SOCIAL
To Top

Mauricio Arruda dá dicas para escolher moldura

Arquiteto indica o material ideal para cada acabamento disponível para quadros

Uma parede bem decorada é capaz de mudar completamente um ambiente. Escolher o quadro certo pode proporcionar a renovação completa do espaço, além de preencher lacunas antes deixadas em branco. Porém, alguns detalhes são essenciais para não errar na hora da escolha. Entre eles, a moldura mais indicada para o tipo de acabamento do quadro também pode fazer toda a diferença.

O arquiteto, criador de conteúdo e sócio da Todos ArquiteturaMauricio Arruda, separou algumas dicas de formatos e tipos de moldura para acertar em cheio na hora de decorar utilizando quadros. Para isso, ele usou todo o portfólio da Urban Arts, que possui mais de 170 mil obras de mais de 6 mil artistas, para gravar vídeos para o canal no Youtube com as principais dicas. Segundo ele, existem diversas regras, mas todas as soluções de molduras você pode testar quando estiver comprando seu quadro. “É só testar mesmo. Colocando as amostras de moldura perto da arte já ajuda muito na hora de escolher”, afirma. Confira algumas dicas.

Algumas das opções de molduras disponíveis na Urban Arts

Telas em Canvas

Normalmente utilizado para pinturas com tinta a óleo ou acrílica, o material que leva a impressão é feito de um leve tecido de algodão. Para este tipo de acabamento, Arruda indica o uso de canaletas. “Esse material não precisa de vidro. A tela em canvas encaixa perfeitamente com o uso de canaletas, que deixa apensa uma pequena espessura visível”, completa.

Papel Fotográfico

Esse tipo mais comum de impressão é realizado em tamanhos personalizáveis de acordo com a qualidade da imagem original. O uso de papel fotográfico demanda a utilização de vidros para proteger a impressão, podendo ser comum ou antirreflexo. “Eu indico o uso de um antirreflexo quando tiver uma incidência de luz muito alta sobre a arte”, destaca o arquiteto. Ainda é possível o uso de moldura com paspatur, uma espécie de margem de papelão que fica entre a obra e a moldura, espaçando a moldura e a arte. “Este recurso serve para destacar ainda mais obra, deixar o quadro maior e também evitar que a impressão encoste no vidro, protegendo ainda mais a imagem. ”

————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Após reforma, apartamento ganha decoração clean e ambientes acolhedores

————————————————————————————————————————————————————————

Segundo ele, para a escolher a coloração é preciso prestar atenção na cor de fundo da arte ou da borda que fica perto da moldura e na cor da parede. “Se eu colocar uma arte com fundo branco sobre uma parede branca e uso moldura branca, apenas o centro da arte vai chamar atenção. Nesse caso, é melhor uma moldura preta”, lembra. Arruda ainda destaca que moldura escura funciona com paspatur branco para delimitar o quadro da parede.

Já com obras que não tiverem nada em preto, ele indica o uso de molduras em madeira. “A composição fica mais suave. Eu também gosto de usar em ambientes mais naturais e com tons de bege”, diz o arquiteto.

A moldura branca é capaz de destacar a obra e pode ser utilizada em ambientes mais escuros. “Utilizar madeira mais clara deixa o quadro mais informal. Acho perfeito para quartos de crianças. O tom médio combina muito com as madeiras que a gente usa na decoração: carvalho ou freijó. E a madeira escura deixa as artes mais sóbrias. Tipo escritório de advocacia”, completa.

Filete

Com estilo vintage igual aos pôsters dos anos 80, esse produto é impresso em vinil fosco (matte) com qualidade fotográfica, a arte é aplicada numa chapa de MDF, sem cobertura de vidro ou acrílico. Vem montado numa moldura de madeira preta bem discreta, com 3 cm de largura visível na parte frontal e 3 cm de altura. “Essa é uma maneira bem econômica de criar um quadro”, afirma Arruda.

Metacrilato

Este estilo de impressão é feito em um papel fotográfico, fixada em um painel acrílico e aplicada sob um poliestireno. Esse processo faz com que a imagem tenha um efeito parecido com o 3D, com ainda mais profundidade e cores mais intensas. “Esse material dá um brilho e um realismo para impressão sensacional. E nem precisa de moldura”, completa.

Urban Arts

www.urbanarts.com.br

@urbanarts

Referência no mercado de artes, a Urban Arts nasceu em 2009 da materialização do sonho de André Diniz, um apaixonado por design e ilustração, de tornar a arte acessível. A galeria que nasceu online e hoje já conta com 30 unidades físicas em 13 estados e o Distrito Federal, traz consigo a ideia de reunir artistas independentes do Brasil e do mundo produzindo artes exclusivas, autorais e com tiragem limitada de forma acessível a clientes. A entrada do sócio Gustavo Guedes abriu novos horizontes e fez com que a marca multiplicasse seu faturamento ao tecer uma rede de franquias sólida. Após mais de 10 anos, o acervo da Urban Arts conta com mais de 170 mil imagens de mais de 6 mil artistas.

Mauricio Arruda

Arquiteto formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em Arquitetura pela Universidade de São Paulo, Mauricio Arruda é sócio e diretor criativo da TODOS Arquitetura, escritório na qual desenvolve projetos residenciais, comerciais, corporativos e incorporação imobiliária. No design de produto, Mauricio tem um comprometimento com o design contemporâneo, usando conceitos de sustentabilidade e cultura brasileira sempre em suas criações. De 2016 a 2020 criou, executou e apresentou as transformações feitas no programa Decora, do canal GNT, Globosat. Em 2019 lançou o livro Decora com Mauricio Arruda. É comunicador digital e criador de conteúdo sobre arquitetura, design, decoração e sustentabilidade, no Instagram, Youtube, Facebook, Pinterest e Twitter, com uma comunidade que soma mais de um milhão de pessoas.

 

 

Por Marcelo Hermsdorf

Imagem: reprodução Youtube

 

 

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.