SOCIAL
To Top

Estudio Guto Requena reabre exposição de arte e design no Sesc Sorocaba

Após fechamento por mais de seis meses, o espaço reabre com a mostra, que tem como intuito aproximar pessoas e gerar mais empatia por meio da tecnologia

Inaugurada no dia 12 de março, no Sesc Sorocaba, a primeira exposição individual do Estudio Guto Requena, intitulada Entre bits, átomos e afetos, teve sua programação suspensa em poucos dias após a abertura em função da pandemia mundial da Covid-19. Agora, a partir de 27 de outubro, a mostra reabre ao público, com projetos emblemáticos e premiados e também com uma obra de arte interativa inédita. Com um tom de retrospectiva, a exposição tem curadoria do próprio Estudio e explora a tecnologia como recurso para aproximar pessoas e gerar empatia.

Precursor em um campo até então inabitado no design brasileiro, o arquiteto e designer Guto Requena é um investigador da tecnologia, empatia e afetividade. Constantes em sua trajetória, os temas o tornaram reconhecido e premiado por projetos sensíveis traduzidos pela complexidade de softwares.

—————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Bontempo une harmonia da cultura japonesa e design clean em lançamentos conectados ao conforto estético e visual

—————————————————————————————————————————————————————

“Movido por uma incessante curiosidade e disponibilidade para o novo, Guto Requena decifra a complexidade do mundo atual e a traduz em seus projetos”, comenta Adélia Borges, crítica convidada para escrever o texto expográfico. Para ela, o arquiteto tem uma destreza para estabelecer vínculos entre objeto e público. “Ao dar forma a memórias, sensações e sentimentos em seus projetos, Guto favorece a interação com o usuário e incentiva ciclos de vida longa – um contraponto à descartabilidade dos dias atuais”, completa Adélia.

Os projetos que integram a mostra são aqueles mais emblemáticos na carreira do Estudio Guto Requena, entre peças de design e instalações. Uma delas, a cadeira Noize, que tem como referência as formas da icônica cadeira Girafa, da ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. “A Girafa é a minha peça de design preferida e, a partir de seu desenho, concebi uma versão digital feita por impressão 3D com interferências estéticas extraídas de ruídos urbanos captados no centro de São Paulo”, conta Guto.

Um experimento de design, ciência e tecnologia deu origem ao LOVE PROJECT, que transforma emoções captadas em objetos do cotidiano. As histórias de amor, de caráter íntimo e pessoal, são extraídas por meio de sensores e os dados coletados dão forma às peças de design. O conceito de sustentabilidade afetiva é o mote do projeto, que insere o público final no processo de criação e desmistifica o uso de tecnologias numéricas.

Emoções e empatia originaram também a coleção de vasos de cristal ‘Era uma vez’, criada a partir de um registro de fábulas contadas pela avó de Guto durante sua infância. As peças são resultado da interpretação dos arquivos de áudio e, suas curvas, marcam o drama narrativo dos contos.

Entre as instalações que integram a exposição, destaca-se “Estímulos Emocionais”, obra imersiva inédita que convida os visitantes a se conectarem uns com os outros, buscando estimular a empatia. Com a ajuda de sensores de frequência cardíaca e de ondas cerebrais, os dados de biofeedback emocional dos participantes são coletados e projetados em uma mesa redonda. Dessa forma, o projeto oferece uma arquitetura performativa ativada em tempo real, que provoca reflexões sobre a qualidade das nossas conexões, trocas e afetos com as pessoas e a cidade que habitamos.

Também será remontada para a exposição a obra “Empatias Mapeadas”, outra instalação imersiva interativa do Estudio Guto Requena, com produção e montagem da GTM Cenografia, anteriormente apresentada na inauguração do Sesc Paulista, em São Paulo. “Pesquisando definições sobre empatia, li: ‘Empatia é sentir com o coração do outro’. Na minha busca sobre como mesclar novas tecnologias digitais a emoções surgiu o desejo de criar uma obra imersiva que convidasse as pessoas a se desconectarem, e por alguns instantes, se conectarem ao outro, ao visitante desconhecido sentado ao lado”, finaliza Guto.

Sobre o Estudio

O Estudio Guto Requena reflete sobre memória, cultura e poéticas narrativas nas diferentes escalas do design, como objetos, espaços e cidades. O Estudio se divide em quatro núcleos de projeto: Núcleo de Arquitetura, onde criam interiores, cenografias e edifícios. Núcleo de Produto, em que desenham objetos e mobiliário. Núcleo de Comunicação e Mídias, desenvolvendo programas para TV e web, consultorias, livros, palestras e eventos. E, finalmente, o Núcleo Juntxs – Laboratório para Estudos de Empatia, Design e Tecnologia, em que concebem instalações imersivas e experiências interativas. O que conecta todos os projetos do Estudio Guto Requena é seu desejo em investigar design e tecnologias digitais de modo emocional, para estimular a empatia e o coletivo. Sua grande paixão está em hibridar o analógico ao virtual.

Guto Requena, nascido em 1979 em Sorocaba, graduou-se em Arquitetura e Urbanismo em 2003, na USP – Universidade de São Paulo. Durante nove anos foi pesquisador do NOMADS.USP – Centro de Estudos de Habitares Interativos da Universidade de São Paulo. Em 2007, obteve o seu mestrado na mesma Universidade com a dissertação “Habitar Híbrido: Interatividade e Experiência na Era da Cibercultura”.
Em 2008, Guto fundou o Estúdio Guto Requena. Desde então, recebeu diversos prêmios, palestrou e expôs em mais de 20 países. Entre 2012 e 2015, foi colunista de design, arquitetura e urbanismo no jornal Folha de São Paulo, além de colaborar com diversas revistas. Desde 2011, Guto cria, roteiriza e apresenta séries para TV, Web e cinema.

Serviço:

Entre bits, átomos e afetos

Período Expositivo: 27 de outubro de 2020 a 31 de dezembro de 2020.

Horário de funcionamento: Terças a sextas, das 16h às 20h, sábados das 10h às 14h

Local: Sesc Sorocaba – Rua Barão de Piratinga, 555, Jardim Faculdade – Espaço de Exposições

Telefone: (15) 3332-9933
sescsp.org.br/sorocaba

 

 

 

Por Victoria Lima

Imagem: Divulgação

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.