SOCIAL
To Top

Madeira em alta: revestimento natural inspira materiais diversos

Amada pelos profissionais, a madeira segue em alta e inspira novos produtos que retratam o material natural

Por seus veios únicos, tonalidades variadas e sua característica acolhedora, a madeira natural é a queridinha dos profissionais de arquitetura e interiores quando o assunto é revestimento. De altíssima durabilidade, a madeira também contempla exclusividade de cores e detalhes, valorizando muito os ambientes em que estão instalados, tanto em projetos residenciais quanto corporativos.

A madeira transmite ainda a sensação de proximidade com a natureza. Os pisos de madeira maciça podem ser feitos de diversas espécies de árvores. “A Akafloor possui 10 espécies entre Tauari, Cumaru e Jatobá, que dão origem a cerca de 40 produtos. É importante salientar que todos os pisos são oriundos de madeira de reflorestamento, garantindo o caráter sustentável dos produtos”, afirma Conrado Souza, diretor comercial da Akafloor.

Piso pronto de madeira Akafloor (@akafloor_oficial) em projeto da arquiteta Natalia Salla para a influencer Deusa Constanzi

CONFORTO TÉRMICO E ACÚSTICO

Ela apresenta um ótimo desempenho térmico e acústico, sendo excelente para apartamentos e escritórios. A madeira não conduz bem o calor, com isso ela não esfria no inverno nem esquenta no verão, diferente de outros revestimentos que vão sempre replicar a temperatura do local. Também é fácil de limpar, bastando utilizar apenas vassoura e um pano úmido. Ela não pode ser molhada com abundância e nem ser instalada em ambientes sujeitos às intempéries do tempo. Por isso os pisos prontos são indicados apenas para locais fechados.

Graças aos avanços tecnológicos, a madeira alcançou também tonalidades minimalistas e que contribuem para um décor contemporâneo, indo além da ideia de ser uma opção rústica. Atualmente é possível encontrar pisos que vão do branco até cores mais escuras.

PISOS QUE RETRATAM A MADEIRA

A indústria de revestimentos segue introduzindo novidades em porcelanatos, laminados e vinílicos que retratam com fidelidade algumas cores e texturas encontradas na madeira natural. As cerâmicas, por exemplo, são uma solução para dar continuidade em áreas que não podem abrigar a madeira natural, como as externas, cozinhas e as salas de banho, por exemplo.

Porcelanato Betula Canela, da Eliane (@elianerevestimentos), utilizado em área externa

——————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Com conceito clássico, Gramado Parks inaugura novo hotel na Serra Gaúcha

——————————————————————————————————————————————————————————

O porcelanato acetinado, por sua vez, é recomendado para áreas molhadas, por ser menos escorregadio e brilhoso do que o polido que, por ser extremamente liso, é muito utilizado em áreas secas, como escritórios.

Porcelanato Bamboo Light, da Decortiles (@decortiles), instalado em cozinha dá continuidade à madeira instalada na sala

Já os pisos vinílicos e laminados, não são indicados para serem instalados em espaços como banheiros e lavanderias, pois a umidade excessiva e frequente tende a danificar ou provocar o descolamento do piso. Em contrapartida, são ideais para salas, quartos e cozinhas com pouca incidência de água e gordura, por serem resistentes e práticos de limpar. Esse material tem um custo menor se comparado ao piso pronto de madeira maciça e é uma ótima opção para quem deseja retratar a madeira em seus projetos. Eles podem ainda ser utilizados nas paredes.

Revestimento de Parede Cores Branco e Preto – Coleção Wood Panel – Indústria Santa Luzia

Com cores que passam pelo marrom, cinza, branco e, até mesmo, azul e roxo, o que define o estilo do ambiente é a forma como o revestimento é aplicado e as combinações de móveis e objetos. Na hora de escolher entre as diferentes tonalidades, dimensões, materiais e texturas, fique atento às especificações.

Confira uma seleção de revestimentos para se inspirar:

1. Revestimento Bétula Canela, da Eliane (@elianerevestimentos);

2. Piso Cor Grapia – Linha Click Coleção Ambienta Tech, da Tarkett (@tarkettofficial);

3. Revestimento Cor Azul – Coleção Wood Panel Azul, da Indústria Santa Luzia (@santa.luzia);

4. Piso pronto de madeira maciça Tauari Concrete, da Akafloor (@akafloor_oficial);

5. Piso Cor Mel – Linha Click Coleção Ambienta Tech, da Tarkett (@tarkettofficial);

6. Revestimento Bamboo Light, da Decortiles (@decortiles);

7. Piso pronto de madeira maciça Tauari Bianco, da Akafloor (@akafloor_oficial).

 

 

 

Por Isabela

Imagem: Divulgação

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.