SOCIAL
To Top

Neste Dia do Arquiteto, conheça profissionais brasileiros que compõem o cenário do design nacional

Arthur Casas, Lina Bo Bardi e Oscar Niemeyer são alguns dos nomes que assinam peças exclusivas para marcas de design

Há décadas, marcas nacionais investem na produção de mobiliário sustentável, construindo um legado de design brasileiro ambientalmente responsável. Esse trabalho é feito em parceria com alguns dos principais arquitetos brasileiros, profissionais homenageados neste Dia do Arquiteto, celebrado em 15 de dezembro. Entre eles, estão alguns nomes de destaque e projeção internacional, como Arthur Casas, Sérgio Rodrigues e Carlos Motta, que assinam peças exclusivas para a marca catarinense Butzke, especializada em ecodesign. Enquanto isso, Isay Weinfeld se destaca por seu trabalho com a ETEL, referência no design sustentável brasileiro e principal interlocutora internacional do segmento. A marca também tem um papel importante na manutenção do legado do design modernista, sendo licenciada exclusiva na reedição de peças de Lina Bo Bardi e Oscar Niemeyer, por exemplo.

Arthur Casas
Reconhecido nacional e internacionalmente por sua visão modernista, o arquiteto e designer une conceito à funcionalidade, prezando pelo conforto na criação de suas peças. A Linha Toras, uma das quais assina para a Butzke, traz mobiliário com toras de cumaru, estrutura de metal com pintura epóxi e estofado.

Sérgio Rodrigues
Um dos pioneiros a transformar o design brasileiro em design industrial e torná-lo conhecido internacionalmente, Sérgio Rodrigues teve sucesso ao adaptar o modernismo à realidade brasileira na criação de seus móveis. Formou uma identidade nacional por meio de seus desenhos e do uso de materiais tradicionais, como couro, palhinha e madeira, trazendo visibilidade à cultura brasileira. A Linha Tajá, reeditada pela Butzke, traz peças adequadas para áreas externas, utilizando jatobá como uma das opções de acabamento.

Carlos Motta
Com um conceito baseado no equilíbrio entre ciência, arte e economia, Carlos Motta conseguiu destaque nas melhores empresas do segmento. Em parceria com a Butzke, o designer assina várias coleções para a marca, sempre mantendo a preocupação com a sustentabilidade. A Linha Rio PET, por exemplo, apresenta cadeiras trabalhadas com acabamento em PET de diversas cores.

Isay Weinfeld
Um dos arquitetos mais renomados da sua geração, Isay Weinfeld propõe soluções inovadoras para seus móveis e projetos, resultando em peças criativas e com traços únicos. Desde 2002, realiza parcerias com a ETEL, dando vida a mobiliários e acessórios únicos, trabalhados em madeiras nativas como o ipê.

Lina Bo Bardi
Arquiteta modernista, Lina se destacou por seu trabalho que deu luz a paredes pouco convencionais, como as do Museu de Arte de São Paulo. Lina percorreu por várias áreas, incluindo o universo das artes, da ilustração, da cenografia, dos grafismos, do design de interiores e de mobiliário. Algumas de suas peças icônicas, como o Carrinho de Chá LBB, foram reeditados exclusivamente pela ETEL.

Oscar Niemeyer
Niemeyer fez história ao construir obras arquitetônicas marcantes, mas seu trabalho também passou pelo design. Acreditava que o mobiliário da época desvalorizava a arquitetura, então decidiu desenhar peças autorais, como a icônica Cadeira de Balanço Rio, o Banco Marquesa e a Poltrona Alta, reeditadas exclusivamente pela ETEL.

Sobre a Butzke
Há 120 anos, a Butzke, instalada no município de Timbó (SC), é referência no design de móveis sustentáveis, tornando-se a primeira empresa brasileira a ter produtos finais certificados pelo selo FSC (Conselho de Manejo Florestal). O portfólio da marca reúne peças para áreas externas e de lazer, com alcance no mercado nacional e exterior.

Butzke – http://www.butzke.com.br
Rua Fritz Lorenz, 4879
Timbó – Santa Catarina
Tel: (47) 3312-4000

Sobre a ETEL
Uma das marcas de maior expressão em mobiliário de luxo no Brasil, a ETEL dá luz a desenhos primorosos da produção moderna brasileira, a partir de um trabalho pioneiro de reedição de peças assinadas por arquitetos e designers nacionais renomados, como Zanine Caldas, Oscar Niemeyer e Lina Bo Bardi. A continuidade do legado moderno se dá por preeminentes criadores contemporâneos, como Claudia Moreira Salles, Arthur Casas, Etel Carmona e Dado Castello Branco.

Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1834
Jardim América – São Paulo
Por Mariana Barbosa
Imagem: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.