SOCIAL
To Top

Nomes consagrados do designer nacional, Paulo Alves e Sergio Matos marcam presença no BOOMSPDESIGN 2018

Participantes da exposição Design 2×2, que acontece durante a 11ª edição Fórum internacional de arquitetura, arte e design, os profissionais marcam presença junto com outros grandes nomes que despontam no cenário nacional

Design 2×2 traz Sergio Matos e Paulo Alves

Com o objetivo de discutir, atualizar, explorar, pensar e repensar o design, o BOOMSPDESIGN chega a sua 11ª edição com nomes importantes do design nacional Conhecido como fórum internacional de arquitetura, design e arte já tem data marcada e acontece nos dias 27, 28 e 29 de agosto, no Lounge da Bienal, no Parque do Ibirapuera, São Paulo.

Nomes como Paulo Alves e Sergio Matos marcam presença durante a exposição Design 2×2, um dos pontos altos do evento. “É um espaço aberto para mostrar o trabalho autoral ou com tiragem limitada de designers. O projeto foi um grande sucesso em 2017 e por isso demos continuidade em 2018”, revela Beto Cocenza, idealizador do evento.

‘Mais que função, o design tem o poder de abrigar história, memória e laços afetivos’, é dessa percepção que o designer mato-grossense Sérgio Matos, se abastece para o desenvolvimento de suas peças. Formado em designer de produto na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em 2005, tem a cidade paraibana como endereço residencial e profissional. Aberto há sete anos o estúdio que leva o seu nome conquistou prêmios como o Design Excellence Brazil (2011); if Product Design Award (2012) e Be Open (2014). Na recente edição da International Contemparary Furniture Fair (ICFF New York 2018) foi premiado como melhor Mobiliário de Área Externa entre todos os expositores da feira global.

Vistos em perspectiva, os móveis desenhados por Paulo Alves em 20 anos de trabalho desvendam uma lógica criativa em que a madeira – e suas características naturais e simbólicas – é a protagonista. Sempre com resultados surpreendentes, sua maestria no trabalho autoral com madeira remete ao legado dos mestres do móvel moderno brasileiro. Paulo se formou arquiteto na USP-São Carlos e, antes de sua atuação como designer, trabalhou no escritório de Lina Bo Bardi e também no Instituto Bardi, integrando a primeira equipe de pesquisa a inventariar os arquivos da arquiteta, para produção do livro e da exposição sobre a mestra italiana logo após sua morte na década de 1990.

Uma das apostas do idealizador é a arquiteta e designer Eloísa Piardi. Nascida no interior do Rio Grande do Sul, a profissional mora atualmente em Porto Alegre, onde desenvolve sua arte. Amante da arquitetura, antes mesmo de cursar a universidade, passou longa temporada no Oriente, experiência que despertou a profissão. De volta ao Brasil, teve experiência em diferentes áreas da arquitetura, atuando em diferentes escalas da arquitetura, desde projetos de edificações ao mobiliário.

De Recife, o Design 2×2 também apresentará o Studio Alfaia, criado pela afinidade e expertise do designer de interiores Jaildo Lima e a arquiteta Leandra Fernandez, que nasceu em Mar Del Plata, Argentina, e é formada em Arquitetura e Urbanismo. Filha de artista plástico, sempre esteve em contato com a arte e todo o processo criativo. O nome estúdio é inspirado no instrumento Alfaia, típico do ritmo Maracatu, popular em Pernambuco e parte importante da cultura do Nordeste Brasileiro.

A designer e empresária pernambucana Renata Jatoba, sócia criadora da Wunderbar Brasil, também marca presença durante o evento. O estúdio trabalha com móveis e estampas autorais, e repaginação de peças com valor afetivo. Todo o processo de criação e produção é realizado em Pernambuco e apresentam como proposta utilizar materiais regionais em peças de design contemporâneo.

Outro nome promissor é o de Marcos Bazzo, designer de interiores e artista nato. Nascido em Tupã, São Paulo, cidade preserva até hoje traços da cultura indígena, o artista dedica sua carreira a experimentar e unir as energias primitivas contidas em todas as culturas ancestrais. O resultado são peças únicas, em que o profissional mistura cores e texturas, que remetem aos povos nativos brasileiros, andinos, americanos entre outras culturas ancestrais.

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Enzo Sobocinski apresenta seu trabalho durante a exposição Design 2×2. O profissional se dedica à arquitetura, ao design de interiores, joias e artes plásticas e alia linguagens antagônicas propondo o confronto estético entre o contemporâneo e o antigo em seus trabalhos.

Participantes do Design 2×2 de 2017, Rapha Preto e Estevam Toledo se unem para apresentar uma peça inédita durante a exposição. Preto está à frente da Black Iron Design, estúdio que usa o aço para criar produtos com excelente acabamento. Já Estevão Toledo, que acumula quase 20 anos de profissão, desenvolve mobiliário com design contemporâneo, tendo a madeira como protagonista.

Encontrar a harmonia entre arquitetura, design, paisagismo e arte é a premissa da designer de interiores Marcela de Oliveira. Adepta do design biofílico, apresenta em seus projetos elementos que reforçam a presença da natureza, buscando provocar sensações e emoções positivas na arte do convívio e bem estar.

Designer, marceneiro e skatista, é assim que Regis Padilha se apresenta. Seu design traz uma simbologia brasileira e chama a atenção da imprensa e curadorias de design. Em dezembro de 2012 inaugurou em Gramado a TuCasaDesign, loja em formato de galeria inteiramente dedicada ao seu trabalho. Já em 2014, criou sua marca Caravaggio Movelaria Nacional. Foi premiado no Salão Design em 1° lugar. Em paralelo, foi convidado a expor seus produtos na IV e V Bienal Brasileira de design. Representou o Brasil na Miami Design Week em 2012 e 2013 e na Brazil S/A durante a semana de Milão, edições de 2013 e 2018.

Em 11 edições, o BOOMSPDESIGN já apresentou renomados profissionais que despontam no cenário mundial. “Ao longo dos anos tivemos parceiros importantes, como Diego Revollo, Carol Gay, Rodrigo Ambrosio e PAX.ARQ. Esses foram alguns nomes que passaram por aqui e reverberaram posteriormente no cenário do design”, diz Beto Cocenza, idealizador do evento.

 

Sobre o BOOMSPDESIGN

Idealizado por Beto Cocenza, desde 2007, o BOOMSPDESIGN faz parte do calendário de design e arte de São Paulo e chega à 11ª edição com o propósito de discutir, atualizar, explorar, pensar e repensar o design em sua melhor forma.

 

Serviço BOOMSPDESIGN:

27, 28 e 29 de agosto de 2018

Local: Lounge Bienal, no Parque Ibirapuera – São Paulo

Horário: das 12 às 21h

Inscrições: www.boomspdesign.com.br/cadastrese/

 

 

 

 

Por dc33 Comunicação

Imagem:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.