SOCIAL
To Top

Marcelo Salum participa da Casa Cor SP

Arquiteto catarinense faz sua primeira participação na edição paulistana da mostra

Depois de encantar os visitantes da Casa Cor Florianópolis em 2017 com o espaço “Mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim” (e ser eleito como ambiente-conceito da edição), o catarinense Marcelo Salum aterrissa em São Paulo e participa, pela primeira vez da edição paulistana da mostra, que será inaugurada no dia 22 de maio no Jockey Club.

Para o ambiente de estreia, o arquiteto escolheu um loft, com cerca de 60m², que batizou de ‘Alguma coisa acontece no meu coração…’: “Estamos pedindo licença para entrar nessa grande e poderosa metrópole e usamos o alterego do nosso escritório para criar o conceito”, explica o profissional.

Em sua sutil homenagem à cidade que recebe e acolhe tantos brasileiros, Salum pensou em um espaço multiuso, que aproveita a arquitetura da área. Assim, uma enorme escada, já existente, sugere a entrada de um banheiro, onde o artista plástico Juliano Aguiar criou uma instalação especial, composta por relicários de objetos pessoais e telas dos personagens que habitam o espaço. No total são 15 obras que formam uma só!  A pequena copa é completada por uma grande e versátil mesa, onde são feitas as refeições e ainda é estação de trabalho. No outro ambiente, uma sala de estar com um canto verde e duas camas de solteiro.

E, como é característica de seu trabalho, Salum aposta muito nos detalhes. Tecidos foram bordados com trechos de músicas de Chico Buarque e Caetano Veloso: “isso sugere que os moradores habitam uma cidade como São Paulo)”, define o arquiteto. Ele diz ainda que a esolha das cores também seguiu essa lógica: tons de cinza predominam pelo espaço, enquanto metade das paredes e o teto ganharam um tom de verde: “É como um pedido de mais oxigênio para essa cidade”. 

Além da instalação de Juliano Aguiar, Salum combina obras de outros artistas, mesclando nomes já consagrados com uma nova geração: Zans, Ana Sabiá, Paulo Gaiad, Paulo Greuel, Rubens Oestroem, Schwanke, Yuri Seródio: “é um pouco do lugar que essa equipe compartilha com intimidade os sentimentos de viver nessa imensa estrutura urbana”, finaliza ele.

Marcelo Salum

www.marcelosalum.com.br

 

 

 

 

Por Luciana de Moraes

Imagem: Evelyn Müller

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.