SOCIAL
To Top

Empresas expositoras destacam contato com público qualificado e fechamento de negócios durante o Smart City Expo Curitiba

A área de exposição da feira sobre cidades inteligentes foi duplicada e deve receber 35 empresas dos setores público e privado, além de dezenas de startups

O Smart City Expo Curitiba 2019, segunda edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, vai dobrar a área de exposição em relação a do ano passado para acomodar os estandes de 35 empresas dos setores público e privado, além de dezenas de startups que estarão na Smart Plaza Vale do Pinhão. Nos dias 21 e 22 de março a expo vai mostrar inovações e iluminação pública, segurança, educação, saúde, saneamento básico, trânsito e urbanismo, entre outras.

“Todas as empresas que estarão no Smart City têm em comum um forte olhar para a melhoria da qualidade de vida e prestação de serviços nas cidades”, explica Roberto Marcelino, diretor do iCities, empresa organizadora do evento em parceria com a Prefeitura de Curitiba, e com a chancela da FIRA Barcelona.

O acesso à área de exposição será gratuito mediante inscrição prévia pelo site (https://www.smartcityexpocuritiba.com/) e deve atrair desde estudantes de escolas públicas e particulares até clientes, fornecedores e potenciais investidores. Já o acesso ao Congresso é pago (confira os preços ao final do texto).

No ano passado, a mostra de produtos e serviços atraiu mais de 5,5 mil pessoas em dois dias. Foram 22 empresas públicas e privadas, entre elas grandes nomes como a 99, Renault, Copel, Itaipu e Sanepar. Além disso, mais de 70 startups ganharam espaço na Smart Plaza Vale do Pinhão, uma área de exposição e convivência idealizada pela Prefeitura através da agência de inovação do Vale do Pinhão para mostrar as propostas pioneiras do ecossistema de inovação de Curitiba. As empresas expositoras estiveram em contato com o público e seus potenciais clientes, puderam conhecer fornecedores, parceiros e possíveis investidores. E várias delas até fecharam novos negócios a partir dos contatos realizados.

Confira abaixo alguns depoimentos de representantes das empresas, os resultados obtidos e o que elas esperam para a edição de 2019, para a qual já têm presença confirmada:

Copel – projetos inovadores envolvendo a energia elétrica

Na edição de 2018, a Copel apresentou pela primeira vez o Eletroposto, estação para abastecimento de veículos elétricos. Onze unidades dessa foram instaladas na BR-277, que liga Curitiba a Foz do Iguaçu para a formação da primeira Eletrovia do Brasil, projeto pioneiro no país, que foi inaugurado em dezembro. Além disso, a empresa também exibiu o projeto da instalação de uma rede de 5 mil medidores inteligentes de energia automatizados na cidade paranaense de Ipiranga, primeira do país a contar com essa tecnologia. A instalação foi finalizada no final de 2018.

Segundo Gustavo Klinguelfus, gerente de Departamento da Gestão da Inovação, a participação no evento contribuiu de forma decisiva para que o público conhecesse os diversos projetos de inovação da empresa. “O evento traz um tipo de público qualificado, que tem interesse em novas tecnologias e no tema de cidades inteligentes. É importante mostrarmos como a Copel está sempre buscando investir em inovações que transformam a vida das pessoas”, ressaltou.

Prevention / Adam Robô – solução de prevenção à cegueira cativou o público e foi impulsionada

O Adam Robô, solução de prevenção à cegueira e outras doenças da visão, da startup Prevention, foi uma das grandes estrelas da Smart Plaza Vale do Pinhão. Na primeira edição, a empresa realizou um pré-lançamento de três modelos da nova versão do robô.

Foi interessante ver a aceitação da nossa solução, como o público reagia e entendia nosso propósito. Também ampliamos o leque de contatos brasileiros e internacionais, com fornecedores e parceiros de negócios. Um ano depois ainda estamos colhendo os frutos do evento”, afirma Juliano Moraes Santos, sócio da empresa.
Ao longo desse ano, a Prevention dobrou de tamanho, chegou a diversos países da América Latina e da África e deve alcançar a Europa em breve. Além disso, foi o vencedor latino e finalista mundial da Imagine Cup, da Microsoft, recebeu um aporte no programa Shark Tank Brasil, ganhou um edital de inovação do sistema S da Federação das Indústrias, entre diversas outras conquistas.

Para a edição de 2019, o objetivo da empresa é focar em vendas e fechamento de novos negócios. “Também queremos fazer um pré-lançamento do Adam Robô autônomo, que realiza os testes de visão e conversa com os pacientes de maneira automatizada. No futuro queremos levar a solução para a Europa e os Estados Unidos”, explicou.

