SOCIAL
To Top

Mostra Glass Home é prorrogada até o dia 24 de outubro

Evento em Novo Hamburgo apresenta 20 projetos de profissionais renomados do mercado

A terceira edição da Mostra Glass Home foi prorrogada até o próximo dia 24 de outubro. O tradicional evento é realizado em um casarão histórico de Novo Hamburgo/RS e apresenta 20 projetos assinados por arquitetos e designers conceituados. Com uma área total de 1,4 mil m², todos os espaços foram transformados, trazendo novidades do mercado através de ambientes reais de uma casa. O evento, prorrogado por duas semanas a partir da data prevista, é destinado ao público em geral e aos profissionais do setor que buscam inspirações.  

SERVIÇO

Evento: Mostra Glass Home 2021

Data: de 28 de agosto a 24 de outubro
Horários: terça a sexta-feira: 15h às 21h, aos sábados: 14h às 21h e aos domingos e feriados: 14h às 20h

Horário do Bistrô: mesmos dias da Mostra, porém até às 22h
Local:
 R. Joaquim Nabuco, 1437 – Centro, Novo Hamburgo/RS
Realização:
 Grupo Glass, que também desenvolve a Mostra GHD, Revista Glass e Glass Mall
Ingresso:
 R$ 35,00 para visitar a Mostra, mas se quiser usufruir somente da área externa e do Bistrô será cobrado R$ 5,00. Ingressos podem ser adquiridos na hora ou através do site: https://bit.ly/ingressomostraglasshome

Confira mais detalhes dos ambientes desta edição:

Espaço Deságua –  Gabriela Pires Arquitetura 

Entre os ambientes da mostra, está o Espaço Deságua, uma varanda externa assinada pela arquiteta Gabriela Pires. O ambiente tem o conceito de um “espaço todo lavável em tempos de pandemia”. Para este projeto, a arquiteta trouxe o conceito de um rio que flui. “A palavra é nascente. Corre em verso. Amor que deságua, água essa essencial ao ser humano”, define. Além disso, a profissional apresenta texturas em pisos e superfícies com elementos de água, combinadas aos lançamentos de produtos da marca Docol, buscando trazer uma sensação de leveza e bem-estar aos visitantes. “A proposta do projeto é fazer uma reflexão do momento, valorizar o ar puro e a saúde, além de criar um ambiente inspirador e de boas energias”, explica a arquiteta.

Suíte Maui – Camila Oliveira Design de Interiores 

O projeto da designer de interiores Camila Oliveira traz o conceito de um ambiente que leva para uma atmosfera de descanso, através de materiais, cores, traços modernos e elementos naturais. “Foi utilizado de uma arquitetura biofílica para modificar o ambiente através do uso de elementos da natureza”, destaca Camila. O recorte em Basalto iluminado na área do quarto valoriza a pedra e envolve a marcenaria nobre e sofisticada do espaço. Um ambiente com elementos artesanais e únicos.

Suíte Gaia – Michel Keller Design de Interiores 

O ambiente projetado por Michel Keller busca conectar o casal à natureza. “O espaço traz o conceito de vida a dois conectados à Mãe Terra”, ressalta o designer. Entre os diferenciais da suíte master, destaca-se o painel com estampa, os tons terrosos e o gesso em arcos. “Um dos destaques é o uso de iluminação periférica e não no teto. Assim, a iluminação trabalha de forma reflexiva no forro e não de forma downlight”, destaca o profissional. Além disso, o painel de revestimento em penas foi desenhado pelo profissional e carrega uma história.

Living Executivo – Ildo Silva Arquitetura

O ambiente intimista, assinado por Ildo Silva Arquitetura, foi pensado para o público masculino e traz espaços para relaxar, receber e também trabalhar. O living conta com um misto de materiais, iluminação vertical e elementos de cores fortes. “Minha inspiração foram os lofts de grandes metrópoles, como Nova Iorque e Londres”, destacou Silva. Os destaques em materiais são a iluminação, o painel de foto iluminado e os blocos vazados em concreto revestindo as paredes.

