SOCIAL
To Top

Nova sede do Instituto Elos apresenta as melhores práticas construtivas em sustentabilidade

Complexo de seis edifícios em madeira será erguido em Santos

O Instituto Elos tem um projeto ousado e inovador para sua nova sede, localizada entre as cidades de São Vicente e Santos – SP, que traz elementos para posicioná-la como referência na arquitetura contemporânea. O terreno, que fica no Morro da Nova Cintra, de 18.000 m², vai receber um centro internacional de educação socioambiental capaz de atender, ao mesmo tempo, até 250 pessoas. Serão seis edificações construídas com as mais avançadas premissas de sustentabilidade, gerando baixo impacto ambiental e colaborando com a multiplicação do trabalho realizado pela ONG.

Para Rodrigo Rubido, co-fundador do Instituto Elos, a sede será a oportunidade de ampliar a atuação da entidade que desde 2000 já impactou mais de 180 comunidades no Brasil e possui prêmios de transparência, liderança e metodologia de diversas instituições. “Sempre sonhamos em ter um espaço que por si só fosse educador, que pudesse representar um modelo de desenvolvimento sustentável e de integração com a natureza. No Elos, sempre buscamos educar pelo exemplo e é esse o objetivo desse projeto, ser um exemplo para o Brasil e para o mundo”, conta.

A concepção inicial ficou a cargo da própria equipe do Instituto, que realizou um amplo processo participativo para desenvolvimento do espaço. O escritório Ânima Arquitetura e Planejamento, de propriedade do mesmo grupo de fundadores do Elos, assumiu a tarefa de transformar os sonhos em uma primeira ideia de arquitetura e no projeto legal. Para isso, contaram com a colaboração dos arquitetos André Mafra e Sacha Sinkovich; recebendo também a contribuição da arquiteta Leiko Motomura, responsável pelos os primeiros estudos de conforto térmico.

Do auditório ao alojamento, os espaços foram pensados para a realização de eventos e para a hospedagem de até 100 pessoas durante os processos imersivos de formação de lideranças promovidos pelo Instituto Elos. A complexidade e a beleza do desafio contribuíram para atrair ao projeto um grupo de parceiros especializados em diferentes áreas de conhecimento e que já desenvolvem trabalhos alinhados à sustentabilidade. AMATA (estrutura), Andrade Morettin (arquitetura), Arquimedes Costa Engenharia Estrutural (cálculo estrutural), CTE (sustentabilidade), Geasa (saneamento ambiental), Licuri (paisagismo), Maccaferri (contenções), MG&A (fundações), SAO (saneamento integrado) e Yottawatt (energias renováveis) estão envolvidos com a proposta de reduzir custos, consumo de energia, de água, otimizar recursos e melhorar a produtividade.

Construídos em madeira engenheirada, material que gera uma obra limpa, e destacados do solo para melhorar as condições de drenagem, os prédios serão conectados por uma passarela que permite total acessibilidade. A taxa de ocupação do terreno será de apenas 5%, visando o restauro e a preservação da biodiversidade nativa, uma vez que se encontra na Zona de Preservação Paisagística de Mata Atlântica. As estratégias de sustentabilidade incluem ainda produção de alimentos orgânicos, sistema de compostagem, jardins de chuva, arquitetura bioclimática, como: sombreamento das envoltórias, ventilação cruzada e isolamento térmico.

A legislação da área onde ocorrerá a instalação da sede permite somente construções desmontáveis, por isso, a escolha da madeira engenheirada foi assertiva. “Trata-se de um método construtivo pré-industrializado, que tem como base o pinus, uma matéria-prima renovável e que estoca o carbono. A madeira engenheirada é altamente resistente e tecnológica, permitindo edifícios multipavimentos”, explica Ana Belizário, gerente de projetos e novos negócios da AMATA – empresa responsável pelo plano executivo da obra. Para o arquiteto Vinicius Andrade do escritório Andrade e Morettin, o projeto para o instituto Elos representa uma oportunidade valiosa para a elaboração de uma arquitetura consciente, comprometida com nossa sociedade e com o meio ambiente. “O projeto acomoda as atividades do Instituto Elos observando as melhores técnicas disponíveis, ao mesmo tempo em que busca criar identidade capaz de representar os valores do instituto”, relata.

————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Feira na Rosenbaum em versão híbrida, apresenta a Casa Feira, na Design Weekend 2020

————————————————————————————————————————————————————

Ficha Técnica

Projeto: Espaço Elos

Local: Santos – SP

Área: 2.287m²

Arquitetura: Andrade Morettin Arquitetos e Ânima Arquitetura

Estudo Preliminar de Conforto Térmico: Leiko Motomura

Coordenação de projetos e Consultoria de Sustentabilidade: CTE

Estrutura: Amata
Consultoria e Projeto Estrutural: Arquimedes Costa Engenharia Estrutural

Fundações: MG&A Consultores de Solos

Contenções: Maccaferri do Brasil Ltda.

