SOCIAL
To Top

Longe do rosa e azul, Cristiane Schiavoni explora novos tons para a concepção de quartos infantis

Decoração genderless, que visa estilo sem gênero, ganha destaque para quem deseja inovar no cantinho das crianças

“Todas as cores são bem-vindas”: esta é a proposta da decoração genderless, tendência que visa um estilo sem gênero e ganha espaço na moda e na decoração, principalmente na concepção de quartos infantis.

Muito além do rosa e azul, a arquiteta Cristiane Schiavoni é adepta de explorar os mais variados tons para criar quartos de meninas e meninos em versões originais e atemporais: “Gosto sempre de aproveitar as possibilidades de cores e mobiliários versáteis, sem abrir mão do lúdico e da criatividade, características importantes para uma fase tão especial como a infância”, conta a profissional.

Abaixo, apresentamos 5 projetos da Cristiane Schiavoni que seguem as premissas da decoração genderless, explorando novas cores e propostas originais. Acompanhe:

Preto e branco divertido

Projeto Cristiane Schiavoni

O quarto da jovem Luana, de 8 anos, foi um desafio agradável para Cristiane: “Por conta da idade dela, primeiramente propus uma temática mais infantil. Mas me surpreendi quando a pequena se demonstrou bem madura para idade e, por isso, partirmos para a transformação em um projeto mais jovem, sem perder a essência pueril”, revela.

Com isso, o espaço ganhou uma paleta cromática mais sóbria, trazendo detalhes em roxo para a composição. Um dos destaques ficou para o papel de parede de poá, além da roupa de cama preta, que recebeu almofadas de diferentes cores, formatos e tecidos.

Decoração de ursos

Projeto Cristiane Schiavoni

A mãe do Bernardo, um bebê recém-nascido, tinha uma vontade muito específica: um quarto com decoração de ursos. Assim, para a concepção do quartinho, Cristiane decidiu por uma paleta mais neutra com forte presença de marcenaria, além de um papel de parede quadriculado, que combinou totalmente com a proposta do projeto. “Os elementos do quarto e as cores escolhidas se uniram para um resultado suave e aconchegante, sensações fundamentais para o quarto de nenê tão novinho. Mais uma fez foi possível trabalhar um ambiente marcante e sem a necessidade de fazer uso do rosa ou azul” conta.

Brinquedoteca colorida

Projeto Cristiane Schiavoni

O espaço de brincar dos irmãos Joaquim e Eduardo ganhou ares lúdicos para uma infância recheada de criatividade. Com inspirações no método montessoriano, que prioriza o desenvolvimento da criança, Cristiane apostou em uma parede geométrica e colorida, deixando a brinquedoteca mais bonita e encantadora. “Os tons da parede, que seguem pela paleta candy colors, garantem um visual inspirador, além de deixar o cantinho colorido”, explica.

Branco delicado

Projeto Cristiane Schiavoni

Um quarto branco e delicado para a Carolina, de 3 anos. Com uma paleta suave e clean, Cristiane agregou pontos que tornaram o cantinho da criança inspirador e convidativo. “Todo o mobiliário, marcenaria e objetos foram escolhidos com muito cuidado para adicionar mais aconchego e leveza na concepção do projeto”, explica.

Além de uma marcenaria muito bem pensada, com diversos nichos que expõem os brinquedos e objetos pessoais da criança, outro realce fica para as luminárias de nuvens, que também exploram o conceito do bem-estar e acolhimento.

Quarto lúdico para gêmeos

Projeto Cristiane Schiavoni

Com uma infinidade de cores, a profissional cumpriu com leveza o desafio de projetar um quarto para um casal de gêmeos. “Temos um só quarto para um menino e uma menina com cinco anos de idade. Meu trabalho foi adequar o espaço para os dois, sem deixar de lado a individualidade de cada um”, explica.

Com isso, Cristiane caminhou por diversos tons – como laranja, verde, azul, rosa e amarelo, entre outros –, além de investir em decoração lúdica e compartilhada, com soluções parecidas para os gêmeos, mas que ao mesmo tempo priorizassem o “mundinho particular” de cada um dentro do quarto. “Eles compartilham o mesmo espaço, brincam juntos, mas também desenvolvem sua própria individualidade neste meio, já que possuem um armário e prateleiras próprias para guardar seus objetos pessoais e roupas, mas sem que as cores definam isto”, conta.

Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores.

Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.

Av. Imperatriz Leopoldina, 957, sala 1914, Vila Leopoldina, São Paulo
Tel. (11) 3649 4900
www.cristianeschiavoni.com.br
@cristianeschiavoni

 

 

 

 

Por Karina Fascina

Imagem: Evelyn Muller / Carlos Piratininga

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.