De todos os lugares: o meu lugar – Renata Marques Arquitetura 

O escritório Renata Marques Arquitetura e Urbanismo é responsável pelo estar íntimo e hall da mostra. O espaço multifuncional conta com uma área destinada ao descanso individual e outra destinada ao bem-estar e aconchego. A marca do ambiente é a combinação do clássico com o contemporâneo, mantendo a arquitetura do casarão, com tons claros e marmorizados. “O objetivo do espaço é trazer uma verdadeira experiência para o morador, pois ele se sentirá acolhido através de um ambiente integrado e funcional”, explica Renata. A automação do espaço, os quadros com paspatur em porcelanato e o móvel esculpido manualmente são alguns dos destaques do living.

Poema Bistrô – BT Arquitetura 

Um dos diferenciais da mostra deste ano é o espaço Café e Bistrô, ambiente assinado pelo escritório BT Arquitetura e com gastronomia fornecida pelo Pancetta Gourmet, tradicional mercado gourmet de Novo Hamburgo, e pela Cookin Gastronomia, empresa especializada em eventos. O ambiente conta com poucas intervenções de materiais, sendo que a maior preocupação é com a unidade do espaço. “Nos preocupamos em relação ao fluxo e a trazer sensações visuais e de aconchego para quem usufruir do ambiente”, define a arquiteta Betina Tessmann, sócia do escritório. Além disso, o espaço é “um lugar que não dá vontade de sair, cheio de personalidade e incrivelmente preparado para receber aqueles que irão desfrutar da parte gastronômica do Bistrô”, complementa Betina.

Quiosque Gourmet – Pluria Multidesign

Projetado pelo escritório Pluria Multidesign, o Quiosque Gourmet se destaca na área externa da casa. O espaço, que lembra um container, foi fabricado para que seja possível transportar a estrutura pronta. “Um grande diferencial é poder transportar o espaço todo pronto para onde se quiser. O que permite uma grande flexibilidade para eventualmente mudar a localização do quiosque”, comentou a arquiteta Daniela Engel, gestora do escritório. O quiosque teve sua inspiração nas memórias afetivas trazidas por um espaço de comemorações e convívio entre familiares e amigos.

Statera: equilíbrio dos sentidos, integração e conexão – Tamara Rodriguez Arquitetura

O espaço projetado pela arquiteta Tamara Rodriguez recebe os visitantes da mostra e busca trazer um ambiente equilibrado para introspecção e conexão interior, yoga, meditação e contemplação. “A varanda nunca teve tanta importância nos lares como nos dias atuais, com o isolamento passamos a valorizar mais os ambientes de conexão com a natureza. A varanda tornou-se um espaço cotidiano fundamental, ora dedicado à prática da yoga ou de exercícios, ora como espaço social”, explicou a arquiteta. Um dos destaques do ambiente é o piso personalizado executado por artistas azulejistas, que fizeram todo o recorte das peças de porcelanato retangular, criando um desenho único e fluido.

Espaço Bossa – Studio Bloco Arquitetura

Leve e despojado, o projeto assinado pelo Studio Bloco traz a dualidade entre o popular e o erudito, entre o aconchego e a sofisticação, entre o jazz e o samba. O espaço é composto por três ambientes que se complementam: a biblioteca, o living e o lavabo. “A escolha dos materiais partiu da ideia de resgatar elementos presentes na casa brasileira, como o forro em madeira, o piso de caquinhos cerâmicos e a parede de tijolinhos, através de uma releitura contemporânea destes elementos”, relatou Maicon Soares, arquiteto e sócio do escritório. Um dos diferenciais do ambiente é o astral despojado e sofisticado, a riqueza de texturas e o sentido de unidade que existe entre os três ambientes do espaço.

