SOCIAL
To Top

Patrimônio natural e cultural e paisagem das cidades são temas de “live”

Debate faz parte de ciclo promovido por entidades de Arquitetura e Urbanismo

Como valorizar e preservar a história que traduz a origem e o desenvolvimento das nossas cidades? As paisagens urbanas e rurais são sustentáveis? Esses são os focos da “live” “Paisagem e Patrimônio” que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) promoverá na terça-feira, 21 de julho, em conjunto com outras seis entidades que congregam arquitetos e urbanistas do país. O debate online faz parte do ciclo de seis “lives” denominado “Novas Cidades 2021”. O objetivo é colher subsídios para a elaboração de “Carta aos Candidatos nas Eleições Municipais de 2020”.

O debate será realizado a partir das 18h30, com duração de uma hora e meia.

A transmissão ocorrerá pelas plataformas digitais do CAU/BR (uma delas o Facebook) e pelo portal UOL (canal ECOA), que apoia a iniciativa. A jornalista Cristina Serra fará a mediação.

Participarão da “live” o deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL/PA); a arquiteta e urbanista Luciana Saboia, pesquisadora de pós-doutorado de Havard/EUA; o arquiteto e urbanista, Andrey Schlee, ex-diretor do IPHAN; e Chirley Pankará, ativista indígena e codeputada pelo PSOL/SP.

Além do CAU/BR, promovem o ciclo o IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), a FNA (Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas), a ABEA (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo), a AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), a ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagístas) e a FeNEA (Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo), componentes do CEAU (Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas).

Para garantir a eficácia das políticas públicas no campo ambiental e cultura, é necessário entender e tratar o patrimônio natural e cultural, bem como o material e imaterial como um conjunto único, vivo e dinâmico. O conceito de paisagem cultural dever ser compreendido e incorporado na gestão pública e essa transição depende do apoio técnico de diversos profissionais, incluindo arquitetos e urbanistas.

O ciclo teve início dia 9 com o tema “Arquitetura e Saúde”. No dia 14 a discussão foi sobre “Urbanismo e Meio Ambiente”; dia 16 sobre “Governança e Financiamento” e prosseguirá com os seguintes temas:

= Dia 23/07: “Mobilidade e Inclusão” (Circulando pela cidade: novas dimensões da mobilidade urbana).

= Dia 28/07: Mesa Conclusiva, encaminhamento da elaboração da “Carta aos Candidatos”.

As “lives” do “Novas Cidades 2021” deverão ser direcionadas de tal forma a encaminhar propostas concretas aos candidatos aos poderes Executivo e Legislativo municipais, tendo caráter mais propositivo do que de diagnóstico. Os temas serão abordados com transversalidade por quatro debatedores, sendo um arquiteto e urbanista, um especialista no tema específico da “live”, um representante comunitário e um debatedor com viés político.

Para conhecer mais detalhes consulte: www.caubr.gov.br/cidades2021/

 

 

 

Por Júlio Moreno

Imagem: Katemangostar

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824 ou entre em contato pelo (11) 3675.4114

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.