SOCIAL
To Top

Imóvel paulistano dos anos 90 recebe ares de modernidade em projeto assinado pela arquiteta Cristiane Schiavoni

Com uma planta original composta por muitos ambientes compartimentados, profissional esteve à frente da reforma que integrou e trouxe maior funcionalidade para o apartamento no dia a dia dos moradores

Com 170 m², o apartamento na Vila Leopoldina, bairro da capital paulista, precisava de algumas adequações para a realidade da nova família que estava para chegar. Datado de 1995, a planta evidenciava os conceitos de arquitetura da época, revelando a compartimentação de cômodos isolados um dos outros e sem apresentar a integração da área social. Para reformar e conceber o apartamento conforme a demanda dos novos moradores, a arquiteta Cristiane Schiavoni, do escritório Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores, entrou em cena para comandar todas as fases do projeto.

O primeiro passo foi transformar o layout em uma proposta mais atual, com a área social integrada – expectativa da família para proporcionar maior convívio com seus convidados. A fluidez entre cozinha e sala de jantar foi destacada: a churrasqueira a gás, instalada na cozinha junto ao cooktop foi um dos desafios realizados com sucesso pela arquiteta e a coifa,  com dois dutos que transportam a fumaça e odores para a área externa do apartamento, garantiu funcionalidade e sua estética proporcionou um toque arrojado ao ambiente. “Tudo foi pensado para que o casal continue rodeado por amigos e familiares em suas alegres reuniões aos finais de semana”, relata Cristiane.

O escritório no living permite que os moradores possam acompanhar a rotina dos filhos

Ainda na área social, a arquiteta apostou na execução do escritório no mesmo ambiente do living, que por sua vez também responde como sala de TV. Abarcar essa integração permite aos pais que, durante o home office, possam compartilhar os momentos e acompanhar as atividades realizadas pelos filhos.

Conectada ao living, a varanda recebeu uma mesa explorada em suas diversas funções – desde um prazeroso café da manhã aos finais de semana, um bate-papo com amigos ou uma tarde de jogos. Já a sala de jantar foi ‘inserida’ à ampla cozinha: Elegante e discreta, a mesa de vidro assumiu o papel de coadjuvante para que as cadeiras Tulipa, na cor azul, pudessem sobressair-se.

Cozinha integrada com sala de jantar abriu espaço para uma mesa com maior dimensão

Outra necessidade era aproveitar ao máximo a iluminação natural e ventilação para todos os ambientes. Para isso, entre a cozinha e a lavanderia, uma porta de vidro com película permite a entrada abundante de luz que abrange inclusive a sala de jantar. A ausência de paredes permite a ventilação cruzada, deixando o ambiente mais fresco.

Living integrado aproveita a iluminação natural vinda da varanda

A iluminação, composta por peças do Empório Luz, teve papel importante para criar diferentes cenários na área social. No projeto luminotécnico, Cristiane realçou aspectos fundamentais por meio da iluminação indireta, presente em cima e embaixo das paredes, em um recurso que ofertou beleza e disfarçou o baixo pé-direito do imóvel. No teto, a luz ressalta as obras de arte expostas nas paredes e, na cozinha e sala de estar, as luminárias promovem a iluminação fundamental para os ambientes.

Armários desenhados pela arquiteta oferecem sofisticação e atendem as funções de armazenamento e decorativa

Para o projeto da cozinha, a arquiteta desenhou armários da cozinha, executados pela Bontempo, e que fogem do tradicional. Ousada, a arquiteta investiu na cor preto, presente na marcenaria, como sinônimo de sofisticação. Na concepção do ambiente, as funções foram bem estabelecidas. Na grande parede com armários, a organização recebeu os jogos de louças, travessas, copos, potes com mantimentos e toda estrutura fundamental para a cozinha e o jantar. No canto direito, a despensa de alimentos.