————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Neuroarq Day recebe renomados palestrantes internacionais

————————————————————————————————————————————————————————

Cozinha Viva! – Reginato e Silva Arquitetura

Assinado pelo escritório Reginato e Silva Arquitetura, a Cozinha Viva busca resgatar o espaço de convivência da família como o coração da casa. O ambiente traz o aconchego e a funcionalidade como marcas registradas, já que o espaço é perfeito para receber. “Aliado ao conceito, a ideia foi criar um espaço com integração familiar e conforto dentro do ambiente da cozinha, com espaços para sentar junto à bancada, em uma mesa para refeições, e até em um pequeno espaço de estar”, comentam os arquitetos Glauco Silva e Cleide Reginato, arquitetos e sócios do escritório. A inspiração para a criação dos espaços e do conceito foi da vivência em pandemia, do repensar a casa e os seus espaços.

Eat and Drink – Gargioni Arquitetos 

Com inspiração no interior das casas vitorianas de Londres, o ambiente gourmet projetado pelo escritório Gargioni Arquitetos se destaca pela limpeza visual que foi realizada através do escamoteamento dos eletros. “A marcenaria com os cantos arredondados, o tampo da bancada gourmet em Quatzito Matrix, o mobiliário de design nacional e o projeto luminotécnico arrojado automatizado”, contam os arquitetos Felipe Gargioni e Lucas Thomás. Entre os destaques do ambiente está o estilo industrial vintage, que respeita a arquitetura do casarão em uma atmosfera nostálgica e bela, além da paginação exclusiva do piso, que traz pastilhas sextavadas nas cores branco e chumbo, com o nome do ambiente.

Vivenciar Lounge – Studio DB Arquitetura 

Um projeto pensado para criar sensações na vivência do espaço. Este foi o conceito do ambiente Vivenciar Lounge, assinado pelo escritório Studio DB que conta com elementos em diversas texturas que trazem a conexão com a natureza: madeira clara, pedra bruta e tons terrosos. “A inspiração do projeto surgiu a partir do desejo de traduzir o significado de viver a Arquitetura e as diversas sensações que essa vivência pode causar em cada um, salientando, com a frase escolhida emoldurada em nosso espaço, que a Arquitetura deve ser vivida”, destacam as arquitetas Camila Duarte e Danielle Buttenbender. O ambiente traz a sensação de leveza através da composição de texturas, cores e iluminação.

Soul: banho funcional – Siza Arquitetura 

As arquitetas da Siza Arquitetura são responsáveis pelo lavabo funcional da mostra. O ambiente,  que transmite leveza, sensibilidade e conforto para os usuários, tem como destaque o uso de elementos naturais, jogo de texturas e cores claras. “A conexão com a natureza está muito em alta e o usuário busca cada vez mais esse contato, pois transmite tranquilidade e boas energias. Por isso, nada melhor que buscar inspiração nesse espaço que nos proporciona boas experiências”, destaca Marina Simon, arquiteta e sócia do escritório. Alguns dos diferenciais do espaço são o painel de mármore com frisos, o porcelanato aplicado em mureta de gesso suspensa e a cuba de louça encaixada dentro da bancada esculpida em mármore.

Brasilidade Living Gourmet/Para saber de onde viemos – Designer Cristina da Luz

Assinado pela designer Cristina da Luz, o living gourmet da Mostra Glass traz o conceito de brasilidade. A caracterização se dá através do paisagismo conceitual, com vegetação árida de cactos, vasos de concreto e carvão, do uso da madeira, das texturas, tons e detalhes que remetem a cultura do Brasil. “São vários destaques, entre eles a marcenaria detalhada da cristaleira, a bancada de mármore lapidada da ilha, a lareira suspensa para trazer mais beleza e funcionalidade ao espaço, o mobiliário, o décor e quadros de design brasileiro e os eletrodomésticos de alto padrão italiano”, destaca Cristina. Outro destaque é a iluminação intimista que traz aconchego e leveza ao ambiente.

Le Petit Jardin – Studio Artha

Feminino e delicado, o dormitório infantil assinado pelo Studio Artha traz uma decoração atemporal. “Apesar de ser um dormitório de bebê, trouxemos elementos joviais que acompanhassem a evolução da criança sem perder a característica principal de ser um dormitório infantil”, ressalta a designer de interiores e sócia do escritório Rafaela Dienstmann. A inspiração do ambiente foi o desfile da Chanel Primavera Verão 2021, que aconteceu em Paris em uma atmosfera feminina, romântica, delicada e original. Um dos diferenciais são as cores, já que aparecem tons como o azul e  preto.

