SOCIAL
To Top

Inscrições para o 6º Prêmio FOCO Bradesco ArtRio vão até dia 31 de maio

Em 2017, um dos vencedores foi o artista de Curitiba Cleverson Luiz Salvaro, Premiação inclui residências artísticas na Bahia, Rio de Janeiro e Cuba

As inscrições para o 6º Prêmio FOCO Bradesco ArtRio vão até dia 31 de maio. Destinado a artistas brasileiros, com até 15 anos de carreira, a premiação quer estimular e reconhecer a produção artística contemporânea do país. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no portal da ArtRio http://artrio.art.br/premio-foco-inscricao, onde está disponível o edital. O portfólio e o projeto a serem apresentados podem contemplar trabalhos desenvolvidos em qualquer tipo de plataforma de artes visuais.

Em 2017, um dos vencedores foi o artista de Curitiba Cleverson Luiz Salvaro. Formado pela Faculdade de Artes do Paraná, com Mestrado em Artes Visuais, PPGAV da Universidade do Estado de Santa Catarina, Cleverson já participou de exposições como a Biennale de Québec – Manif d’art 5, no Canadá; 63º Salão Paranaense, MAC-PR; Bolsa Pampulha 2010/2011, Museu de Arte da Pampulha em Belo Horizonte; e 6ª VentoSul – Bienal de Curitiba.

Durante a ArtRio 2017, sua proposta foi mostrar a reconstrução do espaço, como forma de revelar os bastidores do processo de exposição, deixando à mostra as estruturas dos painéis e demais materiais utilizados.

A premiação do Prêmio FOCO Bradesco ArtRio inclui residências em importantes instituições culturais e, também, a participação na ArtRio 2018, que acontece entre 26 a 30 de setembro, na Marina da Glória.

Além disso, cada artista premiado tem uma de suas obras doadas ao acervo do Museu de Arte do Rio de Janeiro – MAR.

As residências do 6º Prêmio FOCO Bradesco ArtRio são:

– Rio de Janeiro (RJ) – Residência Despina

– Itaparica (BA) – Residência Sacatar

– Havana (Cuba) – Residência Artista X Artista

Os três premiados receberão bolsas para se dedicarem exclusivamente a suas pesquisas durante o período de residência.

Um Comitê Curatorial independente é responsável pela avaliação das inscrições e seleção dos premiados. A direção do Comitê é do curador do Prêmio, Bernardo Mosqueira. Participam também do Comitê representantes de cada uma das instituições de residência – Consuelo Bassanesi (Despina), Taylor Van Horne (Sacatar) e Lillebit Fadraga (Artista X Artista) – e a curadora Clarissa Diniz, do MAR.

Segundo Márcio Parizotto, diretor de marketing do Bradesco, principal patrocinador da feira pelo sexto ano consecutivo, o prêmio faz parte de um projeto ambicioso de fomentar toda a cadeia produtiva de arte. “O apoio à ArtRio representa a crença de que a cultura e a arte são fundamentais para o enriquecimento cultural de uma sociedade. O Prêmio FOCO Bradesco ArtRio viabiliza a descoberta e difusão da produção de artistas emergentes da arte contemporânea do Brasil”, analisa o executivo.

Dúvidas serão esclarecidas através do email: premiofoco@artrio.art.br.

A apresentação dos três vencedores acontece no dia 27 de setembro, dentro da ArtRio 2018.

Edições anteriores – Vencedores Prêmio FOCO Bradesco ArtRio

2017

Cleverson Luis Salvaro

Iris Helena

Ismael Agliardi Monticelli

2016

Ivan Grilo

Jaime Lauriano

Romy Pocztaruk

2015

Beto Schwafaty

Carla Chaim

José Carlos de Mélo

2014

Anna Costa e Silva

Renato Hofner

Ricardo Castro

2013

Lucas Simões

Rafael RG

Alan Fontes

Sobre a ArtRio

Reconhecida como uma das mais importantes feiras internacionais de arte, a ArtRio se destaca pelos bons resultados alcançados pelos galeristas que participam no evento. Além de receber importantes colecionadores e curadores brasileiros e internacionais, a feira desenvolve um importante trabalho de estimular o crescimento de um novo público através do acesso à cultura. O evento faz parte do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro.

Além da presença dos nomes de forte relevância já estabelecidos no segmento, a ArtRio possui como foco também apresentar novas galerias e jovens artistas, grandes apostas para o mercado de arte, trazendo frescor e inovação à feira.

A ArtRio é apresentada pelo Bradesco, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

#artrio2018

#compartilhearte

www.artrio.art.br

www.twitter.com/artriofair

Instagram: @ artrio.art.br

Facebook: ArtRio-Feira-Internacional-de-Arte-do-Rio-de-Janeiro

Sobre o Bradesco Cultura

Com mais de 350 projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. O Banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do país, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte. Com apoio a eventos regionais, museus, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros, a instituição possui, ainda, uma plataforma de naming rights com o Teatro Bradesco, que conta com unidades em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Em 2018, já passaram pela Temporada Cultural do Bradesco as exposições Julio Le Parc, Mira Schendel e Hilma af Klint, o espetáculo Bibi Ferreira e o Lollapalooza Brasil. Estão em cartaz os musicais Peter Pan e Ayrton Senna, além de diversas atrações confirmadas ao longo do ano, como os festivais de Parintins, Tiradentes, a festa junina de São João do Caruaru, o São João de Campina Grande, ArtRio, MIMO e MADE, entre outras.

 

 

 

Por Renata Pacheco Jordão

Imagens: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Eventos

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.