SOCIAL
To Top

spoga+gafa apresenta Green Villages e projetos eco eficientes para São Paulo, Tóquio e Paris


Não apenas pequenas áreas verdes urbanas são pensadas na maior feira de jardinagem, paisagismo e design de exteriores. Grandes centros urbanos ganham projetos sustentáveis, fazendas urbanas e vilas ecológicas.

A spoga+gafa, feira que acontece até terça-feira (06), em Colônia na Alemanha, reúne grandes designers e estúdios de arquitetura de mais de 60 países com um objetivo: utilizar a criatividade para que as cidades fiquem mais verdes e sustentáveis. Além das grandes novidades em decoração, jardinagem e design, o paisagismo e urbanismo de projetos arquitetônicos são uma grande preocupação dos estúdios e urbanistas que estão em exposição na maior feira do setor da Europa. Tornar cidades mais sustentáveis e com mais contato com a natureza são os focos dos projetos apresentados. A spoga+gafa é uma realização da Koelnmesse, há 90 anos uma das maiores promotoras de eventos no mundo.

NOVO CONCEITO DE CIDADES SUSTENTÁVEIS

ReGen Villages (Dinamarca) – O estúdio Dinamarquês Effeck leva à spoga+gafa o projeto apresentado na Bienal de Arquitetura de Vienade, Regen Villages. O objetivo é a construção de residenciais sustentáveis com mais espaços verdes nas casas e conceito de mercado vertical de plantas. O nome do projeto vem do conceito de regeneração holística que busca utilizar da tecnologia de aproveitamento de água, produção de energia renovável, reciclagem de lixo entre outros.

Plantações indoor para grandes centros urbanos – pode parecer controverso, mas cada vez mais projetos mostram como cultivar vegetais, frutas e plantas decorativas dentro das cidades. Com esse objetivo projetos desenvolvem tecnologia para cultivo atrás de vidros ou até mesmo debaixo da superfície. Uma fazenda urbana é apresentada pelo estúdio AeroFarms dos Estados Unidos, que permite cultivo vertical indoor. O projeto sueco Plantagon Green House, aproveita áreas vazias das cidades para criar uma atmosfera de cultivo dentro de uma redoma de vidro que integra o urbano com o rural, chamada “Agritechture”.

GRANDES CIDADES GANHAM PROJETOS PRÓPRIOS

Torre Tropical para São Paulo – Inspirados pela nossa mata tropical, o estúdio francês Triptyque criou a Tropical Tower que é coabitada por plantas em toda a sua extensão nas fachadas externas dos prédios que serão em vidro. O projeto arquitetônico não é linear, a fachada move-se organicamente com sacadas e terraços que podem receber árvores e até mesmo hortas.

“L´Edison Lite” de Manuelle Gautrand para Paris – Com a mesma proposta de trazer mais áreas verdes para as sacadas e terraços de prédios, a designer francesa Manuelle Gautrand desenvolveu o L´Edison Lite. O edifício é projetado para ter mais áreas externas e verdes, além de ambientes compartilhados pelos moradores.

Green Tower for Tokyo – O projeto do estúdio Düsseldorf Architecture possui arranha-céus de luxo com jardins verticais para o distrito de Toranomon, em Tokyo. Desenvolvido para escritórios e residências, o projeto terá conexão com o já existente Toranomon Hill Mori Tower, e visa trazer mais áreas verdes para relaxamento e contato entre pessoas.

MAIS SOBRE A SPOGA+GAFA 2016

A edição de 2016 da spoga+gafa recebe dois mil expositores provenientes de mais de 60 países, que ocupam nove pavilhões do centro de exposições de Colônia, um total de 225 mil metros quadrados. Todo este espaço será dividido em quatro segmentos:

garden living – Móveis e equipamento para jardim, decoração, esportes e brinquedos, camping e lazer, que compõem o maior segmento de ofertas da spoga+gafa. O garden living ocupa os pavilhões 1 a 4, 5.2, 9 e 10.1.

