SOCIAL
To Top

Novidades do design

Tradicional mostra de decoração da Inove traz as tendências do universo do design para oito ambientes assinados

Inaugurado no dia 21 de Novembro a Mostra Trends Decor da Inove Design. Em parceria com alguns dos principais escritórios de arquitetura e design de Curitiba, a mostra trará Carla Grüdtner, Carla Kiss, Clarice e Simone Volpi, Deborah Nicolau, Fernanda Bastos, Fernanda Borio, Carolina Leal Ribas e Denise Leal Ribas, e Mariana Paula Souza assinando oito diferentes espaços, que passeiam entre os estilos clássico, industrial, natural e contemporâneo.

Retratando o que há de mais novo no mercado de decoração, os profissionais participantes da Mostra Trends Decor buscaram compor seus ambientes mesclando o conceito da marca com as tendências que inspiraram seus projetos. Retiradas de estudo realizado especialmente para a Inove, que compila alguns dos mais importantes nomes da área, elas nortearam os arquitetos e designers em suas criações. Cores, texturas e mobiliário de design se complementam de forma singular, transformando cada composição em sentimento, e buscam proporcionar uma vivência única a cada visitante. A fluidez dos espaços, o conforto e a integração são, atualmente, prioridade e é isto que busca traduzir a mostra: assim como no mundo atual, as divisões tendem a se diluir, abrindo caminho para a expressão da identidade, ao invés da busca pela estética perfeita. Complementam a ambientação da loja obras da artista plástica Adriana Volpi, que trazem contrastes de cor à Mostra.

ESPAÇOS E PROFISSIONAIS:

1 – Carla Grüdtner / Living Punto e Filo

Um espaço de atendimento a clientes, o Living Punto & Filo assinado pela arquiteta Carla Grüdtner é marcado pela combinação de cores. O mobiliário de design, escolhido com o intuito de agregar funcionalidade e beleza ao ambiente, traz como destaque a poltrona Zina, de Zanini de Zanine. Na cor Azul Noite, a peça é versátil e funciona bem em qualquer espaço. O contraste de cores pode ser notado ainda no mostruário de tapetes da marca, em Azul Príncipe, Suvinil. As paredes receberam a cor Açaí da Suvinil, também fornecida pela Impermix, assim como a estante e o teto, seguindo o tom do tapete que reveste o ambiente. “A mistura da cor Açaí com o azul e tons amadeirados criou um ambiente muito confortável esteticamente falando. Além disso, ele é aconchegante e funcional, com suas texturas, nuances e detalhes”, diz a profissional.

2 – Carla Kiss / Loft Urbano Inove

Seguindo o estilo industrial, o Loft Urbano Inove, assinado pela arquiteta Carla Kiss, prioriza a integração dos ambientes com móveis de linhas retas, materiais atuais e cores marcantes. Com a proposta de criar um ambiente integrado, acolhedor e funcional, a profissional explica a ideia inicial: “Quisemos montar algo que funcionasse como um apartamento completo, utilizando o mobiliário da Inove por toda a casa, desde área de estar e cozinha, da Bontempo, até área de dormir”.  O ambiente traz como base um tom de cinza escuro, escolhido para receber o mobiliário e destacar as madeiras e o cobre, porém a cor de destaque é uma tonalidade especial de amarelo, quase dourada, que em contraste com o fundo cinza recebe um destaque bastante especial. “O amarelo em um ambiente tem a função de aquecer, simboliza o sol, é inspirador e desperta a criatividade. Por geralmente possuir ambientes interligados, um loft acaba precisando deste aconchego e aquecimento que a cor veio trazer”, complementa Carla. Uma série exclusiva de telas assinadas e numeradas pela arquiteta Carla Kiss em parceria com a CMKY, foi produzida especialmente para a mostra. Entre as peças do mobiliário, o destaque vai para a mesa de centro Amilcar, do Estúdio Mula Preta, disposta na Sala de Estar. Em aço corten, ela promove um volume único e diferenciado ao ambiente.

3 – Clarice Volpi e Simone Volpi / Estar e Jantar da Família

O preto é a cor predominante no ambiente assinado pelas arquitetas Clarice Volpi e Simone Volpi. Priorizando linhas retas e tons neutros, o Estar e Jantar da Família foi pensado para ser um espaço descontraído que atenda a encontros entre amigos e familiares. “A proposta inicial do projeto é ter um ambiente aconchegante e elegante para receber. Utilizamos cores neutras para dar maior conforto e tons de destaque para valorizar o espaço”, conta Clarice. O destaque do projeto se dá pelos detalhes que conectam o jantar ao estar. “Os filetes de iluminação molduram o jantar e os pendentes pontuam a mesa central do estar. A vegetação na sala de jantar traz a natureza ao ambiente, bem como as fotografias de água que estão no estar”, complementa.  Outro ponto e atenção é um pequeno pedaço da parede em material diferente, que emoldura a mesa de jantar, na cor Rede de Dormir, Suvinil, da Impermix. Entre as peças do mobiliário, destaque para o sofá Siena, que encanta pela sua leveza mesmo sendo uma das maiores que compõe o ambiente.

4 – Deborah Nicolau / Living e Sala de Jantar

Tendo como referência o estilo contemporâneo, a designer de interiores Deborah Nicolau teve como objetivo principal criar um espaço inusitado e irreverente. Com uma paleta que vai do preto ao rosa goiaba, o Living e Sala de Estar, assinado pela profissional, traz cores, texturas e formas combinados de forma harmônica, deixando o ambiente diferenciado e aconchegante. As cadeiras Sharon, da sala de jantar, ganham destaque no espaço, com seu tecido estampado em preto e dourado, além de sofás e poltronas de design exclusivo. As paredes escuras nas cores Preto Absoluto e Harpia, Suvinil, destacam o mobiliário.

