SOCIAL
To Top

Exposições de artes visuais do 23º Cultura Inglesa Festival lançam olhar para relação entre tradição e contemporâneo

Os projetos foram escolhidos por meio de edital e serão exibidos no Centro Brasileiro Britânico de 25 de maio a 16 de junho

Cultura Inglesa Festival apoia anualmente, por meio de seu Edital, projetos brasileiros de teatro, dança, artes visuais e curtas-metragens com inspiração na cultura britânica. Em 2019, as produções de artes visuais ocuparão as três galerias do Centro Brasileiro Britânico de 25 de maio a 16 de junho, com entrada gratuita. Entre instalações artísticas, cerâmicas e obras interativas, as três exposições selecionadas investigam processos de mudanças e exploram a relação entre legados do passado e a contemporaneidade.

A exposição Tudo é Dissimulado retrata a investigação do artista David Magila, que tem como foco principal lançar um olhar mais atento às paisagens da vida cotidiana e lugares inóspitos que carregam uma “arquitetura largada”, transformada pelo tempo, e no possível desejo de conectar uma parcela dos legados da memória sintonizado com a atualidade. Ao reconfigurar e refletir as discussões acerca das políticas de identidade na contemporaneidade, a mostra que é composta por 13 trabalhos nos formatos de pintura, vídeo, desenho e instalação, captura a fragilidade da vida humana e a profunda beleza no cotidiano.

Dentre os lugares explorados, David retrata o parque londrino Parkland Walk através de uma série de desenhos que o artista produziu durante suas visitas ao local. “Na verdade, o local era uma antiga estrada de trem que foi desativada e hoje é um parque com corredor verde. Como era inverno, era um lugar pouco frequentado pelas pessoas, e por isso via a beleza naquele lugar. Comecei a tirar fotos, fazer desenhos e coletar material por puro interesse, sem pretensões.”

Além do parque, o artista desenvolveu uma instalação que retrata a Praia do Leste, um pedaço do litoral paulista que está sendo engolido pelo mar já com casas submersas. O artista coletou elementos do lugar como destroços/ruínas para retratá-lo. O resultado será uma instalação composta por um vídeo de sua pesquisa, esculturas feitas com esse material e alguns moldes em silicone.

“Tiger, Tiger” Tiago Mestre

Na produção “Tiger, Tiger”, o artista Tiago Mestre apresenta uma exposição que se relaciona com a tradição da cerâmica, na cultura inglesa, desde o surgimento da ideia de “studio pottery”, no início do século XX, até seus desdobramentos mais recentes. Ligada a uma prática mais livre e exploratória da produção de cerâmica e inserida no âmbito da arte contemporânea, a exposição busca encontrar um lugar de negociação entre esse legado histórico, com suas problemáticas, e as novas possibilidades discursivas.

Em Notas de um Sonho, o cartunista Caco Galhardo apresenta uma exposição inspirada na clássica comédia “A Midsummer Night’s Dream”(Sonho de uma Noite de Verão), de William Shakespeare. A exposição reúne as paixões do artista: o humor, a comédia, o teatro e o desenho. Numa releitura do texto da peça de Shakespeare, o artista pinta imagens descritas pelo dramaturgo, assim como utiliza frases dos diálogos de sua obra, explorando essa mescla de conteúdos. “Sonho de uma noite de verão é conhecido como a melhor comédia de Shakespeare, e o meu trabalho tem muito de humor. Foi quase natural juntar e compor um trabalho que reunisse todos esses mundos” diz Caco.

Entre as obras, o público encontra pinturas em papel e acrílico e um painel que o artista pintará diretamente na parede da Galeria do Centro Brasileiro Britânico. Também haverá um espaço interativo (que até o lembra do trabalho de Yoko Ono), com uma bancada com papéis em que as pessoas poderão anotar os seus sonhos de verão. Essas anotações serão colocadas em um painel para compor esses sonhos.

