SOCIAL
To Top

“Live” discutirá mobilidade nas cidades no pós-pandemia

Debate faz parte de ciclo promovido por entidades de Arquitetura e Urbanismo

A pandemia revelou que o transporte público é um dos vetores de disseminação do coronavírus. Que mobilidade é mais adequada para enfrentar crises como esta? A “live” “Mobilidade e Inclusão” que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) promoverá na quinta-feira, 23 de julho, em conjunto com outras seis entidades que congregam arquitetos e urbanistas do país, vai tratar dessas e de outras questões. O debate online faz parte do ciclo de seis “lives” denominado “Novas Cidades 2021”. O objetivo é colher subsídios para a elaboração de “Carta aos Candidatos nas Eleições Municipais de 2020”.

O debate será realizado a partir das 18h30, com duração de uma hora e meia. A transmissão ocorrerá pelas plataformas digitais do CAU/BR (uma delas o Facebook) e pelo portal UOL (canal ECOA), que apoia a iniciativa. A jornalista Cristina Serra fará a mediação.

Participarão da “live” o deputado federal e Gustavo Fruet (PDT/PR), membro da Subcomissão de Mobilidade Urbana da Câmara dos Deputados e ex-prefeito de Curitiba; a arquiteta e urbanista Letícia Bortolon, gerente de Políticas Públicas do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil); a advogada Martha Lúcia Gutierrez, secretária-geral da Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados para a Mobilidade Urbana (SIMUS), da Colômbia; e o geógrafo Henrique Silva, coordenador executivo da ONG Casa Fluminense, que atua na construção de políticas públicas na metrópole do Rio de Janeiro.

Além do CAU/BR, promovem o ciclo o IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), a FNA (Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas), a ABEA (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo), a AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), a ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagístas) e a FeNEA (Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo), componentes do CEAU (Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas).

Há tempos o transporte coletivo é tido como a melhor solução para a mobilidade urbana, tanto em termos sociais como ambientais. Diante do atual cenário de pandemia, esse meio de locomoção tem se mostrado um vetor propício para a disseminação da doença. Considerando que o incentivo a automóveis individuais não é uma alternativa viável para as metrópoles, que já sofriam com problemas de poluição e congestionamento, é preferível o investimento na ampliação de calçadas e ciclovias.

O ciclo será concluído dia 28/07, com os encaminhamentos para a elaboração da “Carta aos Candidatos”. Iniciado dia 9 com o tema “Arquitetura e Saúde”, já discutiu “Urbanismo e Meio Ambiente” (14), “Governança e Financiamento” (16) e “Paisagem e Patrimônio (21).

As “lives” do “Novas Cidades 2021” deverão ser direcionadas de tal forma a encaminhar propostas concretas aos candidatos aos poderes Executivo e Legislativo municipais, tendo caráter mais propositivo do que de diagnóstico. Os temas serão abordados com transversalidade por quatro debatedores, sendo um arquiteto e urbanista, um especialista no tema específico da “live”, um representante comunitário e um debatedor com viés político.

Para conhecer mais detalhes consulte: www.caubr.gov.br/cidades2021/

 

 

 

 

Por Júlio Moreno

Imagem: Divulgação

 

 

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824 ou entre em contato pelo (11) 3675.4114

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.