SOCIAL
To Top

Por mais funcionalidade e integração entre os espaços, apartamento foi repaginado por completo pela Figa Arquitetura

Salas conectadas com a varanda, canto de leitura, piano e até brinquedoteca. Assim, os novos layout e decoração modernizaram, principalmente, a ala social, tornando o ponto de encontro perfeito da família e dos amigos

Circulação livre, ausência de barreiras visuais e hobbies da família valorizados estão entre as principais mudanças do projeto deste apê de 146 m²

Descontente com o apartamento de 146 m², o casal com dois filhos, um menino de cinco anos e uma menina de três anos, resolveu colocá-lo à venda. Decisão que mudou de rumo depois do encontro com as arquitetas da Figa Arquitetura, responsáveis por captar o potencial do imóvel e repaginar por completo varanda, alas social e íntima. “A distribuição e decoração do apartamento incomodava demais os moradores, que são meus vizinhos de prédio. Mas depois da transformação, eles ficaram superanimados e não pensam mais em sair de lá tão cedo”, revela a arquiteta Roberta Iervolino Giglio, da Figa Arquitetura.

Com circulação repensada, divisões eliminadas, nova marcenaria, customizada sob medida para o dia a dia família, madeira em vários locais, como painéis, piso e mobiliário, Roberta e sua equipe conquistaram lugares fluídos, práticos, integrados e, sobretudo, acolhedores, com o toque de modernidade que tanto os moradores sentiam falta. Coube a iluminação minuciosa valorizar texturas, objetos e obras de arte, demarcar áreas ajudar a compor o clima de aconchego.

Os caixilhos entre os ambientes saíram de cena para criar uma área social ampla e contínua, com sala de jantar ocupando a varandachurrasqueira, espaço para o piano, cantinho de leitura, sala de TV e living contíguos

A divisória entre sala e varanda era o item que mais deixava os moradores desanimados. Como eles gostam de reunir os amigos e a família, sonhavam com uma área social generosa e confortável para receber. “Integrar sala e varanda foi nosso ponto de partida. Tivemos de tirar os caixilhos entre esses ambientes e nivelar o contrapiso da varanda para criarmos um piso único. Completamos com a mesma madeira que já havia na sala, aumentando a sensação de continuidade e amplitude. O layout foi totalmente repensado, nada parecido com o projeto antigo”, aponta Roberta.

Ao fundo, o painel de carvalho esconde a porta da brinquedoteca também camufla a porta de acesso à cozinha. Na sala de TVum sofá (Clami) bem confortável, duas poltronas (Breton), um pufe, uma mesa de centro (Líder) e um lindo tapete em tom neutro e estampa discreta (Fanucchi)

Outra alteração estrutural compreende o quarto de apoio, que foi utilizado como uma brinquedoteca para os pequenos. “O principal destaque do projeto é o painel de carvalho americano com portas de correr, que escondem a brinquedoteca e a a cozinha”, explica Roberta Iervolino Giglio. A ideia de aproveitar o ambiente da área de serviço atendeu ao pedido dos moradores por uma área para as crianças brincarem sem precisar espalhar jogos, bonecas e carrinhos no espaço social. “Eles me pediram uma sala de TV confortável, um lugar para o piano, uma brinquedoteca e uma área com churrasqueira e sala de jantar. Mesmo com usos tão distintos, os ambientes precisam conversar entre si e estimular a interação de todos, além de cumprir confortavelmente seu papel”, completa a arquiteta.

Na parte da varanda, a arquiteta optou por substituir a churrasqueira a carvão por um modelo à gás, que está em alta devido à praticidade e beleza. A parede e a bancada são de Sinth, material inovador que imita mármore, tem alta resistência ao calor, riscos e manchas. Já a marcenaria recebeu pintura de microtextura cinza clara. Para curtir o churrasco ali mesmo, Roberta também previu uma bancada de madeira de demolição, acompanhada de duas banquetas e lugar para a adega.

A Figa Arquitetura optou por levar a sala de jantar para a varanda e trazer uma única mesa de jantar para o projeto, ideia que poupou uma boa metragem da área social. Neste espaço há uma mesa redonda para seis pessoas, com cadeiras bem brasileiras (Fernando Jaeger) e um bufê com cristaleira, no mesmo acabamento da outra marcenaria. Para trazer um toque acolhedor, as paredes receberem tijolo aparente.

Na suíte do casal, a ideia for manter o mesmo layout, porém os moradores ganharam novos armários e móvel em frente à cama. Destaque para a cabeceira estofada, acompanha de novos apoios laterais suspensos revestidos de laca brilhante cinza e com puxadores embutidos de cobre. No lavabo, Sinthmesma pedra da churrasqueira, compôs a bancada, enquanto as paredes trazem papel de parede texturizado | Fotos: Thiago Travesso

Sobre a FIGA Arquitetura

Sob o comando da arquiteta Roberta Iervolino Giglio,  com mais de 10 anos de experiência no segmento, o escritório recebeu o nome de Figa Arquitetura, palavra que representa um amuleto, um talismã de sorte e proteção, assim como acreditamos que a casa da gente deve ser! Para assinar o portfólio eclético com dezenas de projetos residenciais e comerciais, Roberta conta com uma equipe multidisciplinar, responsável pelos vários serviços oferecidos, da escolha do terreno ou da avaliação do imóvel, passando pelo desenvolvimento minucioso do projeto, acompanhamento da obra até chegar na decoração.

Materiais naturais, recursos inusitados e muita brasilidade são alguns dos ingredientes encontrados nos trabalhos dentro e fora de São Paulo. Roberta e sua equipe ainda trazem na bagagem experiência com alta marcenaria, feita sob medida e cheia de refinamento, resultando em ambientes completamente autorais e únicos. Tamanho equilíbrio resulta numa arquitetura contemporânea e atemporal, que está sempre atual.

(11) 2371-8135

www.figaarquitetura.com.br

@figaarquitetura

 

 

 

Por Diego Rogério

Imagem: Thiago Travesso

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.