SOCIAL
To Top

Mostra Artefacto Beach & Country

Está aberta a temporada oficial da nova edição da Mostra Artefacto Beach & Country. Evento reúne grandes nomes da arquitetura em ambientes para ver, ouvir, sentir, tatear, degustar – e se inspirar

Autenticidade, formas, fibras e funções: esses são alguns dos pilares ideais que sustentam a Artefacto Beach & Country. Para esta edição a marca lança a Mostra “5 Senses”, a partir do dia 19 de agosto, com grandes profissionais assinando 15 ambientes: Bruno Carvalho, Caio Bandeira e Tiago Martins, Deborah Roig, Gilberto Elkis, Ivã Guimarães, Kalil Ferre Paisagismo, Leo Maia, Nelson Amorim + Roberto Cimino, Paola Ribeiro, Pedro Ernesto + Leandra Castro, Sharon Fliter, Silvia Bitelli, Studio Casa Design (Salvio Jr + Moacir Jr).

No showroom, a Artefacto Beach & Country lança sua nova coleção com móveis feitos sob medida (indoor/outdoor) assinados pela marca e alguns sob curadoria de Nelson Amorim + Roberto Cimino, revelando um mobiliário com características Modernistas e que apresenta uma releitura do momento atual, aproveitando todo o desenvolvimento das novas tecnologias e a expertise que a marca oferece.

“Fomos alimentados pela corrente Modernista, desde o que foi feito na Califórnia dos anos 1950 (Richard Neutra) até os expoentes do mesmo período no Brasil. São, portanto, produtos com características modernas numa releitura atualizada e acrescida de novas tecnologias e recursos altamente funcionais”, explicam. “Forma + função pertencem ao mesmo raciocínio. São móveis que convidam ao conforto e ao descanso, à contemplação do mundo natural – sem deixar a elegância estética de lado”, explicam os profissionais. “As formas novas sempre têm suas raízes em outras antigas – nada surge do nada. Para nós, o design é uma manifestação artística”, finalizam.

Os visitantes também poderão visitar a exposição, que acontece no Espaço Cultural da loja (último andar) com balanços assinados pelo designer Sérgio Mattos em conjunto com a cenografia do arquiteto Felippe Crescenti. A inusitada instalação com as peças “flutuantes”, irá despertar sensações nos visitantes junto com a ambientação, som e aromas.

Nelson Amorim + Roberto Cimino

@robertocimino

@nelsonamorim

Bruno Carvalho

@bruno_carvalho

O designer de interiores Bruno Carvalho se enveredou pelo mundo do high decor ao trabalhar na Tania Bulhões, grife-referência em luxo, e, desde então, atua há mais de uma década em projetos de interiores e como set designer de mão cheia. Dono de um estilo autoral, ele equilibra gêneros e valida a simetria por meio da organicidade – no melhor estilo “tudo junto e misturado” –, sempre de maneira autêntica. Para a sua segunda participação na Mostra Artefacto Beach & Country, ocupa o gazebo outdoor black total com living + sala de jantar onde o módulo Kondey, a poltrona Castalla e a chaise Kalasi. Os móveis evocam uma estética gypsy fortemente relacionada às artes, música e dança – Bruno flerta com a natureza humana a fim de despertar os sentidos. “Muita palha, artesanato e elegância em combinação inusitada, que promete chamar a atenção de todos”, entrega.

Caio Bandeira e Tiago Martins
@architects_mais_co
Caio Bandeira e Tiago Martins são amigos desde que cursaram Arquitetura na prestigiada Universidade Federal da Bahia. Os sócios atuam profissionalmente desde 2001 e possuem escritórios em São Paulo e também em Salvador, a partir de onde viabilizam projetos residenciais e corporativos de _ na estampa para implantação em praças tão distintas como Califórnia, Trancoso, Medelín ou Brasília. O uso da madeira, bem como a definição precisa dos elementos compositivos, são marcas registradas no traçado do duo. Pela quarta vez na Mostra, assinam um layout integrado de 137 m² composto por sala de jantar, espaço gourmet e banho dentro de uma narrativa campestre chic. “Criamos um ambiente visualmente muito rico, marcado pela transição de cores e texturas”, explicam. O banco Morotay, a mesa Maniang e a poltrona Monovar.

Deborah Roig
@deborahroig8
Desde a adolescência a arquiteta paulistana Deborah Roig segue fortemente marcada pela relação afetiva com a casa e o habitar. “Sempre gostei de reconfigurar os móveis para que os ambientes _ cassem mais aconchegantes”, dispara. Graduada em Desenho Industrial pela Faap, em São Paulo, e com estudos sobre Arquitetura na Universidade de Barcelona, na Espanha, a profissional atua há 25 anos no circuito com projetos de dimensão integrada, da casca ao recheio. Uma cabana pensada para abrigar confortavelmente uma família contemporânea define o layout do ambiente. “O espaço multiuso e integrado – com direito a adega para vinhos finos – favorece o convívio aberto com a área externa conectada à natureza”, explica. O sofá Nouvel, o banco Lucero e a poltrona Kamari foram algumas das peças selecionadas para injetar funcionalidade e estética na cena.