Ciente da necessidade da praticidade e fluidez em um ambiente com tanta movimentação, forno elétrico e forno micro-ondas inseridos na marcenaria revelam a preocupação de Cristiane Schiavoni com a ergonomia e a segurança. A geladeira foi posicionada estrategicamente em um ponto de fácil acesso e, a bancada de Silestone, executada Mont Blanc Mármores, oferece amplo espaço para o preparo dos alimentos.

A bancada da cozinha também é perfeita para refeições rápidas

A arquiteta também apostou em uma ilha dedicada ao cozimento dos alimentos, que permite a interação com os convidados enquanto a moradora cozinha.

Lavanderia ganha atenção especial no projeto com suporte para roupas passadas

Muitas vezes renegada, Cristiane deu à lavanderia o seu merecido valor. Embora o projeto tenha perdido um pouco de espaço, suas soluções proporcionam amplitude e praticidade. A grande bancada com tanque em inox ajuda nas tarefas e os armários acomodam o material de limpeza. Nas gavetas, ao lado da máquina de lavar e secar, uma organização a ser seguida por todos da casa: roupas limpas em cima e, as sujas, na parte inferior. Em cima da bancada, o suporte planejado permite que as roupas passadas e penduradas no cabide sejam acomodadas até o momento de colocá-las no closet.  O roupeiro da casa ficou logo em frente e acomoda roupas de cama, mesa e banho.

Na área íntima, a palavra de ordem foi o conforto. Para o piso, o carpete foi escolhido para se andar descalço e as crianças brincarem no chão. Por ser de nylon, a limpeza do carpete promove também praticidade na manutenção diária.

O quarto do casal expõe elementos que oferecem aconchego e praticidade, assim como a delicada penteadeira para o momento pessoal da moradora

No dormitório de casal, a cabeceira da cama é perfeita para apoiar a coluna na hora da leitura, que por sua vez também contam com as luminárias de piso amparadas pelas mesinhas laterais ao lado da cama. Do outro lado, uma bancada em frente à cama contempla a penteadeira, que deixa a rotina de skincare e make up ainda mais prática. “Neste espaço, a iluminação foi cuidadosamente pensada para uma boa maquiagem com as arandelas embutidas no painel e a marcenaria projetada para guardar bijouterias, cremes e maquiagem”, destaca Cristiane.

Com duas cubas, o banheiro do casal oferece praticidade para a rotina a dois

banho máster foi concebido para o uso integrado e harmonioso do casal. Com as duas cubas, enquanto o homem faz a barba, a esposa pode seguir com tranquilidade na sua rotina de cuidados. A área da bancada ainda conta com a iluminação de arandelas sobre o espelho, que revelam outro cuidado do projeto: o desembaçador que não atrapalha o uso nem após a umidade do banho.

Quarto temático desperta a criatividade e personalidade do jovem morador

Para o filho mais velho, com 9 anos, um quarto com muita personalidade. As cores e a decoração combinação sua admiração pelos super-heróis. Sabendo da versatilidade que o menino tem, como o apreço por instrumentos musicais, desenho, leitura e a criatividade que exerce em tudo o que faz, a proposta foi elaborar um dormitório lúdico e que siga funcionando quando se tornar adolescente.

O quarto de bebê apresenta uma paleta de cores suave e aconchegante

Praticidade foi a chave para esse quarto de bebê: o pequeno Rafael ainda não tinha nascido, mas o quarto já estava pronto a sua espera. O uso de cores suaves ressaltou a ideia de ambiente moderno junto com o berço azul e a poltrona Egg para a amamentação e o contato tão próximo entre mamãe e o neném.

Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores.

Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.

Av. Imperatriz Leopoldina, 957, sala 1914, Vila Leopoldina, São Paulo

Tel. (11) 3649 4900

www.cristianeschiavoni.com.br

@cristianeschiavoni

 

 

 

 

 

Por Karina Fascina

Imagem: Carlos Piratininga

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.