SOCIAL
To Top

Mármore branco: Tipos e inspirações

Os mármores brancos são clássicos da arquitetura e decoração. Capazes de compor com vários estilos, podem ser usados desde projetos mais clássicos aos mais modernos. Dentre os mais cobiçados pelo mercado estão os originários dos Alpes Apuanos, uma cordilheira localizada no norte da Toscana, Itália, que passa pelas cidades de Carrara, Pisa e Lucca. Além, é claro, dos famosos mármores brancos das montanhas da Grécia.

Jazida dos Alpes Apuanos | Foto: acervo NPK

Para ajudar na hora de escolher o mármore branco que mais combina com o seu projeto, reunimos as principais opções importadas pela NPK Mármores, referência nacional no segmento, confira:

Mármores brancos italianos: Carrara Gióia, Calacatta e Statuarietto

Tidos como modelos ideais de mármore, o Carrara, o Calacatta e o Statuarietto são provenientes do maior distrito de mineração de mármore do mundo. O material tem sido base de obras e construções em diversas culturas entre os séculos, desde o prestigiado David, de Michelangelo, até o novo World Trade Center, de Santiago Calatrava, em Nova York.

Chapa Calacatta Depósito NPK | Foto: Patricia Amancio

A formação do mármore Carrara ocorreu durante o período  Jurássico – há 190 milhões anos! –, quando, após o movimento da crosta terrestre, uma plataforma carbonífera surgiu do oceano e formou as montanhas, que são os Alpes Apuanos de hoje.

Os mármores gregos são conhecidos e consumidos no mundo inteiro por serem os mais brancos da natureza. Os mais conhecidos são: Piguês, Ariston e Sivek, extraídos de uma cadeia de montanhas com o segundo maior rio subterrâneo do mundo. Nestas montanhas, o vilarejo com o nome de “Pigês”, que significa nascente, deu início às primeiras pedreiras. As rochas também são extraídos da Ilha de Thassos, localizada no extremo norte do mar Egeu.

Mármore Ariston, da NPK Mármores | Projeto: Jayme Bernardo | Foto: Eduardo Macarios

Diferenças

A diferença mais visível entre os tipos de mármore são os veios e a cor de fundo do material. O Ariston e o Sivek, por exemplo, são mármores brancos com poucos veios. Já o Carrara tem uma trama maior de veios e desenhos, variando conforme a classificação do material. A NPK trabalha com o Carrara Gióia com o fundo mais branco.

Quanto mais branco e uniforme for a cor de fundo de um mármore, mais raro e, consequentemente, mais caro ele é. O autêntico Calacatta italiano, por exemplo, é o mármore mais famoso e cobiçado do mundo.

Mármore Calacatta Vagli, da NPK Mármores | Projeto: Priscilla Mueller | Foto: Eduardo Macarios

Inspiração

Muito usados em revestimentos de pisos e paredes, os mármores brancos ficam lindíssimo em banheiro, escadas e lareira, por exemplo. Outra dica é usar o mármore branco com o acabamento escovado ou levigado, dando um toque super atual e contemporâneo ao produto.

Mármore Carrara | Foto: Divulgação

Mármore Calacatta | Foto: Divulgação

 

 

 

Por Marina Creplive – Prime Comunicação

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824 ou entre em contato pelo (11) 3675.4114

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.