SOCIAL
To Top

O design irreverente dos banheiros Deca na mostra Modernos e Eternos SP

A Deca, marca incentivadora do design e da arquitetura nacional, participa da 7º edição da mostra Modernos Eternos. Em versão 100% digital, a exposição acontece até 7 de outubro.

Patrocinadora do evento, Deca está presente nos espaços assinados por Alexandre Bianco, Eduardo Máximo, Stella Crissiuma/João Rangel Crissiuma, Cristina Brasil/ André Zupekan e Ana Maria Vieira Santos, pensados a partir de uma Casa Modernista, localizada na Rua Bahia, em São Paulo.

Na Sala de Banhos da designer de interiores Stella Crissiuma e do arquiteto João Rangel Crissiuma, a proposta teve como premissa o resgate de elementos arquitetônicos originais da casa, influenciada pelo movimento moderno Esprit Nouveau e protomoderno de Adolf Loos, introduzidas por Gregori Warchavchik, na fase inicial da implementação do Modernismo no Brasil.

Em composição com os tons de verde presentes nos revestimentos e com a madeira do mobiliário, os metais Deca no acabamento Corten dão mais bossa ao projeto. Na área de banho, o chuveiro Aquamax (1998.CT.ST.MT) ganha destaque instalado na estrutura alongada e curva do Misturador Externo Para Chuveiro (1440.CT64.MT). O mesmo conceito retrô se faz presente nos misturadores da linha Duna Clássica instalados na bancada do lavatório (1877.CT64.MT), bidê (1895.CT64.MT) e na parede (1878.CT64.MT) para uso na banheira. A bacia LK (P.232.17) e bidê LK (B.232.17) suspensos, ambos cor branca, conferem leveza estética.

Cristina Brasil e André Zupekan tiram partido da integração com a área externa e do efeito de espelhos para criar o Lavabo Bambu. A parede de fundo funciona como um vitral e traz iluminação natural para o ambiente.

A bancada de mármore preto ganha um contraponto com a cuba de embutir retangular branca (L.1071.17) e a Torneira hidrogeradora quadrada de mesa para lavatório com acionamento automático Decalux (1187.C.HG). Com design atemporal, a bacia suspensa DK (P.192.17) com assento Termofixo (AP.196.17) foi instalada em parede revestida de espelho, criando um efeito de duplicidade. Para o acionamento de descarga, a válvula Hydra Duo (2545.C.112) promove o consumo sustentável de água, com duas opções de vazão: três ou seis litros.

No Loft com Terraço de Ana Maria Vieira Santos, o banheiro ganha mais amplitude com tonalidades claras e espelhos que revestem a parede da bancada e o mobiliário. Uma pele de vidro texturizada dá privacidade ao espaço, sem comprometer a iluminação natural e a integração com a área externa.

O minimalismo presente na bancada é reforçado com a cuba de sobrepor retangular branca com mesa e válvula oculta (L.870.17), composta com o misturador de mesa Unic no acabamento cromado (1875.C90). Na área de banho, o chuveiro de teto também cromado Aquamax (1998.C.TET) e o acabamento de registro Unic (4916.C90.PQ) compõem a estética ideal para este espaço de relaxamento.

A leveza e modernidade se fazem presentes também na escolha da bacia suspensa LK (P.232.17), válvula Deca Slim (2553.C.112) com acionamento suave e papeleira Quadratta (2020.C83), formas retas que personificam o design contemporâneo.

No Esther Rooftop, Alexandre Bianco ressalta a socialização, principal característica dos cafés. O espaço se apresenta como uma leitura contemporânea, que remete o olhar dos seus visitantes à observação, como a visualização de mesas dispostas nas áreas externas dos cafés, com os toldos debruçados sobre as calçadas.

No banheiro, a estante em resina acrílica, composta por nichos revestidos em azulejaria, definem um painel artístico. Da geometria modular da estante surgem, como numa explosão concreta, a bancada com cuba de sobrepor retangular desenvolvida em parceria com o arquiteto Arthur Casas no acabamento Stone (L.315.45) e o misturador de mesa (1872.C101) também desenvolvido por ele, que arremata o ambiente.

Eduardo Máximo transforma a Varanda da Suíte em um espaço privativo da casa, pensado para as novas rotinas de home office com direito a maior contato com a natureza, momentos de relaxamento para também tomar sol e até mesmo um banho de ducha.

Neste lugar íntimo e com muitas possibilidades de uso, o arquiteto criou uma intervenção apenas na parede da ducha, com ladrilhos hidráulicos em tom pastel, fazendo referência aos azulejos de Athos Bulcão – pintor, escultor e desenhista brasileiro reconhecido por suas obras em azulejos, com o grafismo em formas geométricas. Destacando a estética geométrica e minimalista, o Chuveiro Quadrado (1992.BL.CT.MT) e o acabamento Unic (4993.BL90.CHU.MT), ambos na tonalidade Black Matte, compõem a área molhada da varanda.

Para conferir cada detalhe dos espaços, basta acessar: www.modernoseternossp.com.br/ambientes/

Sobre a Duratex

A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pela Companhia Ligna de Investimentos. Com as marcas Deca, Hydra, Duratex, Durafloor, Ceusa e Portinari, é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul, além de ser uma das maiores produtoras de revestimentos cerâmicos do Brasil.

Com sede administrativa em São Paulo, possui 21 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia – Duratex Colômbia. A Duratex também é proprietária da LD Celulose, por meio de joint venture com o Grupo Lenzing e da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Suas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2019/2020 da B3 – ISE.

 

 

 

Por Katia Blandino

Imagem: Divulgação

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Design

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.