garden creation & care – Aqui o verde vivo que dita as regras e toma conta dos pavilhões 4, 5, 5.1 e 6. Há a possibilidade de comprar suas plantas na Landgard, bem como conhecer tudo sobre plantas, flores, bioquímica e terra na “Alameda das Plantas”. O pavilhão 6 abriga produtos relacionados a máquinas, ferramentas e acessórios, equipamentos de jardim e novidades em tecnologia hídrica e de iluminação.

garden bbq – Todo o mundo do churrasco se encontra no pavilhão 7. Os visitantes podem conferir uma mostra extensa de produtos tecnológicos e de design para a arte de fazer churrasco em áreas externas da casa.

garden unique – As grandes marcas de luxo para móveis e decoração de áreas externas estarão presentes no pavilhão 10.2 da spoga+gafa, que este ano ganhou mais expositores e se torna um espaço de grande expressão dentro da feira. Fornecedores premium e de alto padrão formam uma seleção para os gostos mais refinados. Marcas como Dekovries, Kettler, Sieger e Stern são presença garantida neste setor.

BRASIL NA SPOGA+GAFA 2016: Expositores brasileiros levarão à Europa as redes tradicionais do nordeste e o churrasco típico da região sul do país, que terão espaço garantido e darão o toque verde e amarelo ao evento. A Tramontina participa pela terceira vez e leva suas novidades em churrasqueiras e cutelaria para churrasco. A empresa paraibana Santa Luzia Redes e Decoração, leva o colorido e beleza das redes, mantas e colchas sustentáveis à spoga+gafa 2016, com apoio da ABIT.

TAG DES GARTENS’ (DIA DO JARDIM) – Pelo segundo ano o “Dia do Jardim” ganha corpo e acontece em dois espaços diferentes durante os dias 3 e 4, antes da abertura da feira para visitantes profissionais nos dias 4 a 6 de setembro. É a oportunidade para os consumidores finais também se inspirarem no mundo da jardinagem. O Pavilhão 8 e o Rheinpark ao ar livre estarão abertos com uma mostra preparada por profissionais que dão sugestões de ambientes e criação de jardins. Além da mostra de design, haverá também workshops para jardineiros amadores, jardins temáticos, show de churrasco e muito verde. Destaque para a competição da STIHL TIMBERSPORTS SERIES® com os melhores lenhadores esportivos da Alemanha, uma diversão à parte.

Unique youngstar 2016 – Quatorze jovens designers e estudantes de 13 países foram selecionados no concurso unique youngstar para apresentar protótipos e ideias para o tema Outside living. Os finalistas foram avaliados pelos critérios de conceito global, autonomia do design, qualidade conceitual e visionária, funcionalidade bem como qualidade da apresentação. Os vencedores de 2016 serão conhecidos no primeiro dia da spoga+gafa e ganharão prêmio em dinheiro, além de poderem expor seus trabalhos na feira e apresentá-las para o mundo inteiro.

A spoga+gafa 2016 estará aberta a visitantes profissionais nos dia 4 e 5 de setembro das 9h às 18h, e no dia 6 de setembro das 9h às 17h. Para mais informações visite www.spogagafa.com.

Tag Des Gartens – Dia do Jardim 2016 estará aberto para consumidores finais e visitantes profissionais dias 3 e 4 de setembro, das 9h às 18h. Para mais informações visite www.tagdesgartens-koeln.com.

spoga+gafa 2016 no Facebook: www.facebook.com/spogagafa

Koelnmesse – Global competence em mobiliário, decoração e design
A Koelnmesse é líder global na organização de feiras temáticas de mobiliário, decoração e design de interiores. No Centro de Exposições de Colônia acontece a feira líder imm-cologne, assim como a LivingKitchen, ORGATEC, spoga+gafa, interzum e Kind + Jugend. São feiras que concentram os principais players dos mercados mundiais para o setor. Nos últimos anos, a Koelnmesse completou seu portfólio de feiras inserindo-se nos principais mercados internacionais em crescimento no mundo e promove a feira China International Kitchen and Bathroom Expo (CIKB) em Shangai, a furniPRO Asia em Singapura e a Pueri Expo em São Paulo, no Brasil.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.