SOCIAL
To Top

Leon Ades marca presença na edição 100% digital da Made 2020

Este ano, o designer Leon Ades se une a uma seleção de mais de 70 nomes do design autoral Brasileiro e Latino-americano e apresenta seis peças na primeira edição 100% digital da MADE  – Mercado, Arte, Design –  feira que acontece entre os dias 5 e 19 de agosto, por meio da plataforma Not Cancelled, uma iniciativa austríaca de eventos internacionais que surgiu como apoio às galerias de arte neste momento de isolamento e paralisação.

Cadeira Doma é uma das peças mais importantes criadas por Leon. Com estrutura de madeira maciça e montada com encaixes tradicionais.  Doma foi pensada, desenhada e executada de forma a oferecer conforto, ergonomia e autenticidade do trabalho do designer. Com traços finos, a Doma se encaixa em diversos projetos, além de ser leve, com varetas flexíveis no encosto que reforçam a proposta de leveza e funcionalidade.

Cheio de personalidade, o Banco Buri preza pelas ranhuras e formas naturais do Amendoim, uma madeira de aspecto rústico e de grande porte, encontrada desde a região Sul, no oeste de Santa Catarina, até o Nordeste do país.  Seu espaldar é um detalhe à parte, que exibe o trançado singular de fibra de Buriti, uma palmeira amazônica muito popular no norte do Brasil. Destaque também para o cedro rosa torneado nas bases do encosto e nos pés. Criada em conjunto com o banco, a Mesinha Buri foi pensada como uma extensão a ele, mas também exerce sua função individualmente.

Foi inspirado nas tradicionais banquetas que Leon Ades criou o Banco 8 graus. O banco apresenta linhas simples que direcionam os olhares contínuos para sua inclinação e conecta o usuário com o que é da natureza.

Feito de cedro rosa, o pequeno Oratório é um móvel que foi desenvolvido para atender um projeto especial, mas pode ser modificado para atender diferentes religiões (ou transformado em um objeto não-religioso).

Especialmente para a MADE, e durante o isolamento social, o designer criou o Banco Japú. O móvel recebeu tratamento especial em sua finalização, com o método conhecido como Shou Sugi Ban, que consiste na carbonização da madeira por meio de um maçarico, de modo que as fibras externas possam reagir deixando a madeira imune ao ataque de cupins, fungos e agressões naturais, por décadas, além de um visual arrojado.

Made 2020

5 a 19 de agosto
Evento 100% digital no site: https://www.notcancelled.art/made

Sobre Leon Ades

Na contramão das profissões do momento, uma parte da nova geração tem olhado para trás em busca de ofícios quase extintos em que o tempo e o fazer manual oferecem disposição para o criar e o desempenhar de forma livre e com identidade própria. Com Leon Ades, um jovem designer de 24 anos, a história é exatamente esta. Depois de cursar dois anos de arquitetura em São Paulo, aos 20 anos, ainda não satisfeito com sua escolha, buscou refúgio na Austrália e, durante sua estadia, descobriu a marcenaria. O interesse fez com que ele viajasse através do continente para aprender a arte do trabalho com a madeira. Um caminho totalmente inverso da maior parte das pessoas que procuram sempre a Europa para a aprender ofícios antigos. “Embora a Nova Zelândia tenha uma influência muito forte da Inglaterra com seus ricos detalhes, pude compreender e assimilar técnicas, ter referências de trabalhos e mestres nativos”, diz Leon.

De volta ao Brasil, o designer se dedica intensamente à criação de móveis e os desempenha com virtuose em sua oficina no bairro da Barra Funda, utilizando técnicas milenares para materializar ideias contemporâneas. “Sempre busco em meus desenhos algo que flerte tanto com o geométrico e racional quanto as curvas e a organicidade em um processo que viaja entre o bruto e o delicado”, completa. Leon faz uma mescla entre o traço racional e a beleza natural das curvas da madeira, em uma composição única e poética.

O designer acredita ainda que seu trabalho tem grande responsabilidade social, por isso utiliza o conceito “Cradle to Cradle” em todas as suas criações e afirma que todo profissional pode ser um agente de transformação de hábitos entre as pessoas.

https://www.leonades.com

 

 

 

Por Emanuelle Araujo

Imagem: Divulgação

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824 ou entre em contato pelo (11) 3675.4114

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.