SOCIAL
To Top

Inverno: chegou a hora dos vinhos!

Com o começo do Inverno, os próximos meses serão ideais para o consumo da bebida que há séculos encanta o mundo

O Inverno chegou no Brasil, e está oficialmente aberta a temporada dos vinhos. Amada em todos os cantos do planeta, a bebida se encaixa perfeitamente nas mais variadas celebrações e, também, nas principais refeições do dia a dia. Para os especialistas, os vinhos tintos, muito mais intensos, possuem as características que mais combinam com a estação mais gelada do mundo e serão unanimidade nos próximos meses.

“Vinhos tintos encorpados, amadeirados e robustos são os mais indicados para o Inverno. Geralmente, os vinhos das uvas Cabernet Sauvignon, Malbec, Merlot e Carmenere são excelentes harmonizações com preparos de muita riqueza de sabor, entre eles as sopas e os cozidos de carnes vermelhas e legumes com molhos de tomate. Opções perfeitas para driblar os dias frios na companhia dos amigos”, comenta a enóloga Sandra Zottis.

Já para o enólogo Alcioni Dümmes, o Inverno é a melhor época do ano para os vinhos densos e complexos harmonizados com pratos intensos cheios de sabor. “O vinho representa uma imensa variedade de aromas e sabores na mesa, seja ele elaborado com apenas uma uva ‘varietal’ (por exemplo um bom Cabernet Sauvignon) ou elaborado como um blend com duas ou mais uvas (por exemplo um estupendo Bordeaux)”, detalha o especialista. Para completar, ele enfatiza as dicas de harmonização da enóloga Sandra Zottis. “Pratos cheios de corpo e sabor pedem vinhos intensos. Isso acontece pelo fato de a gordura dos pratos de Inverno ser neutralizada pelos taninos dos vinhos tintos”, destaca Alcioni.

Quem se interessa por vinhos e pretende conhecer um pouco mais sobre esse universo encantador, que vai da escolha de bons rótulos até a harmonização perfeita, na próxima sexta-feira, dia 28 de junho, a cidade de Curitiba vai receber o 1º Desafio Paranaense de Sommeliers. Promovido pelo curso de formação de Sommelier do Centro Europeu, principal escola de gastronomia do Brasil, o evento contará com a participação de 20 especialistas de diversas cidades do Paraná, além de reunir as principais marcas do mercado nacional.

Durante o evento na capital paranaense, que terá entrada gratuita (inscrições pelo telefone 41 – 33246669), os participantes poderão conhecer um pouco mais sobre três conceitos muito importantes do mercado: conhecimentos práticos de vinhos, técnicas de degustação, análise sensorial, conhecimentos em harmonização enogastronômica e serviço do vinho. O 1º Desafio Paranaense de Sommeliers contará, ainda, com a participação do sommelier tricampeão brasileiro Diego Arebola, que fará parte do corpo de jurados.

 

 

 

Por Caroline I P+G Comunicação Integrada

Imagem: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Bravo!

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.