decoração exclusiva e simpática.

Degrade – De origem francesa, a técnica do degradê apresenta um gradiente de cores, cada qual com sua intensidade, com uma transição sutil do tom mais forte ao mais fraco. Com cores vibrantes em degradê e, traços lineares com relevo suave e leves pontos de brilho, as peças dessa coleção causam efeitos interessantes nos espaços e são a alternativa certa para composições particulares e exclusivas.

Detroit – O visual do cimento presente nos centros urbanos desponta como um elemento chave na decoração. O aspecto mais rústico contrasta com uma elegância minimalista no design dessa coleção, que foi inspirada nas cenas urbanas de Detroit. Essa cidade foi berço da indústria automobilística e contou com a ajuda de Henry Ford para ter esse título. Agora volta a ascender com fábricas de diferentes segmentos. Esse grande polo industrial dá vida a essa coleção de porcelanato cimentício em três diferentes tons. Para ambientes atuais e dinâmicos.

Evidence – A Coleção Evidence apresenta superfícies em alto relevo com desenhos que encantam e convidam ao toque, evidenciando sensações de ritmo e movimento. O relevo Diamante, inspirado nas formas da pedra preciosa, ganha duas novas cores: Diamante Negro e Diamante Pérola.

Explore – Personalizar é uma forte tendência e trata do estilo, enquanto customizar é a arte de criar algo de acordo com as preferências pessoais. Essa coleção oferece essas possibilidades com peças em formatos de trapézio, que proporcionam desenhos únicos e efeitos exclusivos para explorar as inúmeras possibilidades de composições e criar espaços impactantes.

Giz – Elegante e delicada, a técnica de pintura Giz Pastel inspirou a criação dessa coleção. É uma técnica simples em que a cor é transferida ao papel pelo bastão do giz, podendo ser seco ou misturado com óleo. Nesta coleção, os três tons pastel traduzem esse encanto e são perfeitos para ambientes tranquilos e com uma discreta dose de cor.

Joy MZ – Inspirado em um clássico do mundo da moda, também conhecido como xadrez de losangos ou diamantes escoceses, lançamos a coleção Joy MZ, assinada pela arquiteta Marília Zimmermann. As peças compõem desenhos instantaneamente reconhecíveis graças ao seu distinto motivo de diamante. A estampa teria aparecido em kilts e mantas usadas pelos escoceses desde o século XVII. Com a forma geométrica de losango, formado por dois triângulos equiláteros, esta coleção alegre tem a textura granulada do papel usado para pintura em aquarela, que enfatiza a intensidade e transparência das cores, com o protagonismo da água. Uma verdadeira pintura em aquarela, na superfície do porcelanato.

Linear Stone – Essa coleção apresenta um mármore arrojado com cores claras e veios lineares que conferem sensação de movimento. Graças às inovações tecnológicas, é possível reproduzir o visual requintado do mármore em peças de porcelanato tornando os ambientes verdadeiras obras de arte.

Loft – A personalização do estilo de vida urbano e os espaços dos Lofts serviram de inspiração para a criação da coleção Loft. A coleção é baseada pelos tons sóbrios de cinza e lembra cimento queimado.

Love – Delicadeza no formato e nas cores. A coleção Love é realmente para chamar de amor. Com a predominância de peças rosas, a coleção inspira feminilidade. Os pequenos relevos dos produtos em formato hexagonal, provocam diferentes movimentos com a luz, enfatizando a técnica usada com efeitos brilhantes. Um estímulo ao toque e ao romantismo.

Lumina – Símbolo de classe e sofisticação, o visual dos mármores clássicos tem espaço garantido na arquitetura e decoração. Marcada por peças elegantes e expressivas, essa coleção ganha mais cores de mármores clássicos, de diferentes origens que é possível notar a profundidade no design. Para ir mais além, as cores vão do clássico em tons claros aos imponentes tons escuros, formando uma composição de opulência e requinte. As versões polidas ganham mais brilho, profundidade, nitidez e resistência com o uso da tecnologia Techcristal.

Luthier – O carvalho está representado em porcelanato na coleção Luthier, com relevos que dão o efeito da madeira entalhada. As peças Luthier Line, no formato 30×120, contam com relevos de linhas e um degradê nos tons da madeira. Já o produto Luthier Decor, no formato 60×60, usa a técnica muxarabis, com trançados em ripas de um trabalho tecido a mão, assim como fazem os profissionais conhecidos como Luthier, que dão vida aos instrumentos musicais, com o uso da madeira.

Magic – A magia é o que encanta esta coleção. Com micro relevos fica impossível não tocar e sentir a delicadeza e magia de cada peça. A coleção conta com quatro tipos de relevos nas cores cinza, branco e bege.

