SOCIAL
To Top

O segredo de uma casa eterna

Decorar tem sido uma tarefa cada vez mais desafiadora. Ainda mais quando as novidades surgem num piscar de olhos, fazendo com que a tendência do momento caia em desuso rapidamente. Descobrimos como são os projetos eternos, que sempre se mantêm atuais. Vem ver!

Você já se perguntou como estará sua casa daqui 20, 30 anos? Vivemos em um mundo cada vez mais dinâmico e as tendências mudam no mesmo ritmo. E com a arquitetura não é diferente. Materiais novos surgem a todo momento, tecnologias que evoluem na velocidade da luz, técnicas de construções cada vez mais inovadoras, modas que vão e vêm num piscar de olhos, enfim, todo dia tem uma novidade, ficando complicado acompanhar tudo e deixar seu lar sempre atual.

Segundo a arquiteta Eduarda Correa, proprietária do escritório Eduarda Correa Arquitetos Associados, é possível fazer com que a decoração de um imóvel permaneça contemporânea por muitos anos, é o chamado Estilo Atemporal. “Pensar e criar um projeto durável, não tendo a necessidade de atualizá-lo de tempos em tempos, além de economia e praticidade, torna-o sustentável, pois evita a produção de materiais descartados no meio ambiente”, explica a arquiteta.

Segundo ela, para manter a atemporalidade, é preciso escolher bem os detalhes, combinar objetos, fazer uso estratégico de obras de arte, dentre outros fatores que ajudarão a criar uma composição duradoura e moderna. “Compor esses espaços com auxílio de um profissional é necessário, pois torna possível seguir essas práticas de maneira bem particular, mantendo a casa com o estilo do morador”, declara.

Para garantir uma estética que não se perde no tempo, de acordo com a arquiteta, deve-se apostar em espaços sem excessos, mas aconchegantes. “O exagero de detalhes, objetos e móveis deixam os ambientes muito pesados, causando a sensação de desconforto e gerando no morador o desejo de se desfazer facilmente daquela decoração”, conta Eduarda.

Outra dica para que o ambiente nunca perca sua atemporalidade é investir em móveis de design, priorizando linhas retas e mesclando com mobílias antigas que são heranças de família. “Neste caso, o novo e o antigo se misturam criando uma composição equilibrada que se tornará atual por muitos anos”.

A arquiteta pondera que revestimentos de qualidade garantem a longevidade da residência. “Madeira e pedras perduram por muito tempo, sem ficar presos a modismo. Lembrando que, para garantir uma estética atemporal e duradoura, não é preciso mais usarmos materiais retirados diretamente da natureza. Hoje em dia o mercado oferece uma gama enorme de produtos sustentáveis, resistentes e extremamente diferenciados”, assegura Eduarda.

Mas, claro, assim como as pessoas estão em constante mudança, a casa também precisa de alterações. Sendo assim, o que diferencia uma morada dita como atemporal de uma outra comum? Eduarda responde: “Costumo dizer que, quando a base é boa, ou seja, o uso de materiais é bom e os revestimentos são de qualidade, serão necessárias apenas pequenas intervenções, sem grandes mudanças, sem grandes investimentos. Essa é a diferença!”.

Como última dica, Eduarda ressalta a importância de contratar um arquiteto para fazer o projeto da casa, pois este profissional possui conhecimentos técnicos que ajudarão a pensar os mínimos detalhes para que tudo saia de acordo com o desejado. “Essa é a garantia de que o cliente terá uma casa sofisticada e eterna”, conclui.

————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Stúdio Linda Martins ambienta espaços na Modernos Eternos Minas Gerais 2021

————————————————————————————————————————————————————————

 

 

Por Ana Horta

Imagem: Henrique Gualtieri / Divulgação

 

 

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.