SOCIAL
To Top

Museu de Arte Contemporânea do Paraná abre suas portas para o 1ºSimpósio Internacional de Performance Arte, que reunirá artistas e estudiosos de renome internacional

Começa nesta quinta-feira (21/11) o 1º Simpósio Internacional de Performance Arte, que reunirá artistas e estudiosos de renome internacional

Começa nesta quinta-feira (21/11), às 16 horas, no Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR), hoje em funcionamento dentro do Museu Oscar Niemeyer, o 1º Simpósio Internacional de Performance Arte, que se estenderá até o domingo (24/11). Nos dois primeiros dias do evento, quinta e sexta-feira, serão realizadas mesas-redondas e palestras com artistas de renome internacional nesse âmbito da expressão artística. Durante o fim de semana, haverá performances. As inscrições para o evento estão abertas no site: http://P-arte.org/br/simposio, e a entrada é franca para toda a programação.

No dia da abertura do Simpósio, haverá, a partir das 16 horas, a mesa “Performance Arte, registro e memória”, com a participação de Malgorzata Kazmierczak (Polônia), professora da Universidade de Cracóvia, doutora em História e pesquisadora da área da performance, e da brasileira Luana Veiga, que além de artista das áreas de videoarte e performance, também é doutora em Multimeios e professora do Departamento de Arte da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A mediação será da curadora e mestre em História, Teoria e Crítica de Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Isadora Mattiolli.

Ainda na quinta, às 19 horas, haverá palestra com a artista britânica Sandra Jonhston, professora da Northumbria University, de Newcastle, Reino Unido.

Na sexta-feira, segundo dia do Simpósio, também começando às 16 horas, acontecerá a mesa “A prática e o ensino da performance”. Participam a norte-americana Marilyn Arsem (Estados Unidos), integrante e fundadora do Moebius Inc., coletivo de artistas multidisciplinares com sede em Boston, e a brasileira Amabilis de Jesus, professora de Figurino, Cenografia e Performance do Colegiado de Artes Cênicas da UNESPAR/FAP. A mediação ficará por conta da artista e mestre em Artes Visuais, na linha de pesquisa Poéticas Visuais, Débora Santiago, também professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP).

Às 19 horas, na sexta-feira, profere palestra outro grande nome da performance mundial: o escocês Alastair MacLennan, veterano da arte da performance, reconhecido mundialmente e hoje radicado na Irlanda, onde é integrante do importante coletivo Black Market International (BMI).

O terceiro e o quarto dias do 1º Simpósio Internacional de Performance Arte serão dedicados a performances de artistas locais, nacionais e internacionais, entre 14 e 18 horas. No sábado, estão programadas performances de Cecília Stelini (Campinas), Maíra Vaz Valente (São Paulo) e Fernanda Quintana-Pistono (Chile). No domingo, participam Verônica Cruz (Chile), Tissa Valverde, Margit Leisner e Eliana Brasil, todas de Curitiba.

O curador do evento, o também artista e pesquisador curitibano Fernando Ribeiro, afirma que a performance é uma expressão artística “viva, experimental. Não é uma instalação ou uma arte na parede. É, portanto, uma arte do risco, na qual a presença é o momento em que se descobre se ela realmente vai se efetivar”.

Ribeiro é, pela quarta vez, também curador da Semana de Performance da Bienal Internacional de Artes de Curitiba. O 1º Simpósio Internacional de Performance Arte, integrante da Semana, é uma iniciativa conjunta da p.ARTE — plataforma independente de performance arte com sede em Curitiba —, da qual Ribeiro é fundador, com o Museu de Arte Contemporânea do Paraná. A p.ARTE no Museu propõe uma reflexão teórica e prática sobre a performance na cidade.

Serviço

1º Simpósio Internacional de Performance Arte
de 21 a 24 de novembro de 2019

Inscrições gratuitas: http://P-arte.org/br/simposio

MAC no MON

Rua Marechal Hermes, 999. Centro Cívico. Curitiba/PR.

O MAC-PR está em reforma. Durante o período de restauro de sua sede, inaugurada em 1974, o museu está funcionando no MON, com programação nas salas 8 e 9.

PROGRAMAÇÃO

dia 21
16h | Mesa-redonda: Performance Arte, registro e memória. Com Malgorzata Kazmierczak (Polônia) e Luana Veiga (Campinas/Curitiba, Brasil). Mediação: Isadora Mattiolli
18h | Intervalo
19h | Palestra com Sandra Jonhston (Inglaterra)

dia 22
16h | Mesa-redonda: A prática e o ensino da performance. Com Marilyn Arsem (Estados Unidos) e Amabilis de Jesus (Curitiba, Brasil). Mediação: Débora Santiago
18h | Intervalo
19h | Palestra com Alastair MacLennan (Irlanda)

dias 23 e 24
14h às 18h | Apresentações de performances com artistas nacionais e internacionais

 

 

 

 

Por Comunicação Seec

Imagem: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.