Gilberto Elkis
@elkispaisagismo
Há mais de 35 anos com o arado em mãos, o paisagista Gilberto Elkis estreitou laços com a mãe-natureza ainda na infância, quando acompanhava o pai no litoral paulista e se viu apaixonado pela exuberância da Mata Atlântica. Após estágio nos anos 80 nas empresas Evergreen e Springtime Grower, os principais produtores de plantas da Califórnia, nos EUA, mergulhou de cabeça na pesquisa botânica. Seus projetos são focados em soluções sustentáveis e na qualidade de vida: “Gosto de incrementar as criações com espelhos d’água e muito verde”, sintetiza o veterano que bateu ponto em todas as edições das Mostras Artefacto Beach & Country e que, desta vez, conceituou um portentoso Jardim Exótico Tropical, de 180 m², pontuado por espécies como cycas, palmeiras e costelas-de-adão. No lounge, também florescem majestosamente as poltronas Kamari, o puff Panagia e as mesas Berriz.

Kalil Ferre Paisagismo
@kalilferrepaisagismo
O argentino Mauricio Ferre e a brasileira Elaine Kalil são experts em construir verdadeiros édens particulares com total respeito ao bioma e à vegetação nativos. Sócios desde 2013 (Kalil também tem formação em Design de Interiores) implantam suas narrativas verdejantes do Oiapoque ao Chuí. “Priorizamos a integração do homem com a natureza, em ambientes com características funcionais – além da beleza”, estabelecem. Para coroar o quarto ano do duo na Mostra, eles evoluem o projeto do rooftop a céu aberto. O novo layout contempla ala gourmet, cozinha funcional e mais três lounges com sofá Bellagio, cadeira Strap e chaise long Rafal. “Queremos acionar a visão por meio dos grafites da Carol Kowarick a audição com as quedas do espelho d’água e o tato nos tecidos e nas fibras do mobiliário Beach & Country”, finalizam.

Ivã Guimarães
@iva_neto
Com 20 anos de estrada, o mato-grossense Ivã Guimarães atribui aos desenhos que a irmã fazia, quando ainda eram crianças, a inspiração que o fez irromper na Arquitetura. Os elementos estéticos e funcionais que caracterizam o trabalho que hoje desenvolve se concentram “na arte e na disposição do mobiliário para leitura”, resume o arquiteto cujo foco do trabalho está destinado à elaboração de projetos residenciais e comerciais. Em sua nona edição da Artefacto Beach & Country ele apresenta ao público uma idiossincrática sala de leitura de 32 m² de área interna e outros 31 m² de área externa. Acionando fundamentos literários de William Shakespeare como elementos visuais, o profissional explica que seu layout “foi pensado para estimular o coração, onde está presente o sexto sentido”. A poltrona Mandarin III, a mesa lateral Dhaalu e a cadeira Kauai II materializam o conceito por trás da ideia.

Léo Maia
@leomaiaarquitetos
O arquiteto Léo Maia se aventurou pelo Direito e pela Administração antes de assumir que sua vocação estava mesmo na Arquitetura. “Sempre tive uma relação muito próxima com o lápis e o papel. Desde cedo desenho as minhas leituras do cotidiano”, relembra. No ambiente

que criou, os cinco sentidos são acionados em sua totalidade: do paladar até a audição, passando pelo tato. O estar/home theater com dormitório foi pensado para operar como ponto de descompressão, onde a textura dos revestimentos e acabamentos se combinam perfeitamente aos aromas e visões. Na composição, incluiu um grande terraço externo que dialoga com a layout: “Nele, trabalhamos uma grande lareira e livings com uma pegada super descontraída, com um toque despojado”, explica. O sofá Lugano, em couro especial, é um dos destaques na ambientação.

Paola Ribeiro
@paolaribeiroarqinteriores
Mineira crescida no Rio de Janeiro, desde a infância a arquiteta Paola Ribeiro curte tudo que envolve casa, estética e artes. “Minha avó era pintora e ainda pequena me encantei por este universo. Tudo na minha vida aconteceu de forma muito intuitiva e natural”, conta. Com escritório fixo na ponte-aérea Rio/São Paulo, a profissional deixa sua marca em projetos no Brasil e no mundo, com obras assinadas na Itália, nos EUA, na Holanda e na França. A partir da diversificação de materiais e texturas e da sensação de paz provocada pela harmonia dos matizes, Paola montou um ambiente de 86 m² que inclui living, sala de jantar, home office e quarto de casal. “A ideia foi trabalhar com tons suaves, indo do branco aos neutros, dando forma a cômodos que transmitem quietude e aconchego”, resume.

