SOCIAL
To Top

Expolux reúne o setor da iluminação movimentando novos negócios e apresentando diferentes conceitos e lançamentos

A 16ª edição da Feira Internacional da Indústria da Iluminação levou para seus visitantes geração de negócios, conteúdo, inovação e relacionamento

Realizada no Expo Center Norte, a Expolux reuniu mais de 20 mil visitantes em seus 36 mil m² de espaço. Nesta edição, a planta da feira foi setorizada em perfis distintos: iluminação técnica e iluminação decorativa, facilitando assim a visitação do público. A 16ª edição da Expolux contou com 300 expositores nacionais e internacionais, 60 horas de conteúdo informativo e uma vasta gama de produtos, soluções e conceitos inovadores.

Respeitando sua tradição, mas com um formato mais moderno, a Expolux trouxe experiências que seguiram as principais necessidades do público e expositores, atendendo as perspectivas quanto a realização de negócios, a apresentação de inovações, a amplitude em relacionamentos e conteúdos informativos para toda cadeia da iluminação. “Nossa principal intenção com a Expolux era passar aos nossos visitantes e empresas expositoras o sentimento de que é possível reunir, em um mesmo ambiente, uma feira de negócios atrativa para todo o setor da iluminação sem perder identidade, beleza e, acima de tudo, potencial para a realização de novas parcerias”, comenta Ivan Romão, gerente do evento.

Pela primeira vez na Expolux, a EasyWatt, empresa brasileira especializada em eficiência energética, enalteceu a capacidade da feira em aproximá-los de um público qualificado, nacional e internacional. “Recebemos visitantes do Chile, Uruguai e de diversos estados brasileiros. Esta tem sido uma experiência muito positiva. Estamos surpresos com a Expolux e torcemos para que a feira tenha ainda mais expositores nacionais em sua próxima edição”, afirma Axel Guy, responsável pelo desenvolvimento comercial e técnico da empresa, que detém dois Selos Inovações, por seus produtos Luz-Conect e sua luminária solar homônima.

O que não deixou de ser surpresa foram os dados da ABILUX, Associação Brasileira da Indústria de Iluminação, que reforçaram a tendência de leve crescimento do setor que deve fechar o ano com um faturamento na casa dos R$ 3,55 bilhões. Este valor é 3% maior do que o constatado em 2017. Já quando o assunto é sobre o número de lâmpadas LED no Brasil, em 2016, cerca de 120 milhões de unidades passaram pelo mercado nacional, enquanto que em 2017 este número cresceu para 214 milhões.

Se o fluxo aumenta, em contrapartida, o valor unitário para o consumidor caí. Em 2012, quando foi iniciado o processo de modernização na iluminação, tornando obrigatória a paralização da comercialização de lâmpadas incandescentes, as lâmpadas LED custavam 31% a mais do que o registrado em 2017. Com este cenário, boas oportunidades e novidades apontam para o futuro da indústria.

Neste ponto, a City Lumi se destacou por ser uma indústria totalmente nacional e uma das primeiras fábricas nacionais de lâmpadas LEDs inteligentes. Debutando na Expolux, a empresa, que conta com uma fábrica situada no polo industrial de Manaus, aproveitou o principal encontro do setor para apresentar sua novidade: a lâmpada LED autodimerizável. Tendo três potências (9w, 4,5w e 2,5w), uma única lâmpada consegue criar diferentes ambientes de acordo com a necessidade do momento.

De acordo com o diretor comercial da Starlux, Emílio Conradt, estar presente na Expolux é importante não apenas para a realização de novos negócios, mas, principalmente, a oportunidade de se apresentar à toda a cadeia da iluminação: “Estar presente na feira é importante para nós pelo fato de todos os clientes do seguimento da iluminação estarem presentes. Nossa expectativa era de recebermos os visitantes, que eles pudessem olhar nossos produtos e tudo isso ocorreu acima do que esperávamos”, comemora.

Gustavo Binardi, diretor da Expolux, destacou a importância do evento e ressaltou também a relevância das 300 empresas expositoras que estiverem presentes fazendo desta 16ª edição um sucesso: “Buscamos entender as reais preocupações e anseios do mercado e estamos muito satisfeitos com o que aconteceu durante esses quatro dias de evento”, celebra o executivo.

