SOCIAL
To Top

Home office ou coworking: qual a melhor opção para o seu negócio?

O número de empresas, startups e empreendedores que aderem ao trabalho remoto é cada vez maior no Brasil, seja fazendo home office ou optando por espaços de trabalho compartilhados. Mas você sabe qual opção adequa-se melhor ao seu negócio? Com base em uma pesquisa realizada pelo Spaces antes de sua inauguração no país, Otávio Cavalcanti – diretor do espaço de trabalho flexível original de Amsterdã, que inaugurou sua primeira unidade no Brasil em junho – dá dicas e fala sobre as vantagens de cada modalidade.

Coworking

1. Dificuldade de concentração ao trabalhar de casa. De acordo com 48% dos brasileiros, um dos desafios do home office é a dificuldade para focar nas atividades do trabalho. Justamente por deixar o colaborador à vontade e ser um ambiente mais confortável que o escritório, o obstáculo de trabalhar em casa acaba tornando-se não perder em produtividade. Contando com a estrutura de um coworking, o profissional tem à disposição o equilíbrio entre um espaço agradável e corporativo ao mesmo tempo.

2. Networking. Os coworkings têm o potencial de tornarem-se uma comunidade de empresas e empreendedores que crescem juntos. Para 78% dos brasileiros, escritórios abertos melhoram a comunicação entre departamentos e para 74% melhoram a cooperação. Assim, os ambientes compartilhados são uma grande oportunidade para àqueles que desejam firmar novas parcerias com as empresas alocadas em volta.

3. Infraestrutura. 92% dos trabalhadores acham fundamental o acesso à internet de qualidade para exercer suas funções no trabalho. Já para um em cada cinco brasileiros, o desafio de trabalhar de casa está na falta de acesso a equipamentos do escritório, como impressora ou scanner. Necessidades atendidas pela infraestrutura do coworking, onde o empreendedor não precisa preocupar-se com limpeza, café, manutenção, etc.

4. Home office e a casa cheia. Principalmente para empreendedores que não moram sozinhos, ou que não têm a casa à disposição para o trabalho durante o horário comercial para conseguir desempenhar suas funções com tranquilidade, o home office pode não ser tão produtivo, pois a família demanda de atenção. Isso é o que pensam 43% dos entrevistados na pesquisa do Spaces, inclusive, para 44% dos brasileiros, outras pessoas e os pets em casa atrapalham as calls de negócios. Já os coworkings oferecem escritórios privativos e até cabines telefônicas para evitar interrupções durante uma negociação por telefone.

5. Ruídos domésticos. Por mais que o empreendedor disponha de um espaço reservado para trabalhar de casa, outros fatores podem atrapalhar a concentração. Algumas situações, que são perfeitamente comuns no ambiente doméstico, podem perturbar a produtividade, como: o barulho da máquina de lavar, o vizinho barulhento ou as seguidas interrupções de vendedores. Escritórios compartilhados dispõem de ambientes profissionais, com a opção de postos de trabalho individuais ou coletivos para atender da melhor forma a demanda de espaço do alocado.

Home office

1. Afastar-se dos barulhos do escritório. Muitas vezes o ambiente corporativo pode ser movimentado demais para quem procura concentração. A pesquisa do Spaces mostra que 30% dos respondentes brasileiros planejam trabalhar fora do escritório para simplesmente afastar-se do ambiente barulhento. Assim, o espaço da própria casa, contanto que seja calmo e silencioso, pode ser o ideal.

2. Tempo de deslocamento casa X trabalho. Nas grandes cidades do Brasil, gasta-se pelo menos duas horas por dia para ir e voltar do trabalho. Perda de tempo essa que, obviamente, é eliminada quando se trabalha de casa.

3. Maior proximidade com a família. Justamente por passar muito tempo trabalhando, algumas pessoas podem sentir falta de passar mais tempo com a família. Para 58% dos brasileiros que participaram do estudo do Spaces, um dos incentivos para trabalhar de forma remota seria para estar mais perto da família.

4. Diminuição dos gastos com alimentação. Os brasileiros gastam em média mais de R$ 30 em uma refeição fora de casa. Com o home office, além de evitar restaurantes lotados em que o prato possa demorar a chegar e contar com a comodidade de almoçar no conforto de casa, o colaborador ainda gera uma economia de mais de R$ 600 por mês.

5. Incentivo à economia local. Para 63% dos trabalhadores brasileiros, uma jornada de trabalho remota significa ter a opção de consumir do comércio local e contribuir com a economia da região de onde vive. Assim, quando necessitar de algum produto, como por exemplo, materiais de escritório, ou serviços de terceiros, como um chaveiro talvez, o colaborador acaba utilizando-se dos fornecedores do bairro onde vive e colaborando com a economia bairrista.
Sobre a pesquisa

O estudo foi realizado pelo Spaces, com 20 mil profissionais em todo o mundo, sendo 900 profissionais do Brasil, de diversos setores: consultoria e serviços, utilities, tecnologia, entre outros.

Sobre Otávio Cavalcanti

Cavalcanti atua na IWG PLC (holding do Spaces) há 8 anos, onde pôde desenvolver sua carreira até assumir como diretor da marca Spaces no Brasil. O executivo acredita na modalidade de trabalho flexível e passa liberdade e autonomia aos colaboradores, que não precisam trabalhar de terno, 8 horas por dia, no mesmo escritório.

Sobre o Spaces

O Spaces oferece um ambiente de trabalho inspirador para profissionais e empresas em crescimento. Ao lado de seus escritórios, as pessoas poderão encontrar outros associados e utilizar mesas de reunião que as ajudarão a pensar, criar e interagir com pessoas com a mesma mentalidade. O Spaces tem o objetivo de promover um clima inspiracional, com um espírito empreendedor, onde as ideias surgem, as empresas crescem e relacionamentos de valor são construídos.

O Spaces já está presente na Europa, Estados Unidos, América Latina, Austrália e Ásia. Outras expansões estão previstas para esses continentes durante o próximo ano.

Para mais informações, acesse www.spacesworks.com

 

 

 

Por Grupo RMA

Imagem: @snowing

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Inovação

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.