Max – Os revestimentos em 3D estão cada vez mais presentes nos projetos quando se deseja que uma paginação seja o centro das atenções. Por isso, lançamos peças que evidenciam altura maximizada, incomum na cerâmica. A coleção Max, conta com produtos em dois relevos: Max Abstract e Max Focus. Max Abstract
A arte abstrata usa as relações formais entre cores, linhas e superfícies para compor a realidade da obra. Influenciada pelo futurismo, as peças do Max Abstract, vão do branco ao preto. São perfeitas para ambientes movidos pela criatividade e ousadia. Max Focus
Seja na física ou na fotografia, o foco é o centro, o ponto de convergência. Nesta coleção não é diferente. Usar o Max Focus em um ambiente, é a certeza de que o porcelanato será o foco das atenções. Com uma geometria simétrica, as peças são ideais para ambientes urbanos.

Memory – Inspirada nas madeiras usadas em casas, nas montanhas no norte da Itália, esta coleção traz diferentes madeiras que foram transformadas e envelhecidas pelo sol, chuva e o passar do tempo. A coleção de madeira rústica mistura os tons de cinza e bege, trazendo um efeito chevron na peça decorada. Uma coleção para explorar em ambientes que ficarão na memória.

Momento – A coleção Momento reproduz fielmente o cimento. Com uma paleta completa de cores, as peças são para ambientes que pedem neutralidade para viver momentos incríveis.

Munich – Com uma paleta de cores frias, a coleção Munich se destaca por ser uma linha completa de produtos. Com peças em acabamentos polido, natural e antiderrapante, a coleção pode ser explorada em todos os ambientes tendo a característica marcante de um cimento desgastado nas bordas. A peça decorada, inspirada em cubos tridimensionais, é o complemento para um projeto único e urbano.

Onice – Há pedras que exercem verdadeiro fascínio sobre as pessoas. Assim é a pedra ônix reproduzida nesta coleção. Na superfície, o visual de camadas da estrutura cristalina da pedra, com profundidade e efeitos causados pelos diferentes tons. Um verdadeiro tesouro descoberto, que, assim como toda pedra preciosa, guarda a lembrança de momentos especiais e irradia exuberância.

Opera – Sofisticada e completa, as Óperas são o casamento perfeito entre música e teatro. Surgiram na Itália, no Século XVII e se consagraram com o público nobre da época. Com um classicismo poético, alguns sucessos operísticos inspiraram essa coleção para comover e impressionar. Impossível não dar requinte aos ambientes com os mármores clássicos nas cores claras.

Oslo – Original da Noruega, a pedra quartizita foi perfeitamente reproduzida no porcelanato. A riqueza da textura e movimento das peças destaca os finos veios brancos. Um produto raro, para ambientes nobres, com a naturalidade da coleção Oslo.

Pietra Di Savoie – Savoie é uma terra histórica que pertence a França, mas tem seu território compartilhado com a Itália e a Suiça. A região é rica em belezas naturais, banhada pelo Lago de Genebra e com diversos Alpes em muitas das vistas. Esta coleção buscou inspiração nestes refúgios naturais intocáveis para reproduzir a pedra característica, dessa região. Com o tom cinza-azulado e um toque rudimentar, esse visual rústico oferece aos ambientes um infinito esplendor.

Rima – Uma agradável repetição de sons, palavras que combinam, se complementam e dão ritmo aos versos. Assim é uma rima, um importante elemento para composições harmônicas. As peças dessa coleção cumprem esse papel e oferecem um conjunto de tons que podem ser combinados entre si ou com diversos outros elementos, ousando com outras cores ou em tom sobre tom para combinações criativas e cheias de estilo.

Sensorial – O mundo é percebido diariamente por apelos sensoriais que inspiram contemplação e estimulam sensações. O sopro criativo desta criação induz ao visual e ao toque. A coleção ganhou novas cores e texturas que convidam a observar e a tocar. Nos remete ainda as impressões em 3D, produzindo uma superfície mais refinada para acentuar o seu efeito. Com desenhos gráficos tridimensionais e relevos imponentes. Essa composição é certeira para um ambiente rico em estímulos, com um visual encantador.

Sintra – A coleção Sintra é um resgate aos típicos azulejos de Portugal. Os ladrilhos foram muito usados nos grandes palácios, sendo sinônimo de nobreza. Por isso, a coleção tem o nome inspirado na pitoresca vila portuguesa que atraiu a nobreza e elite de Portugal, chamada Sintra. A coleção conta com peças em dois acabamentos marcantes. As peças com textura maiolicada são irregulares como se tivessem sido feitas manualmente. As de efeito matte, trazem um mix cimentício, com desenhos de arabescos que misturam o rústico e o moderno.

