SOCIAL
To Top

A Estufa na Vila Madalena recebeu durante a DW a exposição de peças assinadas pelos designers Julia Krantz, Morito Ebine e Fernando Mendes

Durante o maior festival urbano de design, decoração e artes a A Estufa exibiu com sucesso a Exposição “Artífices da Madeira”

 

Peças de Julia Krantz, Morito Ebine e Fernando Mendes respectivamente

De 09 a 13 de agosto São Paulo sediou o maior festival urbano que promoveu a cultura do design e suas conexões com a arquitetura, artes, decoração e urbanismo divulgando a economia criativa.

Com 40 anos de história, a A Estufa localizada na Vila Madalena, o epicentro do design e das artes, é um espaço fundado pelos arquitetos paisagistas Marlene e Leo Laniado. Foi a primeira boutique de São Paulo a oferecer plantas ornamentais e objetos relacionados em paisagismo se tornando assim, um oásis natural dentro da concretada São Paulo. E, não demorou muito para a A Estufa se tornar também uma incubadora de ideais com inovação de produtos e um espaço de disseminação da arte e da cultura.

É neste cenário que aconteceu a exposição “Artífices da Madeira” com peças em madeira criadas e assinadas pelos designers Julia Krantz, Morito Ebine e Fernando Mendes.

As peças expostas são além do decorativo, fazem pensar, refletir sobre o uso da madeira e sua continuidade como vida. A “vida da árvore acabou, né , assim quando cortou, vira madeira. Mas depois de virar madeira, quando assim vira objeto, aí pode começar na segunda vida , de uso”, reflete o designer japonês Morito Ebine, que trouxe ao Brasil há 22 anos, a técnica japonesa de confecção de mobiliário através de encaixes precisos e elegantes, aplicando-a às espécies brasileiras de madeira.

Sob esta perspectiva reflexiva a respeito da madeira surge a “Artífices da Madeira”. A madeira traz consigo características peculiares que lhe conferem larga vantagem sobre outros materiais, em primeiro lugar por sua condição de recurso absolutamente renovável, desde que explorada de forma sustentável, garantindo a sobrevivência e o florescimento das florestas nativas dos mais diferentes tipos de vegetação ao redor do mundo. Em segundo lugar pode-se citar a variedade de espécies, com suas cores, texturas, cheiros, densidades, sabores, pratos cheios para o criador inspirado. Em terceiro lugar vem a trabalhabilidade da madeira, que traz inúmeras possibilidades e se presta com a mesma maestria a construções de edificações, pontes, embarcações, instrumentos musicais, peças de mobiliário, esculturas, gravuras, brinquedos, jogos etc.

Os designers Julia Krantz, Morito Ebine e Fernando Mendes de Almeida criam móveis e objetos que resgatam valores perdidos de cooperação mútua homem/meio ambiente, de estímulo à produção e consumo conscientes de bens duráveis, atóxicos e biodegradáveis e do trabalho do artífice que manuseia a madeira com amor e simpatia. Móveis, objetos e artífices se entrelaçam por um momento em uma atmosfera onde o observador não é mero espectador, mas um novo canal possível de disseminação e resgate da apreciação do trabalho manual.

Sobre os designers

Julia Krantz

Seu primeiro desenho de uma peça de mobiliário surgiu aos 10 anos de idade, e a fixação por criar ambientes internos a partir da composição de objetos/móveis/iluminação sempre fizeram parte de sua vida. Formada pela FAU-USP em 1997, se voltou ao trabalho com madeira. Continua neste caminho, em seu ateliê em São Paulo, onde explora diversas técnicas de marcenaria na confecção de móveis, objetos e esculturas.

Fernando Mendes

É um destes criadores contemporâneos que faz da madeira seu principal meio de realização. O trabalho investido em seu mobiliário evidencia astúcias desta tradição brasileira tão rica na relação com a nobreza deste material, redefinindo o que há séculos formou-se no Brasil como repertórios de usos e soluções no espaço das casas, com soluções simples que garantem uma escala bem controlada entre a artesania dos objetos únicos e a fabricação especializada do serial. Vive e trabalha no Rio de Janeiro. (Afonso Luz)

Morito Ebine

Japonês, nascido na província de Tochigi, estudou Desenho de Mobiliário e Marcenaria na Universidade Politécnica em Kanagawa. Chegou ao Brasil há 22 anos (1995) trazendo consigo a técnica japonesa de confecção de mobiliário através de encaixes precisos e elegantes e aplicando-a às espécies brasileiras de madeira. Trabalha e ensina em seu ateliê em Santo Antonio do Pinhal, em um espaço onde se respira conhecimento, aprendizado e vivência direta da essência do trabalho artesanal.

Sobre a A Estufa e Terracor

Inaugurada em 1978, com quase 40 anos de existência A Estufa , há 23 anos Localizada na Vila Madalena idealizada na época para ser a primeira “boutique “ de São Paulo e país a oferecer plantas ornamentais, hidro cultura vasos , bancos e objetos relacionados a jardins . Surge assim, um oásis natural dentro da paisagem concretada de São Paulo.
A Estufa, rapidamente se tornou uma incubadora de ideias onde são desenvolvidos produtos inovadores associados ao “jardim”.
É o atelier de Paisagismo de Marlene Laniado, e escritório de Arquitetura, Paisagismo e Design de Leo Laniado.
Desde 1993 é também o showroom da TERRACOR, revestimentos de paredes, criado e desenvolvido por Leo Laniado e é único a receber PREMIO de Design do Museu da Casa Brasileira.

A Estufa – Terracor
Endereço: rua wisard 53 Vila Madalena – São Paulo – SP
Telefone: 11 38142300
Entrada gratuita sem agendamento dentro destes horários
Site: www.aestufa.com.br
www.terracor.com.br
Facebook: a Estufa , Terracor
Instagram: @terracoroficial
Por Maria Helena Antoniadis  | A3 Comunicação

Imagens: Comunicação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.