SOCIAL
To Top

Passado, presente e futuro: Tecnologia mudará ainda mais a maneira como vivemos e trabalhamos em 2020

Estudo sobre tendências aponta que tecnologia de dados, automação e Internet das Coisas se unirão para criar cidades e sociedades amplamente conectadas

NTT Ltd., líder global no fornecimento de serviços de tecnologia, anunciou hoje suas previsões de tecnologia Future Disrupted: 2020. Elas se baseiam nas tendências mais críticas que as empresas precisam conhecer no próximo ano e nas etapas necessárias para enfrentá-las. Resultado obtido a partir das principais informações de seus especialistas em tecnologia, a empresa descreve as tendências que moldarão o cenário de negócios tecnológicos ao longo de 2020 em seis áreas principais: Tecnologias Disruptivas, Cibersegurança, Local de Trabalho, Infraestrutura, Negócios e Serviços de Tecnologia. O CTO da NTT Ltd., Ettienne Reinecke, prevê que a adoção convencional de tecnologias disruptivas em 2020 finalmente verá as tecnologias de dados, automação e Internet das Coisas (IoT) se unirem para criar cidades e sociedades conectadas.

Segundo a companhia, 2020 finalmente reunirá todos os termos mencionados da década passada, com certo exagero, para criar ambientes completamente conectados, capazes de construir cidades, ambientes de trabalho e negócios mais inteligentes – e de forma segura. Dados, IA e design seguro estarão no centro desse movimento, permitindo aos dispositivos conversar entre si e a agir com base nessas informações sem intervenção humana. Cidades inteligentes e IoT se tornarão regra à medida que melhorarem a produtividade, o crescimento e a inovação em regiões inteiras.

A NTT Ltd. é uma empresa recém-formada que reúne 40.000 pessoas de 31 marcas – incluindo NTT Communications, Dimension Data e NTT Security – para atender 10.000 clientes de todo o mundo. A Dimension Data começou a operar como parte do Grupo em 1 de outubro de 2019. Usando as informações coletadas de sua base global de clientes, a NTT Ltd. é capaz de entender melhor o futuro e moldar as soluções de tecnologia inteligente mais eficazes para seus clientes. The Future Disrupted: 2020 Technology Trends analisa a maneira como as empresas precisam se preparar para o amanhã.

Ao comentar as previsões, Augusto Panachão, diretor de Soluções e Tecnologia da NTT no Brasil, disse: “No Brasil, conversamos sobre nuvem, dados, IA e segurança há alguns anos. Costumamos falar sobre essas tecnologias como se estivessem operando de maneira diferente, mas em 2020 veremos uma grande mudança. Nos próximos 12 meses, as empresas brasileiras estarão procurando soluções completas de ponta a ponta, beneficiando-se de tecnologias que tornam seus ambientes totalmente conectados e impactam significativamente o mundo em que vivemos. ”

“Veremos a maioria das cidades e sociedades começando a seguir os passos de cidades como Las Vegas, que se tornou inteligente à medida que compartilha dados por meio de vídeo e áudio. Com uma infraestrutura segura de tecnologia IoT, criou-se um ambiente mais seguro para viver, melhorando a qualidade de vida e, também, salvando vidas “.

As previsões foram compiladas por especialistas da NTT, que identificaram as principais tendências para os próximos 12 meses, assim como as tecnologias disruptivas que podemos esperar para o futuro – e as medidas que as empresas devem adotar em 2020 para tirar o máximo de proveito delas.

Ettienne Reinecke, CTO da NTT, acrescentou: “A tecnologia está avançando muito rapidamente, e esse ainda é o ritmo mais lento que veremos. Também está claro que nunca tivemos tanta tecnologia à nossa disposição – ferramentas que podemos usar para responder perguntas e resolver problemas em nossas sociedades, negócios e comunidades. Há uma enorme oportunidade de usar todo e qualquer recurso tecnológico para incentivar a inovação em todos os campos e transformar nosso futuro num mundo melhor. ”

Algumas das tecnologias disruptivas das previsões incluem:

  1. Digital Twinning: com a quantidade suficiente de dados, será possível modelar o comportamento e entender padrões e chegar a conclusões mais precisas, mais rápidas e a um custo muito menor.
  2. Criação de confiança por meio de interações digitais: agora que a IA evoluiu, podemos deixar de ser puramente transacionais para ter um outro tipo de relação com os clientes, aplicando regras que trazem mais empatia a essa interação e conquiste sua confiança.
  3. Espaços ‘phygital’ imersivos e responsivos, onde o mundo físico se mistura ao digital em qualquer espaço – em uma sala de reuniões, escritório, loja, sala VIP de um estádio – e conecte a uma série de tecnologias que transforme-o em um ambiente virtual, capaz de criar qualquer tipo de experiências.
  4. Edifícios inteligentes usarão a IoT para melhorar a vida de seus hóspedes – ajustando automaticamente a temperatura ideal ou indicando a iluminação correta para cada hora do dia – além de torná-lo mais sustentável também.
  5. “Carteiras de dados”, disponibilizando os dados nas mãos da pessoa que os possui, tornando-os completamente seguros. Ninguém poderá acessá-los sem certas permissões e, se o usuário estiver ameaçado, pode bloqueá-los.

Para ler mais sobre as tendências que veremos em 2020, visite nossa página dedicada ao Future Disrupted.

Sobre a NTT

A NTT Ltd. é uma empresa global líder em serviços de tecnologia que reúne mais de 30 marcas, incluindo NTT Communications, Dimension Data e NTT Security. Fazemos parcerias com organizações em todo o mundo com o objetivo de alcançar resultados por meio de soluções tecnológicas inteligentes. Para nós, inteligente significa orientados por dados, conectados, digitais e seguros. Como um provedor global de TIC, empregamos mais de 40.000 pessoas em um local de trabalho diversificado e dinâmico com escritórios em 57 países, estamos presentes em 73 e prestamos serviços em mais de 200 países. Juntos, nós habilitamos o futuro conectado. Visite-nos em nosso novo site http://www.hello.global.ntt

 

 

 

 

 

Por Alexandre Finelli

Imagem: Divulgação

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Tecnologia

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.