SOCIAL
To Top

Home office: arquiteta Júlia Guadix reúne dicas para montar um ambiente prático e funcional em casa

A arquiteta Júlia Guadix, à frente do escritório Liv’n Arquitetura, reúne dicas infalíveis para deixar seu trabalho em casa mais agradável

Em 2020, se tem um ambiente de casa que precisou aparecer para valer foi o home office, que para muitos, de temporário passou para definitivo. Com a necessidade de trabalhar longe do escritório, os moradores precisaram reservar cantinhos que ajudassem tanto na concentração, quanto no conforto e na produtividade. Por isso, montar esse espaço exige uma atenção redobrada, afinal, tornou-se o local destinado a passar a maior parte do dia.

Antes de qualquer coisa, para criar um home office prático e funcional é preciso se conectar com as suas necessidades. E como começar? O ponto de partida é responder algumas perguntas básicas: Como é o seu dia de trabalho? Você precisa de dois monitores grandes ou apenas um laptop? Consulta muitos arquivos impressos? Precisa analisar papéis em grandes formatos? Necessita de muita ou pouca área de armazenamento para itens de escritório?

——————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Novo restaurante Chicko, em Campinas-SP, tem projeto assinado pelo Superlimão

——————————————————————————————————————————————————————————

Depois de elencar esses tópicos, dá-se início a escolha do ambiente ideal e dos móveis que irão compor. Para ajudar nessa tarefa, a arquiteta Júlia Guadix, à frente do escritório Liv’n Arquitetura, reuniu cinco dicas principais. Confira a seguir:

1) Definindo o ambiente: 

“É muito comum termos o home office integrado à sala, varanda, quarto. Com esse desenho, considero importante manter uma separação das atividades. A decoração nos auxilia a separar os momentos: hora de trabalhar e hora de relaxar”, explica a arquiteta. Nesse sentido, o espaço eleito deve proporcionar concentração para as horas de trabalho. Portanto, distrações como televisão, sons externos, circulação de pessoas, precisam ser evitados, na medida do possível.

Nesse quarto, o home office foi colocado atrás da divisória com chapa de aço recortada para fazer uma separação sutil, sem perder a iluminação e ventilação natural. Essa disposição impede que os moradores tenham visão do ambiente de trabalho quando estão na cama, o que torna tudo mais aconchegante e, acima de tudo, funcional |Projeto: Liv’n Arquitetura

Fuja daquela vontade de trabalhar na cama ou no sofá da sala. Isso, além de prejudicar a coluna, dificulta a separação dos lugares reservados para o emprego e o relaxamento.

2) Móveis para o home office: 

O mobiliário destinado para este ambiente precisa ser adequado para evitar dores nas costas e problemas futuros na coluna. “Para as horas de trabalho ficarem mais agradáveis, é importante que a bancada, a cadeira e a tela do computador permitam uma posição correta”, alerta Júlia Guadix. Quanto à bancada, a profissional recomenda que ela tenha, no mínimo, 60 cm de profundidade e 80 cm de largura. Além disso, uma altura aproximada de 75 cm é o ideal.

Bancada, cadeira e computador devem estar nas posições corretas para evitar dores nas costas | Projeto: Liv’n Arquitetura

Outro item fundamental é uma cadeira com boa ergonomia. Peças com rodinhas e regulagem da altura são adicionais que facilitam o dia a dia. A fim de contribuir para uma melhor circulação no ambiente, o ideal é que haja uma distância de 70 cm entre a escrivaninha e outro móvel atrás dela, permitindo que você entre e saia da cadeira sem esbarrar em nada. “Se for preciso, utilize um suporte para elevar a tela do laptop e use teclado e mouse apoiados na mesa”, indica a arquiteta.

Uma cadeira com boa ergonomia possibilita horas de trabalho mais tranquilas | Projeto: Liv’n Arquitetura

3) Iluminação adequada: 

A iluminação é um elemento essencial para garantir um home office mais funcional. Se usada de forma correta, terá um papel fundamental na qualidade do trabalho e no seu bem-estar. Assim, Júlia Guadix aconselha um ambiente com luz geral ampla, além de uma fonte de luz homogênea sobre a bancada e que não ofusque a visão. Ela pode vir de um pendente, um abajur, arandela ou fita de LED embutida no forro ou na marcenaria, dependendo do projeto e do espaço. “Escolha sempre as lâmpadas mais amareladas entre 3000K e 2700K, que se assemelham à luz do sol e criam uma atmosfera mais aconchegante”, afirma.