Para Fábio Cypriano, um dos curadores de artes visuais do edital, “O Cultura Inglesa Festival é dos poucos programas permanentes de apoio à produção artística não só na cidade, como no país. Sua importância cresce agora com a diminuição de apoios dos órgãos públicos. Em artes visuais, ele premiou artistas como Odires Mlászho, em 2008, que dois anos depois estaria na Bienal de São Paulo e em seguida representando o Brasil, em Veneza. Entre outros destaques posso citar Henrique Oliveira e (Eduardo) Srur, ambos com presença no circuito nacional e internacional”. O seleto grupo artístico de curadores da categoria ainda reúne Cláudia Marchetti, artista plástica; Julio Landmann, ex-presidente da Bienal Internacional de São Paulo; Marcelo Araújo, museólogo, ex-diretor da Pinacoteca de São Paulo e atual diretor e curador da Japan House, e Martin Grossman, professor titular da ECA-USP e ex-vice-diretor do MAC (Museu de Arte Contemporânea).

A programação completa do 23º Cultura Inglesa Festival está disponível no site www.culturainglesasp.com.br/festival.

SERVIÇO – EXPOSIÇÕES DE ARTES VISUAIS DO 23 º CULTURA INGLESA FESTIVAL

Data: De 25 de maio a 16 de junho
Local: Centro Brasileiro Britânico – Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros, São Paulo – SP
Horário: De segunda a sexta das 10h às 19h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h
Classificação etária: Livre
Estacionamento tarifado no local
Entrada Franca

Ficha Técnica
Tudo é dissimulado
Exposição composta por 13 trabalhos nos formatos de pintura, vídeo, desenho e instalação.
Artista realizador: David Magila

Tiger, Tiger
Obras de cerâmica e argila.
Artista realizador: Tiago Mestre

Notas de um Sonho
A exposição é composta por um grande painel pintado diretamente na parede, dez pinturas em papel com frases da peça e um espaço interativo que será composto por um mosaico de anotações de sonhos do público visitante.

Artista realizador: Caco Galhardo

###

Redes Sociais (Cultura Inglesa)
Site com programação completa: www.culturainglesasp.com.br/festival
App: Cultura Inglesa Festival, download gratuito na App Store e Google Play
Facebook: facebook.com/culturainglesasp
Youtube: youtube.com/culturainglesa
Spotify: http://open.spotify.com/user/culturainglesafestival
Google+: http://bit.ly/CIFgoogleplus
LinkedIn: linkedin.com/company/cultura-inglesa
Hashtag oficial do Festival: #culturainglesafestival

Sobre o Cultura Inglesa Festival

O Cultura Inglesa Festival é um festival anual de arte, cultura e entretenimento que fomenta a produção artística brasileira, e promove a cultura britânica, apresentando artistas do Reino Unido e Brasil. A programação inclui 11 novas obras comissionadas pela Cultura Inglesa, shows de música, cinema, espetáculos internacionais, exposições, teatro, dança, programação infantil e muito mais. Desde 1996, o festival ocupa a cidade de São Paulo com uma programação multidisciplinar e completamente gratuita.

Sobre a Cultura Inglesa

Há mais de 80 anos no mercado, a Cultura Inglesa é uma associação sem fins lucrativos e a maior rede de ensino do idioma inglês não franqueada do País, o que garante consistência na qualidade de ensino. Além de oferecer um programa de inglês global de primeira linha com componentes online exclusivos e quadros interativos, seus professores passam por, pelo menos, 120 horas de capacitação/ano em cursos e congressos no Brasil e no exterior. A Cultura Inglesa soma 59 unidades nos Estados de São Paulo, Santa Catarina e Bahia, atendendo a mais de 80 mil alunos, com um corpo docente de mais de 500 professores e oferece uma vasta gama de atividades culturais que incluem teatro infantil e adulto, musicais, música pop e coral.

 

 

 

Por Daiane Nicoletti

Imagens: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.