SOCIAL
To Top

Neuroarquitetura indica como as confraternizações podem nos influenciar positivamente

Gabi Sartori e Priscilla Bencke, fundadoras da Neuroarq®️ Academy, dão dicas para o melhorar o ambiente para o final de ano

Após longos meses de muitas incertezas, os rituais das festas típicas da época estão finalmente de volta, e renovar a atmosfera dos ambientes pode trazer grandes transformações. E esse com certeza vai ser um ano bem diferente deste último ano que passou. A retomada das celebrações em um contexto natalino causa impacto direto nos relacionamentos e no nosso bem-estar.

O que faz o Natal ser feliz, além da oportunidade de se reconectar e de agradecer, são as memórias que vem da infância, a ligação com a espiritualidade, a união e os laços que criamos, familiares ou não. As conexões sociais, em particular, podem ser influenciadas por aspectos externos de forma muito positiva por meio dos ambientes por onde transitamos e do nosso entorno.

Um bom exemplo disso são as decorações em fachadas, áreas comuns em condomínios, as portarias e varandas. Se um vizinho coloca uma decoração com luzes, bonecos e símbolos, todos se sentem motivados para fazer o mesmo. O ambiente comunica, convida e inspira.

“Nosso propósito é estimular a discussão sobre ambientes mais humanos” comenta Gabi Sartori, Arquiteta e Urbanista, certificada em Neuroscience and Architecture, Design and Urbanism (New school) e fundadora da Academia Brasileira de Neurociência e Arquitetura (Neuroarq®️ Academy).

A arquitetura, de fato, vai bem além da criação de espaços confortáveis e visualmente agradáveis. Se aliada aos conhecimentos da Neurociência, ela pode desenvolver ambientes que impactam positivamente no bem-estar físico e emocional das pessoas, mexendo com as emoções, comportamentos e até com os mecanismos de tomada de decisão. Tudo isso é obtido fazendo uso de variáveis ambientais como iluminação, aroma, sons e cores. É a ciência do cérebro a favor da construção de ambientes físicos mais assertivos. O conceito é novo por aqui, mas surgiu nos Estados Unidos há cerca de 20 anos. No Brasil, embora pouco explorado, vem ganhando cada vez mais terreno, em particular com a crescente e necessária preocupação com a saúde de forma holística – física, sempre, mas também mental e emocional.

————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Muito além do branco: se inspire com projetos de paredes de destaque

————————————————————————————————————————————————————————

“Acreditamos que quando conhecimentos científicos se somam à nossa técnica profissional e a uma profunda renovação na forma de projetar, com muito mais empatia e olhar humano, isso transforma o mundo, ou melhor, transforma o nosso mundo para depois proporcionar mudanças na qualidade de vida da humanidade” explica Priscilla Bencke, arquiteta e urbanista, pós-graduada em Neurociências e Comportamento, fundadora e curadora de conteúdo da Neuroarq®️ Academy.

Priscila e Gabi selecionaram algumas dicas que podem ser facilmente aplicadas na hora de preparar ambientes acolhedores para as festas:

– Aconchego – Arrume a casa de preferência com móveis arredondados, com formas mais orgânicas que transmitem a ideia de aconchego. A mesa da ceia, em um formato redondo, por exemplo, ajuda os convidados a se comunicarem melhor.

– Crianças – Celebrar o Natal irá criar novas memórias em especial em nossas crianças, que estão recebendo e armazenando as informações mais relevantes do ambiente. Convide as crianças para ajudar na montagem da decoração e na preparação geral da ceia, por exemplo.

– Aromas – busque usar nesse período um cheiro característico da época que remete a momentos importantes, algo que faça lembrar da família ou de conquistas especiais.

– Sons – procure explorar músicas que sejam características dessa época, faça uma seleção entre a família e os amigos.

Sobre a Neuroarq®️ Academy

Pioneira do tema no Brasil, a Academia Brasileira de Neurociência e Arquitetura tem o objetivo de capacitar profissionais, disseminar conhecimento, desenvolver estudos e integrar múltiplas áreas a partir de uma visão sistêmica de espaço, comportamento e bem-estar. Liderada pelas especialistas Priscilla Bencke e Gabi Sartori e destinada a arquitetos, designers, projetistas e demais interessados, a Neuroarq®️ Academy é responsável pelo desenvolvimento de pesquisas que envolvem neurociência, psicologia, arquitetura, design e tecnologia, por meio de iniciativas como o Workshop de Neurociência e Arquitetura, o Laboratório Brasileiro de Neurociência e Arquitetura, o Grupos de Estudos Voluntários, a Plataforma de Conteúdos da Academia Brasileira de Neurociência e Arquitetura, além da NEUROARQ®️ DAY, Conferência Internacional de Neurociência e Arquitetura, que este ano foi realizado em outubro.

Mais informações:  https://www.neuro.arq.br/

https://www.instagram.com/neuroarq_academy/

Referências de estudos e pesquisas aprofundados:

(1) Y. Garfinkel, Dancing at the Dawn of Agriculture. Austin: University of Texas Press, 2003.

(2) E. Hatfield; J.T. Cacioppo; R.L. Rapson, Emotional Contagion. Current Directions in Psychological Science, v.2, pp.96-9, 1993.

(3) Eric R. Spangenberg, Bianca Grohmann, David E. Sprott, It’s beginning to smell (and sound) a lot like Christmas: the interactive effects of ambient scent and music in a retail setting, Journal of Business Research, Volume 58, Issue 11, 2005, Pages 1583-1589, ISSN 0148-2963, https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2004.09.005.

(4) Carol M. Werner, Sonja Peterson-Lewis, Barbara B. Brown, Inferences about homeowners’ sociability: Impact of christmas decorations and other cues, Journal of Environmental Psychology, Volume 9, Issue 4, 1989, Pages 279-296, ISSN 0272-4944, https://doi.org/10.1016/S0272-4944(89)80010-6.

(5) Kasser, T., Sheldon, K.M. What Makes for a Merry Christmas?. Journal of Happiness Studies 3, 313–329 (2002). https://doi.org/10.1023/A:1021516410457

 

 

Por Rozane Sztejnberg

Imagem: Divulgação

 

 

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.