SOCIAL
To Top

Juliana Pippi e Marcelo Salum assinam espaços para a mostra Duas Vitrines Bellacatarina

Convidados para “pirar” na criação de duas vitrines, do jeito que a inspiração mandar, os arquitetos Juliana Pippi e Marcelo Salum tinham somente em mãos, como ponto de partida, a metragem à disposição e algumas peças que deveriam compor o elenco do mobiliário. Cada um trilhou caminho próprio, com atmosferas bem distintas, apostando em sensações de calma, aconchego e tranquilidade.
Bolado por Juliana Pippi, “Noites Tropicais” é um convite para curtir a vida e os amigos a céu aberto. A arquiteta assumiu o verde como o tom predominante do pedaço e armou um cenário simulado em meio à floresta. “Os móveis da Tidelli me remetem à área externa, alegria, brasilidade. Então surgiu a ideia da composição, marcada pela presença absoluta do verde – no tom e também nas plantas -, do chão ao teto”, admite a arquiteta.
A profissional cobriu o chão de folhas, revestiu o teto com papel de parede estampado com desenho de palmeiras, selecionou cortinas Tidelli tecidas por meio da técnica macramê, estas foram instaladas nos dois lados do ambiente. Reforçou o artesanato incluindo na decoração vasos de cerâmica e cestarias para guardar mantas.
“Busquei trabalhar lançamentos como as mesinhas laterais, de centro produzidas com materiais mais naturais – as pedras e a madeira. As peças tramadas, como o tapete verde que demarca o espaço, a cortina e os balanços Concha, em degradê de cordas, desenvolvidos exclusivamente para o espaço”, complementa.
Mais Conforto
 
Em um espaço de 55 metros quadrados, o arquiteto Marcelo Salum procurou traduzir todo o conforto de uma casa. A escolha das peças, das cores e texturas dos tecidos revela todo o aconchego de um lar. Aliás, o ponto de partida para este projeto foi o conforto.
“Esta é a sensação que procuramos trazer para os visitantes”, diz o profissional. Fazer um espaço numa vitrine que tem uma loja ao fundo é sempre um desafio. Por isso, para destacar os ambientes que remetem aos de uma casa, Salum optou por criar o que ele chama de pequenos casulos que lembram o desenho infantil. São duas águas e uma fachada para acomodar três espaços: sala de jantar, estar e um quarto. Assim, as pessoas conseguem ter a noção e visualizar a atmosfera de uma casa em toda dimensão da vitrine.
A estrutura abraça os cenários individualmente. Tapetes vestem o piso, aquecem e ao mesmo tempo demarcam o fluxo interligando os espaços. Com a chegada da estação que traz as temperaturas mais baixas, as texturas próprias ao clima convidam ao toque. “Por isso escolhemos tecidos com características mais aveludadas, que têm tudo a ver com os dias de inverno”, pontua Salum. O mobiliário também acompanha a linha do conforto, com formas orgânicas, arredondadas, mais curvas – livre de cantos – tendência forte na decoração, segundo o arquiteto.
“A paleta de cores revela tons de verde, bege, mas com a predominância do lilás, por isso
definimos o espaço como Casa Lilla. O resultado da proposta é um ambiente pensado para
pessoas livres e que primam pelo máximo de conforto.” Os espaços ficam em exposição na loja Bellacatarina, em Florianópolis, até o final do mês de setembro.
Por Luciana de Moraes
Imagens: Mariana Boro

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.