SOCIAL
To Top

Novos desejos: Casa unifamiliar é tendência nos projetos arquitetônicos

Privacidade e segurança, são esses os pilares que moldam os projetos arquitetônicos unifamiliar que vem ganhando espaço entre as tendências de arquitetura de casas de alto padrão. No local de moradia, normalmente localizados em condomínios fechados, os consumidores estão formulando e planejando o estilo de vida que querem obter.

Além da liberdade em pode construir a sua residência como sonhou e projetou, o consumidor tem em espaços unifamiliares áreas externas mais valorizadas e a convivência em família preservada. Geralmente quem procura por residências unifamiliar quer espaços amplos, com grandes vão de iluminação/ventilação, além de grandes espaços externos como jardins e gramados.

A Construtora e Incorporadora Ápia, localizada em Chapecó é uma das empresas que aposta nessa valorização e tem investido forte nesses projetos. A busca por casas de alto padrão, executadas pela empresa tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. “Isso se deve a rotina diária das pessoas, que buscam no lar um lugar pra descansar, se desligar e ter liberdade para fazer o que quiser”, comenta o sócio diretor da construtora, Andrey Fabre.

Esse estilo de residência costuma ganhar espaço em grandes condomínios fechados, afastados da cidade e normalmente rodeados de natureza. Entre 2018 e 2019, de acordo com a Diretoria de Planejamento Urbano de Chapecó, foram registrados nove novos condomínios fechados totalizando 1.596 novos lotes para construção, tal movimentação mostra que o setor deve vir ainda mais aquecido para 2020.

O imóvel do futuro

Minimalista, colaborativo, sustentável e de alto padrão são essas as características que moldam a casa do futuro. Segundo Andrey, essas características definem um perfil de consumidor bem atual – onde casais moram sozinhos ou tem um ou dois filhos. “É esse perfil que vem querendo retomar costumes mais antigos, com pátio grande para crianças brincarem, área de lazer mais completa para receber amigos e familiares e uma casa com bastante espaço de circulação ou mais compacta, buscando essencialmente a sua privacidade”, explica.

Ainda segundo Andrey, esse perfil de cliente é mais exigente e está dentro da era digital, ou seja, as empresas que trabalham no ramo de construção civil precisam inovar e estar à frente dos lançamentos. “O que vemos é cada vez mais casas autossuficiente. Ninguém mais quer uma casa simples, o cliente que chega até nós quer algo diferenciado e bem particular, com detalhes únicos e que reflitam a sua essência”, comenta. Neste sentido, explica o engenheiro, “morar torna-se sinônimo de experiência”.

 

 

 

Por Flavia Mota

Imagem: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.