Pedro Ernesto + Leandra Castro
@pedroernestoarquitetura | @leandragualberto
A harmonização dos diversos materiais que utilizaram, assim como os elementos selecionados para compor o ambiente, estão entre os destaques do trabalho que o arquiteto Pedro Ernesto e a designer de interiores Leandra Castro trouxeram para a Mostra Artefacto Beach & Country. Madeira, jardim vertical, pedras e porcelanato constam na concepção. “Buscamos sempre a forma pela função. Nosso estilo é atual, não seguimos um modelo rígido. Gostamos de linhas puras, contemporâneas”, resume Pedro, sócio de Leandra no escritório que administram em Goiânia. O ambiente de 120 m² é composto por estar + jantar, quarto, escritório e uma sala de jogos. As banquetas Syros casam bem com a ala de lazer, mas a dona do pedaço mesmo é a icônica La La Land: ela serve como móvel para jantar e como mesa de bilhar. No quarto, a cômoda Ferrat enche os olhos e turbina a funcionalidade do espaço.

Sharon Fliter
@sharonfliterarquitetura
O minimalismo é uma das marcas do trabalho de Sharon Fliter, arquiteta americana (ela nasceu em Miami) que comanda o escritório homônimo, em Alphaville. Formada pela Faap, ela reconhece que o seu lado detalhista foi determinante na hora de escolher a profissão. Para a Mostra, a primeira em que participa, ela montou um living + varanda numa área de 70 m². No ambiente, para acionar os cinco sentidos dos visitantes, concentrou poder de fogo na seleção de móveis: todas as peças precisavam ter um acabamento especial. “Mesclamos materiais sofisticados com acabamentos brutos. Exemplo disso foi o uso dos estofados Ravena, alocados em frente a uma parede de porcelanato que remete à pedra em seu estado natural”, detalha. Para ela, a harmonia do trabalho que apresenta é resultado da combinação entre os móveis orgânicos e a simetria do decor.

Silvia Bitelli
@silviabitelliarq
O avô da arquiteta paulistana Silvia Bitelli serviu de referência para que ela embalasse na carreira em que atua desde 2000, entregando projetos de exteriores/interiores, comerciais e corporativos por todo o Brasil. Adepta de um estilo que contempla elementos naturais, a também urbanista conceituou sala de jantar + estar e uma área que remete à varanda, totalizando 82 m², para celebrar em grande estilo sua quarta colaboração para a marca. “Os cinco sentidos podem ser percebidos por meio das texturas, da luz natural que invade o espaço, do aroma dos difusores de praia da marca – uma experiência que transmite calma, tranquilidade e relaxamento”, atesta a profissional. O balanço Ipê, obra-prima autoral assinada por Sérgio J. Matos com exclusividade para a Artefacto Beach & Country, é uma das peças que dá movimento ao conjunto, que ainda sublinha o sofá Amman e a poltrona Corumbau.

Studio CASAdesign
@studio_casadesign
Donos de uma assinatura cosmopolita que figura entre as mais valiosas da cena atual, Moacir Schmitt Jr + Salvio Moraes Jr são os cabeças do Studio CASAdesign. A usina criativa fundada há mais de 16 anos extrapolou os limites geográficos do Balneário Camboriú para fincar raízes em São Paulo, onde desenrola centenas de residenciais e corporativos, aqui e lá fora, além de mais de 25 ambientes cravados em mostras de decor no Brasil. “A partir do momento em que você aplica nos seus projetos aquilo que acredita, a sua visão de mundo, o conceito se cria e passa a ter personalidade”, revelam. Na Mostra, apresentam living com estar, jantar e varanda, projetado para quem gosta de curtir a vida. A marcenaria com muxarabis em camadas cria texturas visuais em diferentes planos dimensionais para revelar peças como o módulo Kondey e o sofá Berriz – as cerejas do bolo no layout.

(SERVIÇO)

Mostra Artefacto Beach & Country

Av. Brasil, 1.823 – Jd. América
São Paulo / SP
19 a 24 de agosto
Seg-Sex, das 10h às 19h | Sáb, das 10h às 18h

T. 11 3894 7000

@bcartefacto

#artefactobeachandcountry

#artefactoBC

#artefactobcnodw

@artefactooficialbrasil

#artefactobrasil

#artefactonodw

#artefacto2019

Por Priscila Morrone
Imagem: Mássimo Failutti

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.