SOCIAL
To Top

Planta no box sim! Profissionais do Andrade & Mello Arquitetura especificam dicas para cuidar das espécies na área do banho

Aprenda quais são as mais indicadas, como tratá-las e os principais cuidados indicados pela dupla de arquitetos Erika e Renato

Neste banheiro assinado pelo escritório Andrade & Mello Arquitetura, os profissionais apostaram no jardim vertical dentro da área do box

Na maioria dos casos, os detalhes que envolvem a decoração do banheiro ficam mais devotados à área que compreende a bancada e a bacia sanitária. No box, as escolhas ficam concentradas para o revestimento, o nicho para dispor os produtos de higiene e os metais. E foi justamente com o desafio de um algo a mais que a dupla de arquitetos Erika Mello e Renato Andrade, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, lançaram mão de uma tendência: o ‘shower plants’, termo em inglês utilizado por fãs do estilo Urban Jungle, em na sua tradução literal significa ‘plantas no box do chuveiro’.

Mas como assim, é possível inserir espécies naturais dentro box? De acordo com o arquiteto Renato Andrade, a resposta é sim! E para quem ama plantas a possibilidade é magnífica, uma vez que não será necessário se preocupar com a drenagem do jardim. “É maravilhoso ter as plantas por perto e já foi cientificamente comprovado que elas aumentam a sensação de bem-estar. Durante o banho, elas deixam o momento ainda mais relaxante”, declara.

No projeto onde aplicaram a ideia, o apartamento não dispunha de varanda e os proprietários compartilham com a dupla de profissionais seu apreço e o desejo de ter plantas por perto. “A nossa sugestão de trazê-las para o banheiro agradou em cheio”, recorda-se Erika.

Confira o passo a passo desse processo:

Conhecendo os benefícios

Além de deixar o banheiro mais agradável, como dito pelo arquiteto Renato, a presença do verde auxilia no propósito de proporcionar mais vida aos ambientes. E no box não poderia ser diferente! Independente da espécie, as plantas purificam e renovam o ar, contribuem para um décor mais charmoso e belo, além de transmitir acolhimento. Nessa somatória, sair do convencional também é uma motivação!

Tipos de plantas

É necessário escolher as espécies adaptadas à vivência em ambientes úmidos e resistentes às temperaturas elevadas por conta da água quente do chuveiro. De acordo com a profissional Erika Mello, jiboias, bromélias, orquídeas, avencas, violetas, comigo-ninguém-pode, asplênio, peperômia, lírio da paz e caládio, são algumas das plantas que reúnem essas características. “Cuidando com atenção, essas plantas são capazes de absorver toda a umidade do espaço”, completa Erika.

——————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Modernidade e leveza no décor: arquiteta Marina Carvalho reúne soluções funcionais em apartamento de 100 m²

——————————————————————————————————————————————————————————

Cuidados

Para usufruir dos benefícios, ainda se faz indispensável analisar outros fatores antes de inserir as plantinhas dentro do box. Segundo Renato Andrade, um dos pontos está relacionado à luz solar, condição sine qua non para todos os seres vivos. E junto com a iluminação, a ventilação natural. “Fica complicado aplicar a ideia em um espaço apertado. Um box grande propicia a distância para que as espécies não sejam impactadas pela água e produtos de higiene, evitando danos”, conta.

Na manutenção, Erika ressalta que o morador terá o adicional de promover a limpeza com maior frequência. “As plantas envelhecem e soltam folhas velhas. A limpeza precisará ser diária”, adverte a profissional.

Um check list ponto a ponto, por Erika e Renato:

  • Tenha um box espaçoso;
  • Mantenha o chuveiro sempre distante das folhagens;
  • Escolha folhas mais resistentes à umidade;
  • Mantenha a janela sempre aberta para que o ambiente esteja em constante ventilação;
  • Escolha espécies que gostem de umidade;
  • Atente-se para as regas;
  • Prefira uma planta já desenvolvida para cultivo dentro do banheiro.

Neste projeto, os profissionais Erika e Renato do Andrade & Mello Arquitetura saíram do comodismo para a escolha das cores. O jardim vertical foi selecionado para harmonizar com o cimento queimado das paredes

Sobre o escritório Andrade & Mello Arquitetura e Interiores:

Formados em Arquitetura, Renato Andrade e Erika Mello são sócios-fundadores do escritório. Em mais de 16 anos de trabalho, somam mais de 150 projetos entregues com a certeza de terem proporcionado aos seus clientes todo profissionalismo nas intervenções realizadas. Além de atuar nos projetos, devotam suas experiências profissionais ao ensino: ambos respondem como professores titulares do Centro Paula Souza e lecionam disciplinas no curso técnico de Edificações.

www.andrademelloarquitetura.com.br
@ondeafamiliaacontece

 

 

Por Mayara Grosso

Imagem: Luis Gomes

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998.Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

2 Comments

  1. Pingback: Guias de Turismo se reinventam na pandemia e investem em experiências virtuais para turistas – Revista USE

  2. Pingback: Turismo: em meio à pandemia, novos negócios surgiram e mostram que vieram pra ficar – Revista USE

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.