Estar em um local com uma janela dará profundidade de visão, sendo possível descansar o olhar de tempos em tempos. Esse movimento também trará mais disposição e alegria durante o expediente.

Nesse home office, a janela permite a entrada de luz natural, aumentando a sensação de aconchego. Nos dias muito ensolarados, a persiana romana oferece conforto visual | Projeto: Liv’n Arquitetura

4) Organização é fundamental: 

Para um home office perfeito é essencial manter a organização. Portanto, o melhor é restringir os itens de trabalho ao escritório, evitando de espalhá-los pela casa: assim, a área fica bem demarcada em relação aos demais cômodos. Já dentro do ambiente, invista em nichos, prateleiras e gaveteiros para deixar tudo no seu devido lugar. “Colocar na mesa apenas o que, de fato, será utilizado e, ao final do expediente, organizar tudo, arquivar papeis e jogar lixo no lixo para tudo ficar visualmente agradável”, reitera a arquiteta.

Nesse ambiente, o nicho aéreo guarda os itens que não estão sendo usados no momento. Uma gaveta organiza os documentos que ficam na altura da mão. A presença da luz natural garante o bem-estar dos moradores | Projeto: Liv’n Arquitetura

Usar bandejas em cima da bancada também contribui para organizar os objetos em conjunto. Nos gaveteiros, distribuir os compartimentos em categorias com etiquetas impede o acúmulo de documentos desencontrados. Pastas de cores diferentes e cestos auxiliam a manter a ordem nos armários e nichos.

5) Personalize o seu home office: 

Pense no seguinte: você passará boas horas do seu dia nesse espaço. Então, personalize! Se a intenção for transformar o home office em um local convidativo, aposte em quadros, vasos de plantas, esculturas, ou seja, itens que contribuam para momentos mais prazerosos. Sem esquecer a organização, é claro! Por isso, o legal é escolher objetos pequenos que não ocupem os preciosos centímetros.

Organizados em uma bandeja, a arquiteta resolveu colocar alguns objetos que personalizaram ainda mais o seu home office. “Reservei um cantinho para colocar a minha Nossa Senhora das Graças que minha madrinha me deu, umas velinhas e o quadro que meu avô pintou”, conta | Projeto: Liv’n Arquitetura

Se a sua vontade for apostar em mudanças maiores, as paredes são perfeitas para isso. E as possibilidades são inúmeras: papel de parede, texturas, adesivos vinílicos! Vale até mudar a cor e o revestimento do escritório. Além de lindo, isso colabora na diferenciação entre os cômodos.

Quanto às tonalidades, o ideal é investir em tons que tragam tranquilidade, disposição e foco. O amarelo e o verde, por exemplo, estimulam a criatividade e o otimismo. O azul, por sua vez, acalma, promove a confiança, comunicação e eficiência. “Usar tons muito vibrantes em grandes planos pode nos cansar e deixar ansiosos. Por isso, aconselho optar por cores mais neutras ou, até mesmo, misturá-las, contrapondo os estímulos”, declara a arquiteta.

Sobre Liv’n Arquitetura

Fundado em março de 2016 pela arquiteta Júlia Guadix, o escritório Liv’n Arquitetura tem como objetivo construir, junto aos clientes, um projeto original e personalizado, provocando uma mudança na casa e no estilo de vida de cada um. Com o lema “Vamos transformar o seu espaço no seu lugar favorito no mundo”, a equipe familiar, formada por Júlia e seu irmão Vitor, já realizou mais de 19 projetos de reformas. Prezando pelo conforto e modernidade, a profissional é apaixonada pelo estilo simples, acolhedor e atemporal. Sendo assim, elementos como madeira, tijolo, cimento queimado, plantas, tons neutros com pontos de cores definem a maior parte de seu trabalho.

O nome “Liv’n” faz referência à palavra em inglês living, que significa “vivendo”. Seguindo essa concepção que o escritório busca realizar os sonhos dos clientes.

Liv’n Arquitetura

Av. Dr. Cardoso de Melo, 291, São Paulo – SP

(11) 94537 – 0101

www.livn.arq.br

Instagram: @livn.arq

 

 

 

 

Por Bianca Benfatti

Imagem: Guilherme Pucci

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Decoração

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.