SOCIAL
To Top

Paisagista explica: Plantas para valorizar a decoração de Natal

Paisagista explica quais as melhores espécies para decorar a casa durante as festas e, ainda, permanecer na decoração dos ambientes durante o resto do ano

Com a proximidade do Natal, além dos presentes, a primeira coisa em que pensamos é na decoração de casa. E, claro, as plantas possuem uma função primordial neste quesito.

Para quem não abre mão de ter o tradicional pinheiro em sua decoração de Natal, a paisagista Carol Quinan explica que esta é uma planta que requer bastante cuidado, principalmente após as celebrações. “O pinheiro – ou a Tuia, que é a mais usada no Brasil – possui um rápido crescimento de sua copa e suas raízes e, então, após a sua ‘função’ como árvore de Natal, é imprescindível que ele seja transplantado em outro local. Um vaso maior, uma jardineira ou um canteiro. Assim, ele conseguira se desenvolver. Outro fator importantíssimo para essa espécie é a incidência solar. Ele precisa de sol pleno e, por isso, é comum vermos pinheiros secos, por estarem tanto tempo dentro de casa ou apartamento. Se você não possui um espaço grande para que ele fique recebendo luz solar durante todo o tempo, pelo menos o deixe o mais próximo possível da janela”, relata.

Mas a decoração não se resume, apenas, à árvore. Segundo a profissional, as plantas que você já tem em casa podem ser um diferencial para compor o seu Natal, deixando-o mais exclusivo e personalizado. Com a base nas cores natalinas, como verde, vermelho e dourado, é possível fazer algo lindo e bem moderno.

“O Natal tem cores definidas e as plantas, inclusive, que são usadas nessa decoração são por causa dele, então, como a grande maioria das plantas já são verdes, use e abuse da folhagem das espécies que você tem em casa e insira detalhes vermelhos como a toalha de mesa e adornos. Vai dar um visual muito interessante. A Espada de São Jorge, por exemplo, vira um arranjo moderno quando colocada dentro de um vidro bonito”, indica Carol.

Agora, se a intenção é destacar o vermelho das flores, há várias opções para compor a sua decoração natalina, como a azaleia, o piracanto, o calistemo e o antúrio. Este último, por exemplo, é ideal para permanecer dentro de casa após as festas, trazendo mais vivacidade para os ambientes. Além disso, é possível, também, sair do tradicional vermelho e ousar em outras tonalidades, pensando na decoração do Natal, em si, e, também, no layout já existente.

“Árvore de Natal não precisa ser, necessariamente, um pinheiro. Podemos colocar luzinhas e enfeites em plantas e arbustos diversos. Eu já fiz, uma vez, em uma jabuticabeira seca. Ficou maravilhosa. Ela, na tonalidade marrom, com enfeites dourados e prateados. Ficam lindas as árvores que fogem do convencional. Sermos arrojados e modernos, sem medo de arriscar. Com uma árvore de Natal azul, por exemplo, a casa pode ter uma decoração com orquídeas. Ou, então, uma árvore com tonalidades roxas, onde as tulipas são uma ótima pedida. É muito importante ressaltar que você pode aproveitar o que já tem em casa, à sua disposição, criando ambientações que vão seguir mesmo após as festas”, conta.

Para finalizar, a paisagista revela que o uso de frutos também pode ser uma ideia incrível para a decoração. Basta usar a criatividade. “Os frutos partidos, por exemplo, com o interior avermelhado, podem fazer a diferença no layout natalino. Figo, uva, goiaba, morango… todos se encaixam no tema e o que vale é usar a criatividade para criar uma ambientação natural e linda. O importante é usar do bom senso e do bom gosto, criando algo harmonioso”, encerra Carol Quinan.

 

 

 

Por Mão Dupla Comunicação

Imagem: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.