Projeto hidrossanitário, drenagem pluvial e energia solar: Geasa Engenharia Ltda

Paisagismo e projeto de conservação hídrico: Licuri Paisagismo

Tratamento de efluentes: SAO – Tomaz Gregori Kipnis

Sobre o Instituto Elos
O Instituto Elos é uma organização brasileira que desde 2000 atua com mobilização social e formação de lideranças para o desenvolvimento de comunidades vulneráveis como favelas e comunidades rurais. Sua trajetória está ligada a busca de formas mais efetivas de promover o desenvolvimento social acreditando que a única transformação consistente é aquela que acontece em comunidade. Ou seja, quando indivíduos, comunidades, governo e empresas se unem em torno de propósitos comuns.

Para isso, se especializou em processos de escuta, diálogo, mobilização, co-criação e ação social. Possui metodologia própria, reconhecida e premiada internacionalmente, por fortalecer a capacidade das pessoas de transformar sua realidade.
Saiba mais em www.institutoelos.org

Sobre a AMATA
A Amata é uma empresa brasileira que nasceu com o propósito de manter as florestas em pé. Operamos há 15 anos em comprometimento com as melhores práticas, possuindo hoje quatro operações florestais no território brasileiro. Conectada com as mais inovadoras tendências do mercado, a Amata traz para a construção civil a madeira engenheirada, sendo pioneira da tecnologia em larga escala no país. Por meio de uma indústria de alta tecnologia que produz peças estruturais a partir da madeira pinus, que naturalmente estoca carbono em seu interior, contribui para o equilíbrio do planeta. Essa tecnologia oferece um canteiro de obra mais eficiente, preciso, limpo, silencioso e sem desperdícios.

Saiba mais em www.amatabrasil.com.br.

Sobre a Andrade Morettin
O escritório, fundado em 1997, surgiu da associação dos arquitetos Vinicius Andrade e Marcelo Morettin, ambos formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP em 1992 e 1991, respectivamente. Em 2012, Marcelo Maia Rosa, formado pelo Mackenzie, e Renata Andrulis, formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, passaram a integrar a sociedade do escritório. Atuando na área de projetos de arquitetura e urbanismo, trabalha com projetos de diversas escalas e de naturezas bastante variadas, tanto para o setor público como para o setor privado. A conquista de algumas premiações importantes no panorama nacional e internacional conferiu ao escritório considerável estabilidade e garantiu o encargo de projetos de relevância na cidade. Saiba mais em https://www.andrademorettin.com.br/

Sobre a Arquimedes Costa Engenharia Estrutural
Atuando no mercado nacional desde 2008, a Arquimedes Costa Engenharia Estrutural é a materialização de um ideal: arquitetura e engenharia integradas a fim de desenvolver projetos desafiadores, de qualidade e com o melhor custo benefício. Só uma proposta que privilegie a criatividade aliada à performance, conhecimento e experiência do calculista pode garantir isso. Com vasto repertório adquirido em projetos de diferentes portes e complexidades, atuamos com excelência utilizando nos projetos os principais materiais – concreto armado, madeira e aço. Somos uma empresa que prima pela satisfação com os resultados através do bom atendimento, cumprimento de prazos, concepção dos projetos com alta qualidade e riqueza de detalhes construtivos. Adotamos a metodologia BIM, porque acreditamos que a modelagem de informação da construção seja a chave para estabelecer uma comunicação clara e precisa entre as equipes multidisciplinares oferecendo informações coerentes e confiáveis para todo o escopo do empreendimento, ampliando assim consideravelmente a sua compreensão. Valorizamos a boa arquitetura e buscamos soluções econômicas otimizando o uso dos materiais de forma racional e consciente. Uma questão de respeito ao projeto e ao impacto que ele causará economicamente para o seu cliente.
Portifólio online no Instagram: @arquimedescosta

Sobre o CTE
O Centro de Tecnologia de Edificações (CTE) é uma empresa de consultoria e gerenciamento especializada em qualidade, tecnologia, gestão, sustentabilidade e inovação para o setor da construção. Líder em consultoria de sustentabilidade no Brasil, o CTE desenvolve desde 1990 metodologias com o objetivo de colaborar na valorização dos projetos, através do uso da informação, comunicação, tecnologia e da formatação de estratégias aplicadas que primam pelo Desenvolvimento Urbano Sustentável. Saiba mais em https://cte.com.br/

Sobre a Geasa
Geasa é uma empresa de engenharia especializada em consultoria e projetos de saneamento ambiental. Fundada em 2000 com equipe técnica especializada, doutores e mestres. Ampla experiência nacional e internacional em projetos multidisciplinares de infraestrutura e projetos inovadores em drenagem sustentável.
Saiba mais em http://www.geasa.com.br/

