SOCIAL
To Top

Ensaio “Friesians no Mar” inova ao levar cavalos ao Atlântico

Animais encontram liberdade no litoral paulista em série de fotos empática do casal de fotógrafos Ricardo Zaviasky e Janne Zaviasky

A liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, e que é universal e inexplicável ao mesmo tempo, na conhecida acepção do Romanceiro da Inconfidência. A série fotográfica inédita Friesians no Mar fornece o combustível necessário para manter esse sonho aceso, com uma combinação inusitada: a robustez de cavalos negros cavalgando ao sabor das ondas do mar vasto.

O novo projeto do casal de artistas fotográficos Janne Zaviasky e Ricardo Zaviasky toma como inspiração os registros dos cavalos selvagens a galopar livremente pelo litoral francês em Camargue. “O cavalo e o mar têm muito em comum. Ambos são fortes, misteriosos, temperamentais e muito belos. O mar pode estar sereno e encantador, mas contém dentro de si uma força indomável, que é uma analogia ao cavalo em liberdade”, nas palavras de Ricardo.

Friesians no Mar transporta para a paisagem brasileira essa interação entre equinos altivos e as forças da natureza, gerando um olhar novo e único. O ensaio coloca em foco dois majestosos cavalos frísios em absoluta liberdade no litoral paulista.

A primeira visita dos animais ao mar resultou em fotos surpreendentes e variadas: a paisagem por vezes é idílica, com marolas lavando os cascos de animais brincalhões e mansos. Outros momentos revelam equinos tão impetuosos quanto as ondas que colidem e borrifam em espuma revolta.

Por que os friesians?

Os friesians são animais altos, com pelagem negra aveludada que avança até sobre os cascos. Têm crinas e rabo longos e sedosos e corpo musculoso. Também chamados cavalos frísios, eles já tinham um porte conhecido pela eficiência como tração para canhões durante a Primeira Guerra e como montaria de cavaleiros de armadura na Idade Média. Agora, gera imagens de liberdade cheias de nuances.

À primeira vista, poderia ser um cavalo de guerra. Porém, o bicho exibe traços de uma natureza muito mais complexa a quem seja capaz de captar, conforme explica Ricardo: “Há momentos em que se percebe no olhar muita troca entre você e o cavalo. Em alguns movimentos que ele faz, você percebe a sutileza ausente em momentos em que ele está fazendo algum trabalho específico”.

Dos autores: captar a identidade animal

Janne Zaviasky e Ricardo Zaviasky são fotógrafos residentes da Cinza Photo Gallery (RJ), que especializaram-se em usar lentes e luzes para lançar um olhar mais abrangente sobre cavalos do que o animal utilitário rural ao qual estamos acostumados. Afinal de contas, trata-se de um ser senciente.

Nesse sentido também, o cavalo frísio se destaca como uma escolha acertada: essa raça originária do Norte dos Países Baixos quase foi extinta no começo do século XX, largamente utilizada como tração militar. Foi preservada e reconstituída a partir de apenas três garanhões e hoje estão presentes também em solos brasileiros.

————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Porcelanatos para inspirar sua nova piscina

————————————————————————————————————————————————————

Ainda que acostumados a retratar os equinos em ensaios com e sem humanos, os Zaviasky galgaram um novo parâmetro com o inédito Friesians no Mar também do ponto de vista técnico.

O processo importa

Foram seis meses de planejamento até a execução do ensaio, no litoral Sul de São Paulo. Os dois animais foram transportados da capital para um haras local e aclimatados por uma noite. No dia seguinte, foram dirigidos em cena numa ampla faixa de areia, fotografados com teleobjetivas, com auxílio de 15 outros profissionais.

O cenário escolhido foi um trecho da praia de terreno plano, areia pouco fofa e de mar mais calmo, para não assustar nem lesionar os modelos. A observação rigorosa do respeito aos animais em todas as etapas do processo artístico enriquece ainda mais essa experiência única.

Para conferir o resultado, basta visitar a galeria online da JR Zaviasky Photography. Todas as cenas gloriosas podem ser adquiridas em tiragens limitadas, exclusivas e certificadas de impressões em papel fineart 100% algodão com tintas a base de pigmentos minerais, garantindo longevidade ao tempo.

Serviço

Projeto: Friesians no Mar

Autoria: JR Zaviasky Photography

Instagram:

Ricardo Zaviasky – www.instagram.com/ricardo.zaviasky

Janne Zaviasky – www.instagram.com/jrzaviasky

WebSite: www.jrzaviasky.com.br

 

 

 

 

Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2017 - Todos os direitos reservados.