5 – Fernanda Bastos / Living

Pensado para uma família jovem que valoriza a integração e é conectada com a natureza, o Living da arquiteta  Fernanda Bastos faz alusão ao outono, época na qual é possível encontrar na natureza a combinação perfeita de tons neutros com o laranja das folhas. O uso de materiais naturais, como madeira e pedras, é outro fator que faz o visitante ser remetido a esta estação do ano. Expressando a contemporaneidade do projeto, foram escolhidas peças de mobiliário nas quais predominam as linhas limpas e cores neutras. O destaque fica por conta da poltrona Savona, na cor Autumn Glory (Pantone), que traz calor e vivacidade ao ambiente.

6 – Fernanda Borio / Studio de Hotel

Um Studio de Hotel foi a ambientação escolhida pela arquiteta Fernanda Borio para a Mostra Trends Decor. O Loft assinado pela profissional traz uma ambientação moderna, privilegiando o conforto e a sua multifuncionalidade, podendo ser tanto um ambiente de estar como de um quarto. Com o objetivo de criar um espaço versátil e aconchegante, ele foi pensado para um jovem moderno, e tem a combinação do branco com madeira complementada pelo uso do verde usado nas texturas, seguindo a tendência do ano. Entre as peças do mobiliário, o sofá-home-cama elétrico ganha destaque e torna possível a dualidade de funções do ambiente projetado pela arquiteta.

7 – Carolina Leal Ribas e Denise Leal Ribas / Espaço Brisa Casa

Inspiradas nos elementos da natureza, as arquitetas Denise Leal Ribas e Carolina Leal Ribas assinam o Espaço Brisa Casa na Mostra Inove Trends Decor 2017. Em uma ambientação atemporal e despojada, o ambiente é composto por sala de almoço, sala de estar e jantar, living, espaço relax e deck com espelho d’água e por isso é capaz de atender aos mais diversos tipos de público. Os tons de cinza, com destaque para a cor Elefante, Suvinil, da Impermix, preto e amadeirado contrastam com os tecidos em fibra natural nas tonalidades cru e nude, complementando o verde trazido através da vegetação natural. Compondo toda a ambientação do mobiliário solto, destaca-se a iluminação com peças contemporâneas em pendentes para as mesas da sala de almoço e sala de jantar e o painel em mármore pietra fina na sala de almoço. Entre as peças do mobiliário, destaque para a chaise Motiró no espaço relax, desenvolvida pelo Studio Tri Design para a Brisa, por sua elegância e flexibilidade, que permitem diversas variações de modulação e para a linha Italiana Nardi, pela mistura de design, pesquisa e inovação tecnológica, toda em polipropileno e material é reciclável.

8 – Mariana Paula Souza / Home Theater

Buscando proporcionar uma sensação e relaxamento e aconchego a arquiteta Marina Paula Souza assina o Home Theater na Mostra Inove Trends Decor 2017. Integrando Home Theater, Estar e Jantar, o espaço segue os estilos contemporâneo e cosmopolita e conta com a predominância da cor azul Escuridão, Suvinil. A ambientação, que conta com inspiração monocromática, é complementada pelas peças em madeira, mármore e aço, e foi pensada para atender uma família que aprecia o conforto sem perder o estilo. Entre as peças do mobiliário, destaque para o sofá Patchwork com 2,90 x 1,03.

Lista de Parceiros

Telas / Quadros / Fotografias / Esculturas – Erwin Zaidowicz, Moldari, Galeria Zilda Fraletti, Sila Lima, Mariana Canet, Studio 454, Tony Reis, Janete Mehl

Iluminação – SPOT Lighting, JLA Instalações Elétricas, Projeção Elétrica

Tintas Suvinil e Revestimento 3D – Impermix;

Vasos e Paisagismo – Verdólatras, Casa das Plantas, Arvoredo, Campestre, Flora Quatro Elementos;

Revestimentos / Papel de parede – OBS Decor, José Clair Nascimento e Robson (instalação);

Painéis madeira / MDF – Berneck, Silvio Marceneiro

Tapetes – Persépolis, Originale Maison

Marcenaria / Mobiliário e artefatos em madeira – Soter Móveis, Exata Móveis, Mesure Interiores, Olavo del Sechi, Vieira Móveis, Boulle Móveis de Fundamento;

Mármores / Granito – Livestone, Stone Gallery, Maxi Marmoraria, KingStones Mármores e Granitos, Marmoraria Via Mar, Alto Vale;

Espelhos – Multividros;

Cortinas, almofadas – OBS Decor;

Cozinha Gourmet, armário quarto, painéis divisórios – Bontempo Móveis;

Comunicação Visual – CMYK;


Lareiras – 
Art Fire;

Itens Decorativos: Sapazziali Batel e Moldari;

Ambientes/ Fotos Nenad Radovanovic

Ambiente Carla Grüdtner

Ambiente Carla Kiss

Ambiente Deborah Nicolau

Ambiente Fernanda Bastos

Ambiente Fernanda Borio

Ambiente Leal Ribas

Ambiente Mariana Paula Souza

Ambiente Volpi Arquitetura

Por Marcela Luz

Imagens: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Design

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.