SOCIAL
To Top

Exposição com aquarelas do artista Carybé retrata o candomblé

Exposição reúne 50 obras do artista que tem como principal fonte de inspiração as tradições do candomblé

 A relação do artista Carybé com o candomblé é o tema da exposição As Cores do Sagrado, em cartaz na Caixa Cultural, em São Paulo. Dentre as obras que retratam essa religião e seus rituais merece destaque a aquarela de Mãe Senhora, famosa mãe de santo baiana. A ialorixá está em uma das primeiras aquarelas presentes na mostra e também aparece em uma foto ao lado do artista. Carybé foi amigo de Mãe Senhora, famosa por não conceder entrevistas para a imprensa mas por ter entre seus interlocutores artistas.

As Cores do Sagrado tem cerca de 50 aquarelas, selecionadas dentre as 128 que Carybé fez tendo como fonte de inspiração as tradições do candomblé. A curadora da exposição é a filha do artista, Solange Bernabó. A seleção buscou privilegiar a sintonia entre técnica e fases do artista. As Cores do Sagrado já passou por Salvador, Recife e Rio de Janeiro. A mostra fica em cartaz até 28 de fevereiro de 2017, com entrada franca. As imagens presentes na exposição foram produzidas ao longo de 30 anos de pesquisas, entre 1950 e 1980, e são registros de vivências pessoais do artista nos terreiros de candomblé que frequentava.

Carybé

Argentino no nascimento (Lanus, 1911), carioca por criação e baiano por opção, Carybé foi um dos mais produtivos e inquietos artistas que o Brasil abrigou. Pintor, escultor, ilustrador, desenhista, cenografista, ceramista, historiador, pesquisador e jornalista, Carybé, falecido em 1997, tem sua genialidade associada à Bahia, cuja essência soube materializar em desenhos, aquarelas, esculturas e grandes murais.

Curadoria

Solange Bernabó atua na área cultural desde 1983. É proprietária da Galeria Oxum Casa de Arte, com sedes na Ladeira da Barra e no Pelourinho, em Salvador. Participou da Fundação Pierre Verger desde a sua instituição. Foi secretária geral, de 1996 a 2000, e hoje é membro do Conselho Curador. Atualmente, é secretária do Instituto Carybé e membro do Conselho Curador da Fundação Casa de Jorge Amado. Faz curadoria e organiza exposições de Carybé e outros artistas.

 

Serviço:

Exposição “CARYBÉ As Cores do Sagrado

Local: CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro)

Visitação:  10 de dezembro de 2016 a 28 de fevereiro de 2017 (terça-feira a domingo)

Horário: 9h às 19h

Informações: (11) 3321-4400

Classificação indicativa: livre

Entrada franca

Acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.