SOCIAL
To Top

Estilo urbano e integração total compõem casa na praia de 670 m² no litoral Norte de SP

Assinada pelo escritório de Patricia Penna, residência apresenta arquitetura moderna com design limpo e linhas retas, bem como área social integrada, garantindo espaço de sobra para as horas de lazer

Com o fim do inverno – e as temperaturas altas dando o ar da graça desde a primavera –, quem não sonha com uma casa de praia? A arquiteta Patricia Penna, do escritório Patrícia Penna Arquitetura e Design realizou o sonho de um casal com filhos jovens, que sonhavam com um endereço no litoral Norte de São Paulo, para desfrutarem os finais de semana, feriados prolongados e, sobretudo, a temporada de férias de verão com familiares e amigos.

Com 670 m², desde o projeto arquitetônico completo, bem como o de interiores, Patricia contemplou o pedido dos proprietários: o desejo de um imóvel sem o característico ar de praia. “Levamos para o projeto um estilo urbano, sem traços comumente encontrados em casas do litoral. Ainda assim, elevamos a poesia que emana uma residência praiana”, declara Patricia. Para tanto, na construção, não foram usados materiais naturais como madeiras e fibras, mas a predileção por uma edificação contemporânea e com atributos que remetem aos imóveis localizados na cidade.

Patrícia Penna investiu na integração entre área externa e interna para valorizar o espaço de convívio nos momentos de lazer

Outro ponto mandatório no briefing apresentado pelos clientes, era o desejo de uma espaçosa e confortável área para receber familiares e amigos – e que contasse com a praticidade e facilidade de manutenção. A solução apresentada por Patricia foi a integração de todo setor social, incluindo living, sala de jantar e home theater. “Por meio de grandes portas de vidro instaladas, os ambientes internos são conectados ao setor de lazer composto pelo espaço gourmet e a ampla varanda”, explica a profissional.

——————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Como o pós-pandemia redefinirá a arquitetura das escolas

——————————————————————————————————————————————————————————

Partindo para a arquitetura de interiores; foram especificados acabamentos e revestimentos resistentes e duráveis, de descomplicados processos de limpeza e manutenção. No tocante ao mobiliário; peças aconchegantes, com design ‘limpo’ e que dialogam com a arquitetura e o modo de vida dos clientes, foram dispostos em todo setor social.

Na varanda externa, um décor para apreciar o melhor da vida, sem ver as horas passarem. Perfeito para um final de tarde – pós mar ou piscina. Os móveis do estar ora de linhas retas, ora orgânicas, são a definição do conforto. Ainda na área coberta, oposto ao estar, uma área gourmet com mesa para 10 pessoas.

Coberta, a varanda externa dispõe de um estar completo, composto por um charmoso sofá de linhas orgânicas, com estrutura e tecido próprios para áreas externas, e as poltronas também resistentes à umidade. Ao fundo, o espaço gourmet para almoços e jantares, com o deleite da vista para a piscina e jardim

A área gourmet, composta por churrasqueira e bancada para refeições, tem a madeira como elemento principal, ao lado do quartzo da bancada e porcelanato no “backsplash”

Dentro da casa, o destaque fica para o diálogo da arquitetura com o design e acabamentos dos móveis. Ademais, os grandes painéis de madeira, com portas de correr são outro forte atributo do projeto.

Na sala de estar, toques de azul se fazem presentes no décor, como no tapete de estampa geométrica e na tela, com gradientes da cor. No equilíbrio e na quietude de uma residência de praia, os móveis reforçam a sobriedade da paleta de tons claros. “Ousando na medida certa, selecionamos com muito preciosismo a mesa de centro que é composta por um conjunto de mesas com bases metálicas, e tampos em materiais diversos, entre eles o “terrazo”, ou granilite”, detalha a arquiteta.

Da sala de estar, a visão para a varanda

Oposto ao estar, a mesa de jantar redonda – perfeita para o “tête-a-tête” durantes as refeições, é acompanhada de cadeiras ‘Jackie’. Bem próxima, a magnitude da estante sob medida produzida pela Ornare cumpre muito além de uma função estética. Abrigando livros, louças e objetos decorativos, a preciosa caixa de vidro tem a incumbência de dividir os ambientes, preservando a caixa da escada que acessa o pavimento superior da residência.

‘Separando’ a sala de jantar e ‘preservando a escada, a estante de vidro executada foi pela Ornare

Separado da sala de estar por meio da porta de correr em marcenaria, o home theater esbanja conforto, em uma ambientação perfeita para as sessões de filmes e séries, de noite ou de dia. Os sofás ocupam a parede, de ponta a ponta, e a estrutura completa de áudio e vídeo assegura o clima de cinema em casa.

O projeto luminotécnico executado para o home theater propicia a luz ideal para os títulos assistidos pelos moradores e hóspedes

No mobiliário, obras de arte e objetos revelam a curadoria realizada pela arquiteta Patricia Penna e sua equipe

Prática e muito bem equipada, a cozinha segue um esquema de cores e acabamentos atemporais e elegantes. Na ilha central está o fogão, e os demais eletrodomésticos foram embutidos na marcenaria executada pela “kitchens”.

Acima da ilha central, a coifa robusta e sob medida minimiza a gordura resultante da cocção dos alimentos

No andar superior, as suítes evocam layouts muito bem resolvidos por meio de um décor minimalista e tons leves e repousantes. A madeira clara marca presença com efeitos únicos… seja no revestimento das paredes com o efeito modulado ou ripado. As amplas janelas também são estrelas, introduzindo o prazer da abundante luz natural.

Num dos dormitórios, o painel piso teto, de madeira, é o destaque na cabeceira. Um nicho cumprindo a função de mesa de cabeceira, foi introduzido no painel

A janela desvenda a estonteante vista para o jardim da área externa. E em frente à cama, duas chaises são um chamado à contemplação e descanso

Visual clean nos banheiros da residência

No entorno da piscina e em toda área externa da residência, o paisagismo é um dos destaques. “O projeto paisagístico valorizou a arquitetura, por meio da profusão de espécies e suas precisas implantações, tornando o uso externo muito mais aprazível”, diz Patricia. No entorno da ampla piscina, espreguiçadeiras para os momentos de sol, ombrelones, mesas e cadeiras para conversas descontraídas ao cair da tarde.

Sobre Patrícia Penna

No mercado há mais de 20 anos, a arquiteta Patrícia Penna é destaque de mostra de decorações no Brasil e no exterior. Com a equipe multidisciplinar que faz parte do escritório Patrícia Penna Arquitetura & Design, assina projetos de arquitetura e design de interiores nas áreas residenciais, corporativos e institucionais.

Seu principal objetivo é atender às expectativas de cada cliente, traduzindo seus anseios e concretizando-os. Transitando por estilos variados, trabalha com grande apuro e cuidado ao lado da equipe para atingir um resultado marcado pelo ecletismo e, sobretudo, pela identificação particular de cada cliente com o seu próprio projeto.

Rua Armando D’Oliveira Cobra, 50 – São José dos Campos

(12) 3209-9785

www.patriciapenna.arq.br

@patricia_penna_arquitetura

 

 

 

 

Por Diego Rogério

Imagens: Leandro Moraes

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

 

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.