Loft Eva: a ascensão da dualidade feminina – Vintho Arquitetura

O Loft Eva expressa a força e a delicadeza  feminina. O ambiente assinado pela Vintho Arquitetura traz dois ambientes distintos que se complementam e transmitem os dois sentimentos tão opostos. “A principal inspiração foi a literatura e as nossas próprias vidas, onde enxergamos que a sociedade ainda não permite que nos posicionamos, questionando nossa força ou nos obrigando a sermos delicadas o tempo todo”, relataram as arquitetas e sócias do escritório Francieli Hagemeister e Marilia Ostermayer. O projeto tem uma forte conexão com a arte e um conceito inspirado na literatura. Entre os destaques está o mural do teto, que foi pintado à mão.

Praça dos Ipês – Creare Paisagismo

O projeto de paisagismo da Mostra Glass Home é assinado pela Creare. Especialista em paisagismo, o escritório criou um ambiente que acolhe os visitantes na entrada do casarão e os leva para todos os espaços da casa. “A principal preocupação na criação do projeto foi torná-lo funcional e aconchegante para o visitante, para que desde a entrada ele pudesse se sentir acolhido”, define Bibiana Müssnich, sócia do escritório. O piso foi desenvolvido utilizando um mix com três diferentes cores que harmonizassem com a vegetação do espaço, que traz diferentes texturas e sensações para o visitante.

Energia e esperança, um espaço motivador – Michele Monks Arquitetura 

Assinado pela arquiteta Michele Monks, o Home Office traz um ambiente aconchegante que comporta toda a família. Com iluminação cênica e suave para conforto, as cores se destacam, com o verde trazendo o sentimento de esperança e o nude remetendo à atemporalidade. “A principal inspiração foi se reinventar para recomeçar após a pandemia. Outro conceito trazido é a materialidade brasileira, pontuada através de texturas como o  crochê e a palha”, explica Michele. Um dos destaques do espaço é um biombo de bolas coloridas, que une funcionalidade, já que pode ser utilizado para guardar objetos, mas também traz beleza para o ambiente, podendo ser usado como fundo para reuniões online.

Transborda – Maria José Arquitetura 

O espaço Jantar e Adega da Mostra Glass Home 2021 é assinado pela arquiteta Maria José. O ambiente traz uma adega para vinhos e espumantes com capacidade de armazenar mais de 500 garrafas. O projeto transita entre o clássico e o moderno, mantendo a estrutura existente do  casarão histórico. “Transborda, um espaço para receber e transbordar alegria. Um ambiente para desconectar e reconectar com a essência de receber e de trocar”, comenta a arquiteta. Um dos diferenciais do projeto é a utilização de lâmina de madeira natural, que traz aconchego e se contrapõe à estrutura metálica da adega.

Casa Brasileira – Redecker + Sperb Arquitetura

O espaço Casa Brasileira aposta no conceito de integração  entre o projeto interno e externo e entre o verde e a cidade. O ambiente traz luz, formas e materiais pensados no contexto perfeito para então trazer a identidade da família para complementar. “Nos inspiramos em uma família brasileira contemporânea que busca uma casa leve e em contato com a natureza, com muito design brasileiro de qualidade”, destacam as arquitetas e sócias Victória Redecker e Jéssica Sperb. Entre os diferenciais do ambiente, está o sistema de ar condicionado totalmente camuflado, que desperta curiosidade dos visitantes e não interfere no projeto. Além disso, as arquitetas destacam o aparador em mármore totalmente suspenso, a árvore localizada no meio do ambiente e as esquadrias minimalistas. “O ritmo das ripas em madeira permeia por todo ambiente e integra estar e jantar deixando a luz entrar de forma suave”, complementam.

 

 

Por Maiara Sparrenberger | Talenttare

Imagem: Yuri Panichi

 

 

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.