SOCIAL
To Top

Mural de Eduardo Kobra é inaugurado em Mônaco

O primeiro mural de Eduardo Kobra no Principado de Mônaco acaba de ser inaugurado, A obra retrata uma crítica ao aquecimento global e simboliza o posicionamento sustentável do país. O artista brasileiro participou de evento em Mônaco nesta segunda-feira (18/03) na presença de S.A.S Príncipe Albert II de Mônaco e de Luciana de Montigny, presidente da associação Brasil Monaco Project, uma das principais apoiadoras do projeto.

Kobra é reconhecido por suas artes impactantes que geram reflexões sobre causas sociais e ambientais. Seu mural em Mônaco foi inspirado na obra “A Persistência da Memória”, de Salvador Dalí (1904-1989), e retrata os conhecidos relógios derretendo nas geleiras da Antártida. É uma crítica às ações humanas responsáveis pelo aquecimento global e que prejudicam o meio ambiente. Com 12m de largura por 7m de altura, o mural ficará exposto no rochedo de Mônaco indefinidamente, atraindo atenção de viajantes de todas as partes do mundo.

De acordo com Eduardo Kobra, “eu já tinha bastante conhecimento sobre Mônaco, até porque sou fã do Ayrton Senna, que tem uma longa história aqui no país. Então, como brasileiro eu já tinha essa conexão com o principado. Poder trazer minha obra para cá neste momento é uma forma de conscientizar as pessoas através da arte sobre um tema tão importante que é o aquecimento global. Este painel faz uma releitura da icônica obra de Salvador Dalí, só que neste caso trabalhei com alguns elementos da obra e também com elementos que remetem ao aquecimento global, com as geleiras derretendo”.

Para Luciana de Montigny, o “Brasil Monaco Project deseja apresentar uma mensagem impactante sobre as ameaças muito preocupantes do aquecimento global. Uma verdadeira mensagem de advertência que deve ser endereçada primeiro a nós mesmos. Então, o que é mais lógico do que usar a arte para transmitir esse recado e chamar Eduardo Kobra para fazê-lo aqui em Mônaco? Quando pedimos a Kobra que aceitasse esse desafio ele não hesitou um segundo. Ele é acima de tudo um homem comprometido de convicção e de coração! E assim nasceu a obra ‘Global Warming’ (‘Aquecimento Global’), que foi realizada em performance ao vivo no Yacht Club de Monaco desde 9 de março e que será exibida excepcionalmente no Fort Antoine a partir de hoje e por vários meses”.

O artista também cedeu oito cópias de uma versão reduzida da obra, que serão colocadas à venda para angariar fundos e apoiar projetos beneficentes e ambientais da Associação Brasil Monaco Project e da Fundação Prince Albert II.

De acordo com Gisele Abrahão, representante do Escritório de Turismo de Mônaco no Brasil, “estamos muito emocionados de ter um artista como o Kobra inaugurando uma arte com tanto significado para o principado. O país é muito engajado em causas sustentáveis e a arte de Kobra com certeza nos ajudará a chamar a atenção de todo o mundo para o aquecimento global. Começamos este projeto há mais de um ano e ficamos muito felizes com o resultado. Queremos convidar todos os brasileiros a conhecerem a obra e embarcarem nesta jornada a favor de um mundo mais consciente e engajado”.

Durante o evento, Kobra e S.A.S Príncipe Albert II de Mônaco assinaram a obra, simbolizando uma relação e colaboração cada vez maiores entre Brasil e o principado.

Para saber mais sobre o destino, acesse www.visitmonaco.com e o site Bureau Mundo, escritório virtual da GVA: www.bureaumundo.com.

Sobre Mônaco

Mônaco é um destino divertido e moderno cheio de atrações culturais, opções esportivas e vida noturna agitada. Para apreciadores de viagens culturais, há museus sobre os mais diferentes e interessantes assuntos. Na lista dos principais monumentos do país figuram a Catedral de Mônaco, o Palácio Principesco e o famoso Cassino e Ópera de Monte-Carlo, que recebe concertos e apresentações prestigiadas. A gastronomia também é excelente em todo o país, com mais de uma centena de restaurantes de todos os tipos (como culinárias francesa e italiana, asiática, orgânica e muito mais), sendo seis deles premiados com estrelas Michelin. Mônaco também está investindo cada vez mais em iniciativas sustentáveis. Tanto instituições governamentais como empresas privadas estão mudando suas próprias atitudes para torná-las mais responsáveis, criando campanhas de conscientização e promovendo e patrocinando projetos que tenham como foco a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento de sociedades marginalizadas.

Sobre a Global Vision Access

A Global Vision Access é uma empresa de comunicação e marketing em turismo, reconhecida no mercado nacional e internacional. A GVA facilita a entrada e a consolidação de destinos turísticos no mercado brasileiro, oferecendo serviços de planejamento estratégico, marketing e relações públicas e sempre se destacando com os projetos especiais que desenvolve. Fazem parte do portfólio da empresa a Alitália, o Principado de Mônaco, Noruega e Ilhas Seychelles. Também se inclui ao portfólio da GVA parcerias estratégicas com organizações e empresas de outras indústrias que buscam maximizar exposição, oportunidades de negócios e retorno sobre o investimento para cada cliente.

 

 

 

Por Maria Clara Mancilha

Imagem: © Direction de la Communication – Manuel Vitali

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.