SOCIAL
To Top

Iluminação agradável e confortável é ideal para o inverno

Estações mais frias pedem ambientes com cores mais neutras

O outono/inverno é aquela época propícia para ficar em casa, debaixo das cobertas, curtindo um filme na TV, tomando um vinho ou um chocolate quente. São meses que carregam aquela “preguiça boa” de querer se manter aconchegado no lar. Justamente por isso, e também pelo acinzentado dos dias que passam a ser mais curtos, as duas estações são ótimas para repensar na decoração da casa, que precisa ser mais introspectiva e relaxante do que nunca.

Nem sempre o segredo está em manter ou ficar nas cores quentes, por exemplo, afinal os tons mais frios são ótimos para contribuir com a sensação de aconchego e tranquilidade. Nosso cérebro “responde” às cores de muitas maneiras, tanto que antigamente os egípcios e os chineses as utilizavam com o propósito de curar ou favorecer determinados estados de consciência. De acordo com a Pantone, as cores que mandam neste outono/inverno são vermelho – não muito vivo -, vermelho-vinho, azul, amarelo e cinza, porém é necessário equilibrar essas tonalidades com outras para que não fique “over” demais.

Todos esses tons têm em comum alguns sentimentos que apresentam certa similaridade de sensações, como serenidade, alegria, intelectualidade, conforto, iluminação, esperança, sabedoria, entre outros. E elas podem estar presentes em qualquer objeto de decoração, desde pequenos vasos até mesmo nas luminárias, que colocadas em pontos assertivos, causam bem-estar visual. “A decoração influencia também nos nossos sentimentos e nas nossas sensações. Elas podem tanto energizar um lugar como também relaxar, levando a estados de sonolência e tranquilidade para o corpo e a mente”, afirma Maurício D’Ávila, designer da Geo Luz&Cerâmica. Abajures de mesa – como o elegante Riviera, feito de cerâmica; ou as luminárias de piso, como a Copacabana; ambos desenvolvidos por D’Ávila– são bons exemplos de objetos que acrescentam aconchego aos ambientes.

Luminárias assim são perfeitas para compor o clima quando a intenção é criar um “ambiente meia-luz” para assistir a um filme, ouvir música ou para saborear uma deliciosa fondue ou uma receita especial gourmet acompanhado com bebidas selecionadas, a dois, com a família ou com alguns amigos. Mas é sempre bom pensar nos efeitos de iluminação desejados e o posicionamento que devem ter. Nesses casos, esses pontos de luz darão o charme do outono/inverno e podem ser acrescidos de algumas românticas velas sobre a mesa ou em cantinhos, sem excessos e com segurança. Depois, é só aproveitar!

 

 

 

Por Euracy Campos

Imagem: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.