Space – Espaço é tudo que nos envolve, e esta é uma das principais características da coleção Space: envolver as pessoas. Esta coleção é uma inovação, destacando-se pelo alto relevo. Com uma cartela de cores diferenciada e ousada, a coleção conta com dois relevos: Space Move e Space Block. Space Move
O revelo Space Move foi criado para compor espaços com movimento. As peças podem formar diferentes desenhos curvilíneos, por conta das formas delicadas e as linhas curvas suaves. Uma coleção completa com cores que vão do branco com efeito açucarado, passando pelas cores pérola, rosa, azul, até as peças pretas com pontos de luzes.
Space Block
Inspirado em blocos de concreto, este formato conta com uma paleta de cores frias, com peça na cor branca, e outra com gráfica de concreto bruto. Os desenhos geométricos assimétricos, proporcionam que as peças sejam rotacionadas para a criação de painéis e fachadas espetaculares.

Tavola – Inspirado nas sofisticadas mesas de madeira, a Tavola traz uma coleção completa de produtos. As linhas desenhadas no Tavola Decor proporcionam que as peças sejam rotacionadas causando diferentes efeitos para a criação de ambientes impactantes. O porcelanato que interpreta de forma fiel a madeira, em formato de régua, desperta sensação de aconchego. Cores quentes, que reproduzem os tons, poucos nós, e movimentos dos veios da madeira, deixam a peça mais clean.

Tenor – A voz masculina mais aguda de um concerto nomeou essa coleção de pedras exóticas demostrando a força encontrada nas belezas naturais. De origem paquistanesa as pedras que inspiraram essa coleção apresentam um visual suave em tons neutros e com veios claros que conferem movimento e transformam os ambientes em refúgios acolhedores.

Timbre – O timbre é uma característica forte da fala e da música. A coleção Timbre traz a arte em seus desenhos exóticos. As peças reproduzem fielmente o mármore Silver Roots, com a predominância do cinza e os veios em tons de mel. A coleção, assim como o timbre de uma voz, permite o exercício da criatividade e inspiram sensibilidade para ambientes inusitados e surpreendentes.

Timeworn – A coleção Timeworn conta com peças brancas, cinzas e azuis que podem ser exploradas em piscinas, fachadas, ou até mesmo em cozinhas e banheiros. Os porcelanatos que lembram o cimento, trazem marcas de desgaste do tempo: por isso o nome Timeworn. Uma alternativa diferente para projetos modernos.

Unique – Os clássicos e atemporais preto e branco para todos os estilos de projetos. Um coleção com brilho intenso em cores plenas.

Veneto – Os porcelanatos cimentícios desta coleção são inspirados em conglomerados utilizados em pavimentos na região do Vêneto, na Itália. As pequenas pedras vistas na superfície dos produtos, são como se tivessem sido selecionadas criteriosamente. Assim, em uma mesma peça, é possível visualizar cores e diferentes dimensões de pedras, dando movimento às paginações.

Versos – Os jarros, pratos e peças clássicas, brilhantes e com os cantos desgastados feitos em cerâmica até hoje dão charme e encanto a muitas decorações. Um verdadeiro poema. Nessa proposta, a coleção Versos reflete um olhar artesanal. A peça passa a impressão de ter sido feita de forma manual, já que a técnica faz com que o esmalte escorra pelas bordas, causando a aparência de antiguidade com o uso de cores perfeitamente imperfeitas.

Vivaldi – Antonio Vivaldi foi um grande compositor e músico italiano. Compôs 770 obras, entre as quais 477 concertos e 46 óperas. O amante das músicas clássicas, ganhou o nome da coleção que reproduz o Carrara Oro, um mármore clássico com veios que são como as obras de Vivaldi: marcantes.

Woodstock – A inspiração para o design e para o grande formato desta coleção, vem das árvores milenares e gigantescas encontradas em florestas do mundo. Para fazer uma releitura moderna desses monumentos vegetais, aqui, o design apresenta um efeito carbonizado com tom escuro imponente e homogêneo. Para oferecer contrastes e composições, os tons de cinza e branco são integrados a coleção, conferindo nobreza aos espaços.

Sobre a Portinari

A Portinari faz parte da Cecrisa Revestimentos Cerâmicos S.A, uma das maiores empresas de revestimentos cerâmicos do Brasil. Fundada em 1970, a empresa possui cerca de 1.800 funcionários, distribuídos em suas três unidades industriais e em seus escritórios corporativos e de vendas.

A empresa, a única no setor que pontua com certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design, o principal selo da construção sustentável, mantém rigoroso sistema ambiental baseado nos pilares da norma ISO 14.001, com o qual recebeu as certificações Floor Score e Indoor Air Quality.

Anualmente, a Portinari lança tendência com coleções inovadoras, desenvolvidas com alta tecnologia e pesquisa, que garante ao consumidor produtos com alta qualidade e com diferencial em design.

Portinari

www.ceramicaportinari.com.br
Facebook:Cerâmica Portinari
YouTube: Cerâmica Portinari
Instagram:@ceramicaportinari
Pinterest:Cerâmica Portinari
Blog:Cerâmica Portinari

 

 

 

 

Por Carla Stellato

Imagem: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.