SOCIAL
To Top

Korman Arquitetos ensina como escolher revestimentos e mobiliário para casas de praia

As arquitetas Carina e Ieda Korman orientam como amenizar os efeitos da maresia, da umidade alta e da pouca ventilação

Apartamento na Riviera de São Lourenço, litoral de São Paulo, assinado pela Korman Arquitetos

Maresia e umidade alta são fatores que devem entrar na conta na hora de escolher revestimentos e móveis para casas e apartamentos no litoral. No caso das residências de férias, geralmente habitadas por curtos períodos, a falta de circulação do ar também entra na equação. As arquitetas Carina Korman e Ieda Korman, do escritório Korman Arquitetos, dão orientações para escolher os materiais certos e minimizar os efeitos do clima praiano.

Cuidados gerais

No living da casa de praia, os armários têm portas em estilo de veneziana

Em casas de férias, que acabam ficando fechadas durante grande parte do ano, é importante pensar em soluções que ajudem a amenizar a pouca ventilação e o excesso de umidade. Armários com portas de veneziana, por exemplo, podem ser uma boa opção. Caso não sejam ventilados, recomenda-se deixar as portas dos armários abertas para evitar mofo. Outros cuidados para driblar a umidade e a maresia são usar desumidificadores de ambiente e cobrir aparelhos eletrônicos, como a TV.

Revestimentos

O escritório elegeu piso de porcelanato para a varanda, por ser prático e resistente

No caso dos revestimentos, cerâmicas e porcelanatos são os mais indicados para o piso, pois são laváveis e aguentam bem a umidade e a maresia do litoral. “Pedras naturais também são uma opção, mas elas requerem mais cuidado na limpeza e, por serem porosas, sujam mais”, explica a arquiteta Carina Korman.

Mobiliário

Sofás em fibra natural compõem o estar do apartamento de praia

Na escolha do mobiliário, é aconselhável privilegiar materiais resistentes à umidade, como alumínio e madeira maciça. “Até mesmo móveis de área externa, que contam com tecidos que aguentam bem a umidade e a maresia, podem ser adotados nos interiores”, orienta Carina.

Móveis planejados em casas litorâneas também exigem atenção especial. “Para a composição dos armários, melhor optar pelo MDF náutico, que suporta a umidade, ou madeira maciça”, ensina Carina. A arquiteta também recomenda deixar os planejados afastados do piso e que sejam suspensos ou sobre bases de alvenaria.

Para áreas de churrasqueira coberta, a arquiteta Ieda Korman sugere mesas de madeira e cadeiras confortáveis, que podem ser de fibras naturais, telas ou alumínio. “Não há regra para estes móveis, desde que combinem com o estilo da casa externamente ou em seu interior”, complementa.

Em móveis para áreas externas, materiais como alumínio, inox e fibras sintéticas estão bastante presentes. Mas não basta escolher uma peça apropriada para o ar livre, é preciso também conhecer sua procedência. “Na escolha de mobiliário externo, o morador deve estar muito atento à qualidade do produto, pois sua durabilidade também depende desse fator”, aconselha Ieda.

Sobre a Korman Arquitetos
Korman Arquitetos é mais que um escritório. Representa a geração de arquitetos que levam a marca dos projetos assinados há mais de 35 anos. Formado pelo casal Silvio e Ieda Korman, hoje tem na equipe a força de Carina Korman e, em equipe, assinam projetos residenciais, comerciais e de hotelaria – tanto no Brasil, como também no exterior.

Korman Arquitetos

Rua Groelândia, 1877, Jardim América, São Paulo
Tel.: (11) 3060-8313
www.kormanarquitetos.com.br
@kormanarquitetos

 

 

 

Por Glaucia Ferreira

Imagem: Gui Morelli

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.