SOCIAL
To Top

Green: construção sustentável e saudável é tendência no mercado de imóveis de alto padrão

Brasil ocupa o 4º lugar no ranking dos países que mais desenvolvem empreendimentos sustentáveis. Até 2030 o setor verde deve gerar mais de 6,5 milhões de postos de trabalho no mundo

Os conceitos de sustentabilidade e saudabilidade estão sendo difundidos rapidamente no mercado imobiliário de alto padrão. O consumidor busca por empreendimentos que prezam por conceitos inovadores, pautados pela tecnologia, qualidade de vida e respeito social e ambiental. Segundo pesquisa realizada em 2018 pela U.S. Green Building Council (USGBC), o Brasil ocupa a 4º posição entre os 10 países que mais desenvolvem construções sustentáveis. O índice é avaliado pela certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e o país possui 460 empreendimentos, que totalizam quase 15 milhões de m2 construídos de forma sustentável. Além disso, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) prevê que até 2030 esse tipo de edificação deve gerar mais de 6,5 milhões de postos de trabalho, atrás somente do setor de energia.

Segundo Daniel Assis, arquiteto da RKM Engenharia, no mercado da construção civil de alto padrão, a preocupação com a sustentabilidade de um imóvel e a qualidade de vida dos moradores já é realidade há alguns anos. “Estamos atentos às mudanças do mercado e às novas tendências e tecnologias para o setor, com objetivo de buscarmos soluções diferenciadas que beneficiem os futuros moradores, com foco na saúde, qualidade de vida e bem-estar. Para garantir essas vantagens, nossos empreendimentos são projetados para auxiliar no desenvolvimento social, ambiental e econômico”, enfatiza.

Na hora de decidir por um imóvel, detalhes que remetem à valorização da saúde e ao consumo consciente podem ser decisivos. “As pessoas estão mais atentas à saúde e ao consumo consciente. Os nossos projetos, por exemplo, são estudados profundamente e priorizam itens como economia de energia e de água, qualidade do ar interno, utilização adequada da iluminação e da luz natural, isolamento termoacústico, utilização de materiais atóxicos, conexão com a natureza e qualidade do ar e da água”, aponta o arquiteto.

Edifício Kadosh, exemplo de construção sustentável e saudável

Um empreendimento pensado desde o começo para oferecer muito mais do que a construção e a engenharia podem realizar. O Residencial Kadosh, da RKM Engenharia, traz, em sua essência, a promoção da saúde e do bem-estar dos moradores. “O empreendimento foi projetado levando em consideração a energia do local, pensando nas cores apropriadas para gerar tranquilidade, no paisagismo que reflete na saúde e muito mais”, destaca o arquiteto da RKM. Localizado no Vale do Sereno, em Nova Lima, Minas Gerais, o Kadosh foi o primeiro empreendimento da América Latina a receber o Selo Casa Saudável, concedido pelo Healthy Building World Institute (Instituto Mundial de Construção Saudável).

Sobre a RKM Engenharia

A trajetória da RKM, iniciada em 1993, é marcada pela inovação, solidez e pioneirismo. Referência no segmento de alto luxo, a instituição tem a qualidade como sua premissa básica. Os diferenciais de seus empreendimentos residem nos valores agregados ao produto. Já na implementação de seus projetos, a RKM adota a cultura da excelência em todos os processos e utiliza tecnologias de ponta em um sistema integrado de produção, que resulta no aumento da produtividade, eliminação de desperdícios e, consequente, a redução do custo final da obra. Tudo isso faz com que a aquisição de um produto RKM seja mais do que a realização de um sonho, mas, sim, um grande investimento.

 

 

 

 

Por Josiane Souza

Imagem: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Tendências

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.