SOCIAL
To Top

Museu da Casa Brasileira lança o livro ‘Alex Wollner Brasil: Design Visual’ neste sábado

Para marcar a despedida da exposição ‘Alex Wollner Brasil: Design Visual’, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, lança neste sábado, dia 24 de agosto, a obra que leva o mesmo nome da exposição. O volume condensa cartazes, gravuras, projetos gráficos de livros, manuais de identidade originais e um resumo da trajetória profissional de Wollner, um dos mais importantes designers gráficos brasileiros.

A obra foi originalmente lançada em Frankfurt, na Alemanha, junto com a montagem da exposição no Museu Angewandte Kunst, onde ficou em cartaz entre 2013 e 2014 com curadoria de Klaus Klemp e co-curadoria de Julia Kartesalo.

Wollner desenvolveu diversas identidades corporativas abrangendo a comunicação visual completa da empresa – desde o design de interiores dos escritórios, às fontes tipográficas e sistemas de sinalização, os meios de propaganda, a embalagem e até o vestuário dos funcionários. Para ele, o design corporativo significava mais que o logo correto: o resultado desse processo era uma importante revisão na cultura interna da empresa; um sistema complexo de forma a não se tornar distorcido ou obsoleto. Sua abordagem teve impacto duradouro na imagem dessas companhias, que acabaram por se tornar referências internacionais em design visual. Os manuais de aplicação destas marcas fazem parte do conteúdo do livro, tornando-o um registro único do percurso profissional do designer.

Wollner nasceu em São Paulo, em 1928, e, após estudar no Instituto de Arte Contemporânea (IAC, São Paulo) e na HfG-Ulm (Hochschule für Gestaltung, em Ulm, na Alemanha), fundou a Forminform, primeira agência brasileira de design industrial e gráfico, tendo sido seus sócios Geraldo de Barros, Ruben Martins e Walter Macedo. Com o colega e professor Karl Heins Bergmiller, Alexandre Wollner desenvolveu um conceito para educação em design no Brasil, seguindo o modelo de Ulm, e, assim, ajudou a fundar a Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), no Rio de Janeiro, em 1963, onde lecionou por anos. O profissional faleceu em 2018.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

SERVIÇO
Lançamento do livro ‘Alex Wollner Brasil: Design Visual’
Dia 24 de agosto
Sábado, das 14h00 às 18h00
Entrada Gratuita
Patrocínio: Zanini | Apoio: Klabin e Clarion Faria Lima | Apoio de impressão: IPSIS gráfica e editora.

Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727

VISITAÇÃO AO MUSEU 
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados
Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br

 

 

 

 

Por Jaqueline Caires – Museu da Casa Brasileira

Imagem: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.