Inovação – Um dos destaques desta edição foi o Decor Prime Show, apresentado pela segunda vez na Expolux e que contou com a curadoria do Estúdio Tarimba. O espaço, que reuniu diferentes estúdios e arquitetos parceiros, trouxe para os visitantes o que há de mais moderno em conceitos e tendências em diferentes ambientes onde a luz pode se tornar um elemento transformador. Os espaços temáticos apresentaram inspirações para clubes urbanos, praças, indústrias, residências, hotéis e meios de hospedagem, espaços kids, bares e lojas.

Neste ano a Expolux contou com a Galeria de Projetos de Iluminação, que reuniu os projetos luminotécnicos vencedores da oitava edição do Prêmio ABILUX Projetos de Iluminação. Durante a realização da feira, diferentes propostas com viés residencial, corporativo, urbano e de eficiência energética trouxeram os destaques desta premiação. Já a Mostra de Design de Luminárias reconheceu os ganhadores do Prêmio ABILUX Design de Luminárias. Em um espaço aberto ao público, produtos originais, tecnológicos e estéticos estiveram em exposição para o público visitante.

Produtos com inovações tecnológicas de design ou funcionalidade e com foco em sustentabilidade também ganharam destaque. Em parceria com a Revista Lumière, a feira sinalizou tudo que de melhor foi apresentado nesse segmento com o Selo Inovação. Ao todo, 30 expositores ganharam o selo nesta edição.

Conteúdo – Os milhares de visitantes tiveram contato com palestras e workshops gratuitos e de curta duração voltado para lighting designers, arquitetos, designers de interiores, engenheiros, técnicos, lojistas, varejistas e demais profissionais da cadeia da iluminação. Na Arena do Conhecimento – Iluminação de Interiores, com curadoria da Lume Arquitetura, palestras com temas relacionados a iluminação, como software de iluminação, projetos especiais em fibras óticas com fontes LED, automação acessível, iluminação para o varejo, iluminação inteligente para edifícios, o Lighting Design longe dos grandes centros, prática e projetos luminotécnicos, entre outros.

Já a Arena do Conhecimento – Iluminação Pública, Automação e Internet das Coisas, com curadoria das Revistas Potência e O Setor Elétrico, concentrou palestras gratuitas focadas em assuntos de interesse mais técnico. O espaço discutiu as principais demandas e necessidades atuais do mercado da iluminação técnica, focando em conteúdos pertinentes como gestão, tecnologia, tendências e modelos de negócios para iluminação pública, além de novas tecnologias e o futuro da automação residencial, industrial e comercial.

Durante os quatro dias de evento, a feira recebeu o SIMPOLED Internacional, simpósio organizado pela ABILUX. O evento ofereceu um momento de reflexão e inspiração para novos caminhos não apenas para a economia setorial brasileira, mas para expansão do olhar frente às recentes mudanças globais na indústria da iluminação. Os palestrantes deste ano foram Lear Hsieh, da MSDESIGN, presidente da China Lighting Designer Association, e a lighting designer norte-americana Addison Kelly, presidente da U.S Lighting Consultant. Durante a feira, aconteceu ainda o Fórum ISA-Brazil International SSL Forum, com o tema “The raising of beyond lighting”.
Sobre a EXPOLUX

Em sua 16ª edição, a Feira Internacional da Indústria da Iluminação que acontece de 24 a 27 de abril no Expo Center Norte (Pavilhões Verde e Vermelho), em São Paulo, é o principal evento do setor na América Latina. Bienal, em 2018 a feira receberá a participação de mais de 300 expositores, envolvendo mais de 20 mil profissionais da área entre os estandes que ocuparão uma área de 36 mil m². Concentrando tecnologias, tendências e estimulando novos negócios e networking, a EXPOLUX viabiliza o encontro de importantes players do segmento, do menor ao maior, e oferece programação paralela focada no conteúdo informativo com palestras, seminários e debates dirigidos à capacitação, atualização e qualificação para o mercado. Como novidade, a feira estará segmentada em dois perfis (Lighting Design e Técnico) com entradas exclusivas e planta setorizada, facilitando ainda mais a visitação.

Instagram: www.instagram.com/expolux_oficial
Facebook: facebook.com/expolux

 

 

 

Por Claudia Kucharsky

Imagem: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Eventos

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.