SOCIAL
To Top

Porta de serralheria: arquiteta Marina Carvalho ensina como o elemento deve ser considerado nos projetos residenciais

Versatilidade e muito estilo: o metal permite criar divisões sutis, propiciar soluções interessantes e deixar o décor dos ambientes ainda mais contemporâneos

Nesse apto, a serralheria é uma das atrações idealizadas pelo escritório da arquiteta Marina Carvalho. Para deixar a cozinha discreta, a porta de correr composta pelo material metálico e o vidro jateado resultou em uma discreta separação com a sala de estar. Pintada de verde, transmite a sensação de integração entre os ambientes |Fotos: Evelyn Müller

Quando se fala de portas nas residências, logo vem à mente uma marcenaria bem trabalhada para restringir ou liberar o acesso aos cômodos do imóvel. Porém, as portas de metal, também conhecidas como portas de serralheria, são, sem dúvidas, uma solução interessante e funcional para os ambientes mais compactos. Ao mesmo tempo, investir no material metálico também agrega modernidade aos projetos. “São inúmeras as situações em que a serralheria se configura como a resposta mais interessante para o que desejamos nos projetos”, afirma a arquiteta Marina Carvalho, à frente do escritório que leva seu nome.

Adepta do estilo de fechamento que pode estar presente em todos os ambientes, ela explica que as portas em serralheria apresentam uma espessura mais fina se comparado com a marcenaria ou outros materiais. “Quando a proposta é produzir uma porta quadriculada com vidro, o perfil de aço inox ou ferro consegue ser mais delicado, resultando em um detalhe valioso que nos traz grandes vantagens”, diz.

Tipos de sistemas de abertura

O box desse projeto possui porta camarão de serralheria com folhas que se abrem totalmente, uma solução ideal para espaços reduzidos. Por conta da umidade do ambiente, Marina Carvalho apostou no aço inox com pintura eletrostática, material resistente à água e ao vapor do chuveiro |Foto: Evelyn Müller

Com diversos tipos de sistemas de abertura, as portas de serralharia podem se encaixar em inúmeras situações dentro de casas ou apartamentos. Os modelos mais comuns são a de correr, de abrir, pivotante e camarão, sendo que cada se encaixa melhor em características específicas:

– Porta de correr: Esse tipo de abertura tem conquistado os projetos de residências brasileiras, que adotam o material para substituir a madeira. Além da espessura inferior, garante economia de espaço por se mover apenas na horizontal, compõe com estilo e vai muito bem na divisão de ambientes como cozinha e área de serviço e, na área social, entre o living e a varanda;

Para separar a cozinha da sala de jantar, a arquiteta recorreu ao sistema de porta de correr produzida em serralheria | Fotos: Evelyn Müller

————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: estudiobola marca presença no Campinas Decor

————————————————————————————————————————————————————————

– Pivotante: O sistema de abertura desse tipo de porta é ideal para locais maiores, pois normalmente o pivô fica deslocado de um dos cantos. Geralmente é adotada na entrada de residências por ser mais forte, resistente e segura;

– Camarão: É uma excelente alternativa para delimitar os espaços em um apartamento estúdio, por exemplo, oferecendo mais privacidade. A porta pode compor entradas, dormitórios, closets, banheiro, box, sacadas, cozinha e lavanderia;

– De abrir: Considerado o modelo mais tradicional, também oferece seus benefícios, como uma melhor vedação, que por sua vez contribui para a proteção termoacústica, além de se configurar como mais resistente a arrombamentos. A única desvantagem fica por conta do grande raio de abertura, que pode ocupar uma metragem preciosa em ambientes pequenos.

Portas de serralheria na decoração

Bem desenhadas, as portas de serralharia fazem a diferença no décor. Hoje em dia, as portas, seja em marcenaria ou metal, carregam uma expressiva importância estética na arquitetura e, com isso, além de atenderem as funções básicas necessárias, integram o conceito de design de interiores.

Para a arquiteta Marina Carvalho, a ideia é que a porta harmonize com as cores do ambiente, produzindo o sentido de unidade. Mas para quem prefere fugir desse padrão, as serralherias coloridas em tons suaves adicionam mais alegria e destaque. “Se a porta de serralheria tiver um bom desenho com vidro, textura ou cores diferentes, considero que ela tem muito a acrescentar como uma peça de decoração, preenchendo bem o espaço”, reforça Marina. Pensando nos estilos decorativos, a serralheria se encaixa com traços do industrial e do contemporâneo em que, além das portas, também registra o metal em outros pontos e formatos.

Separando a cozinha da área de serviço, a arquiteta considerou a execução de uma estrutura metálica anodizada preta com o vidro mini boreal. Quando a porta é fechada, a parte interna da lavanderia tem a visão preservada |Fotos: Evelyn Müller

Tipos de metal

Aço inox e ferro são os metais mais comuns nos projetos quando o assunto é porta de serralheria e cada um carrega as suas prerrogativas. Com uma grande variedade, as portas de ferro vão desde os modelos mais sofisticados até os mais simples, agregando um relevante custo-benefício aos projetos. E pensando na durabilidade, com os devidos cuidados para que o material não enferruje, o morador seguirá despreocupado.

Sobre o aço inox, por conta da resistência e da variedade, o elemento tem sido bastante requisitado nas obras. “Em nossos projetos, realizamos a decisão ao analisar o perfil da área. O ferro é excelente para cômodos secos e o aço inoxidável para ambientes em contato com a água, sempre acrescentando a pintura anodizada que, na minha opinião, é a mais resistente”, comenta Marina.

Ao invés de efetuar o fechamento tradicional para o box, a arquiteta trabalhou com portas de serralheria do tipo camarão. Elas reforçam a atmosfera despojada que foi aplicada em vários momentos deste projeto. |Fotos: Evelyn Müller

Cuidados

A atenção dedicada às portas de serralheria é a mesma observada para aquelas produzidas com outros materiais: evitar as batidas para não lascar a tinta, limpeza e, se possível, periodicamente, reforçar a pintura. “Nessa lista de cuidados, eu ainda acrescentaria a aplicação de óleo nas ferragens e nas roldanas da estrutura”, conclui a arquiteta.

Sobre a arquiteta Marina Carvalho

Graduada pela faculdade de Arquitetura e Urbanismo, com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Projetos na Fundação Getúlio Vargas, no início de sua carreira, Marina de trabalhou no Estúdio Penha, e, posteriormente, com Arthur Casas, onde ocupou por muitos anos um cargo de coordenadora em uma das maiores incorporadoras da América Latina. Esta etapa foi importante em sua carreira pois lhe deu a percepção de que sua verdadeira realização só viria quando pudesse levar às pessoas tudo em que eu acreditava.

A decisão de montar seu próprio escritório aconteceu após passar uma temporada morando em Londres, o que aumentou sua inquietude. Marina, que acumula cursos em seu currículo, entre eles, o técnico de Design de Interiores do Senac, entre outros (iluminação, fotografia, paisagismo, cenografia), optou pela liberdade de fazer aquilo em que acreditava por meio de um projeto autoral.

Atualmente a arquiteta trabalha no escritório que leva o seu nome, Marina Carvalho Arquitetura. Para ela, perceber nos olhos do cliente o sentimento de alegria e satisfação no dia da entrega é o que a faz acordar feliz todos os dias.

www.marinacarvalho.com

(11) 4324-4555

@marina.carvalho.arquiteta

 

 

Por Glaucia Ferreira

 

 

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.