SOCIAL
To Top

Pati Cillo assina projeto de 64m² que mistura a arquitetura brutalista a um visual colorido e despojado

A arquiteta apostou na mistura de elementos, como cimento queimado e itens em cores vibrantes para garantir uma atmosfera aconchegante e convidativa, perfeita para receber os amigos

Um apartamento moderno e despojado, com aconchego na medida certa para receber os amigos – era esta a proposta deste projeto de 64 m² comandando por Pati Cillo, à frente do escritório Pati Cillo Arquitetura. Entregue pela construtora Max Haus, o apartamento já tem um estilo modernista, que retrata o brutalismo em paredes e pisos de cimento queimado, característica que permitiu a arquiteta ousar em uma proposta de interiores bem atual e, sobretudo, atemporal.

A área social conta com integração completa entre sala de estar, jantar e cozinha, privilegiando o convívio entre a família e os amigos, uma das prioridades do projeto. Para a decoração, o pedido foi claro: “Podia usar e abusar das cores! Porém, preferi evitar apostar em paredes coloridas, deixando as nuances fortes para os móveis e as peças decorativas que permitem uma mudança rápida e sem grande custo”, explica a arquiteta Pati Cillo.

A cor marcou presença no sofá mostarda (Breton) e na luminária de chão (Bertolucci), tonalidade escolhida para os itens que aquecem o ambiente e fazem um contraponto ao teto de cimento queimado. “Os moradores não queriam rebaixamento de gesso, por isso, optamos fazer toda a iluminação com trilhos e manter o acabamento original do edifício”, revela Pati.

O rack azul colabora para o visual despojado que os moradores almejavam.

Na parede, o revestimento cimentício (Castellato) escolhido traz um acabamento com relevo em 3D com formato geométrico.

Em frente à porta de entrada, a sala de jantar merecia atenção especial, por isso, Pati Cillo investiu em elementos marcantes como a mesa e o banco de madeira natural e o aparador em amarelo. Destaque também para as cadeiras Bertoia, em preto, e o cacto ao lado do móvel colorido.

“A ideia nesta parede de destaque foi criar um grande painel com quadros trazidos de viagens por todo o mundo. Cada peça é única, com molduras e estilos completamente diferentes, o que traz personalidade e apego afetivo, criando uma composição interminável, que cresce a cada novo destino”, conta Pati Cillo.

A parede de ladrilho hidráulico (Ladrilar) roubou a cena desta cozinha do tipo corredor. “Para o projeto, pensei em uma base neutra e sóbria, onde o preto é destaque e ganhou como contraponto o frontão supercolorido e os móveis aéreos amadeirados, elemento que trouxe conforto visual ao espaço”, fala a arquiteta.

Toda a iluminação foi pensada sob medida para atender as necessidades da família – inclusive do cachorro. “Repare que instalamos uma fita LED embaixo do gabinete da cozinha. A ideia surgiu para ajudar o cachorrinho a encontrar o caminho para a água durante a noite”, revela a arquiteta.

“Por trazer teto e piso frios era preciso investir em um elemento que trouxesse aconchego para o quarto, caso da cabeceira estofada. Apesar do azul ser considerado uma tonalidade fria, o elemento ajuda a trazer mais conforto para os moradores”, conta Pati.

Para o quartinho do bebê, a temática escolhida foi Star Wars, paixão do pai. Porém, para a decoração acompanhar o crescimento e os gostos do pequeno, a ideia foi investir em uma base bem neutra, com madeira, preto e branco – combinação que nunca fica fora de moda. Os elementos decorativos, como quadros e almofadas, trazem personalidade ao espaço e podem ser trocados com facilidade sempre que o visual ficar enjoativo.

Sobre Pati Cillo Arquitetura

Apaixonada pela profissão e em traduzir sonhos do morar bem com qualidade de vida, a arquiteta Pati Cillo antes de iniciar um projeto, entende como o cliente vive e o que ele busca para esse projeto. Afinal, acredita que ambientes agradáveis e funcionais fazem a diferença no morar. Para isso, não mede esforços para atender com criatividade e profissionalismo seus clientes em todos os detalhes. Com expertise de duas décadas em obras residenciais, comerciais e corporativas, para atuar de forma diferenciada, a profissional observa e analisa tendências globais em arquitetura, sustentabilidade, design, tecnologia, moda, consumo, marketing e varejo.

Pati não só participa da concepção do projeto de arquitetura e interiores, como acompanha todas as etapas da obra junto com sua equipe, o que resulta num trabalho detalhado e executado de maneira sustentável e prática. Ela também carrega consigo outras paixões, a gastronomia e o voluntariado. Doceira nata, a arquiteta, mãe de duas crianças, Pati já conduziu uma cafeteria em Jericoacoara, Ceará, e tem A fábrica de brigadeiros artesanais, que é um projeto 100% voluntário. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade São Judas Tadeu em 1997, iniciou sua experiência profissional no primeiro semestre de estudos em um escritório privado de arquitetura, vivenciando experiências na construção civil com participação em grandes obras realizados pela Ridel Engenharia, Steel, Cooperativa Habitacional Serra do Jairé e Figoli-Ravecca Arquitetos Associados.

www.paticillo.com.br

@paticillo_arquitetura

 

 

 

 

Por Helena Gomes

Imagem: Luis Gomes

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.