SOCIAL
To Top

Museu da Casa Brasileira inaugura mostra Peconheiros

A nova exposição apresentará as soluções desenvolvidas junto à comunidade na Amazônia para que os coletores de açaí tenham mais segurança

Abertura: 11 de setembro, às 19h – entrada gratuita
Visitação até 14 de outubro

Para apresentar o trabalho desenvolvido pelas designers polonesas Monika Bauntsch e Dorata Kabala e pela designer brasileira Carolina Menezes junto à comunidade de Boa Vista do Acará, na Amazônia, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, gerido pela Sociedade Civil através da A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, inaugura no dia 11 de setembro, terça-feira, às 19h, com entrada gratuita, a exposição ‘Peconheiros’. Na ocasião, os visitantes também poderão participar de uma visita orientada com as curadoras.

A nova mostra do MCB apresenta o projeto e as soluções que visam aumentar a segurança e o conforto dos coletores de açaí (os chamados peconheiros) na subida das palmeiras, que medem em torno de 15 metros de altura.

Os peconheiros costumam subir nos açaizeiros sem proteção, com um facão acomodado no short ou entre os dentes e uma folha da palmeira ou saca enrolada nos pés. Tradicionalmente, esses profissionais subiam as palmeiras para apanhar comida para suas famílias, mas, atualmente, com o aumento da demanda comercial por açaí, cresceu também a atividade diária desses profissionais e, com isso, as difíceis condições de trabalho e o cansaço resultam em acidentes mais frequentes.

“Durante os workshops e pelas conversas com os peconheiros percebemos que subir nas árvores sem proteção é a maneira mais rápida e eficiente de coletar açaí, além de ser uma comprovação de força física. Novas soluções podiam interessá-los, mas eles não estavam preparados para mudanças radicais. O envolvimento da comunidade no processo de design foi importante, não só pela experiência deles, mas também para compartilhar a propriedade do projeto” comenta Monika Brauntsch, da fundação Spirit of Poland.

O trabalho das designers e de toda a equipe tem como objetivo melhorar as condições de segurança dos trabalhadores, por meio de equipamentos que respeitem o contexto local e as habilidades dos profissionais no dia a dia. “Durante o trabalho em Boa Vista, procuramos aplicar soluções práticas vindas da escalada, da arboricultura e do design para esportes, ao mesmo tempo que trabalhamos com materiais e técnicas locais. Isso foi crucial para possibilitar a popularização das soluções criadas”, completa Dorota Kabala, do estúdio We Design for Physical Culture.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

SERVIÇO:
Abertura da exposição Peconheiros
Dia e Horário: 11 de setembro, terça-feira, às 19h
Entrada gratuita
Apoio: Absolut e Bolados Sucos
Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032.3727

VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados
Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br

 

 

 

 

 

Por Jaqueline Caires – Museu da Casa Brasileira

Imagem: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.