Sobre a Licuri
A Licuri Paisagismo é uma empresa atuante em todos os aspectos da paisagem, trabalhando desde jardins residenciais aos jardins de áreas industriais. Sua diretoria é formada por profissionais com carreiras e conhecimentos complementares, o que resulta em projetos bonitos, de baixo custo de manutenção e ambientalmente responsáveis. Os Planos Diretores de Paisagem, com visão educativa e patrimonial, são um diferencial do trabalho da empresa. É com esta visão abrangente que a Licuri Paisagismo atua no mercado, seja em projetos de licenciamento ambiental, de intervenção paisagística ou nas diversas modalidades de assessoria técnica que oferece, procurando sempre a excelência e a qualidade nos serviços prestados e nos projetos desenvolvidos. As escalas de atuação variam de pequenos jardins urbanos e especiais, passando por praças e parques, até as grandes propriedades rurais, áreas institucionais e/ou comerciais, sempre no sentido de satisfazer às necessidades de seus clientes. Saiba mais em http://www.licuripaisagismo.com.br/

Sobre a Maccaferri

Fundada na Itália em 1879, a Maccaferri opera hoje em mais de 100 países e em 5 continentes. Em 1974, em Jundiaí, São Paulo – Brasil, foi fundada a primeira fábrica da Maccaferri América Latina e hoje opera em mais 19 países com 7 unidades produtivas e 120 engenheiros de atuação técnico/comercial.

Confecciona e comercializa produtos das áreas metalúrgica e termoplásticos produzindo gabiões e soluções com malha em dupla torção além de uma completa linha de geossintéticos.

A empresa oferece não só produtos, mas soluções ambientais, técnicas e funcionais para obras no segmento de Geotecnia, Hidráulica e Proteção Ambiental. Estamos presentes e atuamos nos setores de Transportes, Energia, Agronegócio, Mineração, Proteção Ambiental, Infraestrutura, Industrial e Construção Civil Leve

Comprometida em oferecer para obras de engenharia e arquitetura soluções técnicas, duráveis e que preservem o meio ambiente, a Maccaferri através de seu departamento Técnico e de P&D, tem constantemente evoluído seus produtos e soluções, de acordo com as necessidades do mercado, da engenharia, do meio ambiente e do planeta.

Saiba mais em: www.maccaferri.com/br

Sobre a MG&A

Fundada em 1989, a MG&A Consultores de Solos atua nas áreas de Engenharia Geotécnica, através da prestação de serviços de consultoria, projetos e assessoria técnica de: fundações de edificações e maquinários; reforços e recuperação de fundações existentes; obras de contenção; estabilização de encostas; obras de terra;   terraplenagem; drenagem superficial e profunda e pisos e pavimentos.

Com os seus mais de 30 anos de experiência, a empresa conta ainda com o acervo técnico acumulado por seus diretores, os quais se dedicaram exclusivamente ao longo de suas carreiras profissionais a trabalhos nas áreas de atuação aqui indicadas.

Os trabalhos técnicos são comandados diretamente pelos engenheiros Mauri Gotlieb e Ilan Davidson Gotlieb, que compõem a diretoria da empresa, chegando a representar uma experiência profissional de mais de 5.000 (cinco mil) trabalhos realizados.

São também profissionais ligados ao ensino superior, como professores das disciplinas de Mecânica dos Solos e de Fundações, tendo lecionado na Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), nas Faculdades de Engenharia e Arquitetura da Universidade Mackenzie, na Faculdade de Engenharia da Universidade Anhembi Morumbi e da Faculdade de Engenharia São Paulo (FESP), além de terem contribuições técnicas apresentadas em congressos e seminários nacionais e internacionais.

Sobre a SAO
SAO é uma empresa de consultoria e projeto para soluções de saneamento integrado, focando em manejo de águas pluviais, coleta e tratamento de esgoto e recuperação de recursos. Criada em 2017, vem atuando com Planos Municipais de Saneamento Básico, projetos para tratamento de esgoto em comunidades rurais, sistemas de drenagem urbana integrados com paisagismo, consultorias técnicas para estações de tratamento de esgoto mais eficientes e sustentáveis, e estudos específicos sobre saneamento pelo Brasil. Atuação com setor público, privado e organizações não governamentais brasileiras e internacionais, tendo realizado projetos pelo Brasil (São Paulo, Paraná, Bahia e Fortaleza) e também com algumas ações em outros Países, como na Zâmbia e Líbano.

Sobre a Yottawatt
Yottawatt uma empresa estabelecida no mercado a partir da reconhecida formação acadêmica e ampla expertise dos sócios e equipe em energia solar, engenharia e instalações elétrica. Nossa equipe permanente dispõe de engenheiros, técnicos e consultores de alta qualificação os quais possuem bases fundamentadas nas últimas tecnologias do mercado fotovoltaico, sempre visando qualidade, eficiência e durabilidade dos sistemas fotovoltaicos instalados. Saiba mais em https://yottawatt.com.br/

 

 

 

 

Por Imprensa AMATA

Imagem: Divulgação

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.