Planet Smart City – uma cidade inteligente social criada do zero

A Planet Smart City é uma empresa italiana responsável pelo projeto Smart City Laguna, considerada a primeira cidade inteligente social do mundo, que deve receber mais de 6500 unidades habitacionais e 25 mil habitantes. Ela será construída em São Gonçalo do Amarante, no Ceará, a 50 km de Fortaleza. Um novo projeto na Região Metropolitana de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, também já está em fase inicial.  A empresa recebeu em setembro um aporte de R$ 34 milhões, a serem investidos em três novos projetos no Brasil nos próximos meses.

Segundo a CEO da Planet Smart City no Brasil, Susanna Marchionni, a participação na edição do ano passado foi muito estimulante para a empresa. “Nossa participação foi ótima, tivemos muita procura durante o evento e que nos rendeu vários contatos ao longo do último ano. A Planet tem presença mundial e já participamos inclusive da edição do evento em Barcelona, mas a edição brasileira foi a melhor e mais bem organizada de que participamos”, afirma.

Smart Green – soluções inteligentes de iluminação pública

A Smart Green, desenvolvedora de softwares e integradora de automação relacionada à iluminação, vê uma grande oportunidade de exposição da marca no evento, o que é estratégico para seus negócios, explica o CEO  Sandro Vieira. “Tivemos a possibilidade de apresentar a tecnologia de telegestão de iluminação pública para vários prospects, como prefeituras, clientes públicos e privados. O nível de exposição foi muito qualificado e ter participado foi muito importante”, explicou.

A empresa deve exibir uma solução de telegestão de iluminação pública, que permite a realização do controle de luminosidade automática em conformidade com a iluminação externa, baseado em recursos de inteligência artificial. O sistema também oferece aos clientes a possibilidade de realizar um monitoramento mais preciso da rede elétrica, além de promover a comunicação com outros sensores em rede.

Como as empresas podem participar do Smart City Expo Curitiba 2019?

As empresas que desejam expor sua marca recebem contrapartidas antes, durante e após o evento, de acordo com o plano de parceria assinado, além da participação em um jantar de networking (no caso dos dois primeiros patrocínios). Abaixo estão as quatro possibilidades de parcerias para a compra de um estande na feira. Para detalhes sobre cada um deles e fechamento de parcerias, a empresa deve contatar o diretor comercial do iCities, Caio Castro: contato@icities.com.br / 41 3019 1025 / 41 9676-5957.

GLOBAL PARTNER – É a empresa apresentadora do evento, o que inclui espaço de estande de 40 m2, 50 convites cortesia para o congresso, dois speakers (um na área principal e um na mostra paralela) e grande número de contrapartidas de exposição de marca.

LOCAL PARTNER – Parceira do evento, o que inclui espaço de estande de 30 m2, 30 convites cortesia para o congresso, um speaker na plenária principal e número intermediário de contrapartidas de exposição de marca.

EVENT PARTNER – Parceira do evento, o que inclui espaço de etande de
20m2, 10 convites cortesia para o congresso, um speaker na plenária paralela e número de contrapartidas de exposição de marca proporcionais ao investimento.

SUPPORT PARTNER – Parceira do evento, o que inclui espaço de estande de 12 m2, 5 convites cortesia para o congresso e algumas contrapartidas de exposição de marca proporcionais ao investimento.

Congresso

A área de congresso para receber mais de 1,6 mil pessoas. Serão três salas de conferências no Expo Barigüi, que receberão especialistas nacionais e internacionais das áreas pública e privada, assim como do terceiro setor, além de mais mostras paralelas. Eles trarão cases e provocarão debates sobre temas relacionados às smart cities, como planejamento urbano, mobilidade, governança, novas tecnologias e sustentabilidade. O valor do ingresso é de R$ 900 (até 31 de janeiro), R$ 1200 (entre os dias 1º de fevereiro e 20 de março) e R$ 1500 (durante os dias 28 de fevereiro e 1º de março).

Sobre o Smart City Expo Curitiba 

Essa será a segunda edição do evento chancelado pela FIRA Barcelona, consórcio público formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, e que é o organizador do Smart City Expo World Congress, maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, realizado anualmente em Barcelona.

O iCities, empresa curitibana especializada em soluções para smart cities, é a responsável pela organização do evento no Brasil, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba e Vale do Pinhão.

Sobre o iCities

O iCities foi fundado em 2011 com a visão de um cenário em que as cidades tenham um papel muito mais proativo no desenvolvimento da sociedade. Dentre os projetos de maior relevância da empresa estão a vinda e organização do maior congresso do tema de smart cities do mundo realizado em Barcelona para Curitiba – o Smart City Expo Curitiba -, o projeto de responsabilidade social iCities Kids, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, o Observatório Brasileiro de Cidades Inteligentes em São Francisco, na Califórnia (EUA), e a plataforma de diagnósticos para municípios, Smart Cities Brasil.

 

 

 

Por Renan Araújo – Talk Comunicação

Imagem: Michel Willian

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.