SOCIAL
To Top

Iluminação escandinava

A iluminação escandinava traz charme, sem abrir mão da funcionalidade

O design escandinavo, surgido em 1950 em alguns países nórdicos, tem roubado a cena e ditado as regras em pleno século XXI. Todo bom projeto que se preze tem algum traço desse estilo que tem na simplicidade, funcionalidade e minimalismo suas principais características.

Na Cozinha Dinamarquesa não é diferente. O ambiente projetado pelas designers de interiores Cris Araújo e Linda Martins, do escritório Maraú Design Stúdio, para a Casa Cor Santa Catarina – Itapema 2018 traz na iluminação a inspiração nórdica. “É uma iluminação mais clean, porém sofisticada”, destacam as profissionais.

Um dos pontos fundamentais desse tipo de decoração é a valorização da iluminação natural. “A iluminação natural transforma o ambiente e é a base para um bom projeto dentro desse estilo. Sabendo disso, ampliamos a porta de saída e substituímos a versão antiga por uma nova com esquadrias finas na cor preta que emolduram um charmoso jardim”, comenta Cris Araújo.

Por ter essa pegada mais clean, a iluminação proporciona a percepção visual de um ambiente mais amplo. “Como a cozinha é um ambiente de multitarefas, é importante ter essa sensação de amplitude, para que quem esteja usando o espaço se sinta mais à vontade”, explicam Cris e Linda.

Os pendentes são elementos luminotécnicos muito característico desse estilo de projeto e vai além da sua função básica para se tornar também um elemento agregador para a estética do espaço. “Como o estilo escandinavo preza por poucos produtos em sua composição, todos os elementos que compõem a decoração são também decorativo. Os pendentes Corda, de Guilherme Wentz, colocados sobre a bancada, por exemplo, tem desenho minimalista e dão um toque contemporânea ao ambientes. Já as luminárias acima da mesa, que foram desenhadas exclusivamente por nós para o espaço, chamam a atenção em todos os sentidos. Tanto na sua disposição no espaço – já que estão nas paredes e não no teto – quanto no seu design ao mesclar linhas finas e retas com uma cúpula grande e cheia de personalidade”, salienta Linda Martins.

Com um desenho minimalista, os pendentes Corda dão um toque contemporâneo ao espaço.

Apesar de o projeto luminotécnico escandinavo ter estética mais simples e limpa, é necessário ter cuidado para que haja quantidade de luz suficiente para iluminar e valorizar cada detalhe da decoração. “A iluminação pode ‘salvar’ ou ‘matar’ um ambiente. A luz é de suma importância para ajudar em tarefas do dia a dia, demarcar e setorizar espaço e destacar algum objeto ou ambiente”, contam as designers.

No fundo, as luminárias desenhadas exclusivamente para o espaço chamam a atenção pela forma como foram disponibilizadas no ambiente e também pelo seu design cheio de personalidade.

Até o dia 22 de julho é possível ver de perto as características da iluminação escandinava. Para isso, basta visitar a Casa Cor Santa Catarina – Itapema, no Itapema Beach Place, localizado na BR-101, Km 144, em Itapema e conhecer a Cozinha Dinamarquesa.

Por Mão Dupla

Imagem: Daniela Buzi

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

  • Sete mini-luminárias para se apaixonar

    Dimlux apresenta pequenas peças assinadas perfeitas para iluminar e decorar Peças nômades refletem uma maneira mais fluida de vivenciar a experiência...

    Revista USE.21 de agosto de 2018
  • Madeira: protagonista do Decor

    Oslo Design utiliza a matéria-prima como base dos seus mobiliários A Oslo Design, loja de móveis e decoração de Curitiba, prioriza...

    Revista USE.10 de agosto de 2018
  • Peças com design slim na decoração da casa

    O design slim pode ser aplicado na decoração de diversas formas. As peças de mobiliário se constituem com formas mais finas...

    Revista USE.9 de agosto de 2018
  • Dekton proporciona versatilidade na decoração

    Sempre em busca de novos materiais, a Polo Mármores, empresa especializada na importação e comercialização das principais pedras ornamentais do mundo, oferece...

    Revista USE.8 de agosto de 2018
  • Lavabo reúne requinte e modernidade

    Arquitetas Rachel França e Gizelle Leite idealizam projeto monocromático no estilo industrial O segredo para uma decoração monocromática bem-sucedida, está na...

    Revista USE.7 de agosto de 2018
  • Paleta natural: pedras coloridas são destaque na decoração de interiores

    Confira uma seleção de rochas do Grupo Guidoni que trazem intensas tonalidades para diferentes projetos Pedras monocromáticas, com poucas interferências estéticas...

    Revista USE.7 de agosto de 2018
  • Monica Cintra apresenta produtos para decorar ambientes externos

    A estação mais fria do ano chegou, mas não é por isso que devemos deixar de aproveitar os ambientes externos. Dentro...

    Revista USE.6 de agosto de 2018
  • Ambientes para serem vividos

    Com o mote “Casa Viva” a Casa Cor Minas Gerais 2018 traz aos visitantes espaços de aconchego, como a extensão da...

    Revista USE.2 de agosto de 2018
  • Xeque-mate

    A designer de interiores Cristina Barbara ensina como usar o xadrez sem medo na decoração Uma das tendências queridinhas do inverno...

    Revista USE.1 de agosto de 2018

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.